Carros voadores estão prestes a sair da pura ficção, e VW mostra interesse

Até poucos anos a ideia de carros voadores não passava de ficção científica. Mas uma vez que o ser humano explicitou a ideia, alguém vai querer colocá-la em prática. A China está fazendo exatamente isso, explorando a possibilidade de inventar um veículo voador para uso “doméstico”.

Notícias
3 semanas atrás
Carros voadores estão prestes a sair da pura ficção, e VW mostra interesse

O mais curioso nisso é que a Volkswagen manifestou seu interesse em se inserir nesse mercado. Num contexto onde a inovação tecnológica não pára, quem não ficar de olho nas novidades pode “perder o bonde”, como vimos acontecer com tecnologias mais simples nos carros recentemente.

Veículo elétrico apenas como um primeiro passo

Para quem pensou que os carros elétricos seriam a linha de chegada da tecnologia, está enganado. Na verdade, os veículos movidos a eletricidade são apenas o ponto de partida para algo muito maior. Depois disso, ainda veremos os carros com direção autônoma – não pense que isso está tão longe assim – para em seguida ver os carros se movendo na vertical.

Volkswagen um passo à frente

A Volkswagen é a maior fabricante de carros da Europa, e não é sem motivo. A marca procura estar sempre um passo à frente das demais montadoras, e temos visto alguns bons avanços tecnológicos, desde modelos de entrada até itens mais exclusivos.

Com a questão dos carros de direção autônoma e até a possível criação de carros voadores não poderia ser diferente. A empresa alemã já trabalha no desenvolvimento da direção autônoma há algum tempo, e recentemente anunciou seu interesse no mercado de futuros veículos voadores, manifestando o desejo de começar os estudos sobre a viabilidade desse tipo de tecnologia.

Em comunicado oficial declarou: “estamos investigando conceitos e parceiros em potencial em um estudo de viabilidade para identificar a possibilidade de industrializar essa abordagem”. A menção é referente à China, onde algumas pesquisas nesse sentido já começaram, e onde a demanda seria maior, ao menos num primeiro momento.

A China é, atualmente, o país com maior demanda de veículos do mundo, e onde está concentrado o maior número de clientes Volkswagen também em todo o mundo.

Foco em aumentar a oferta de veículos elétricos

Mas neste primeiro momento, o grande foco da empresa alemã é aumentar e viabilizar a oferta de veículos elétricos, o que a deixaria um passo à frente de outras montadoras. Por isso, têm investido muito em tecnologia para aumentar a produção e diminuir o custo final para o consumidor.

De 2020 para 2019 o aumento de produção de veículos elétricos da marca aumentou 3 vezes, um número muito significativo no espaço de apenas um ano. Também os veículos híbridos aumentaram cerca de 175% no mesmo período.

Grandes dificuldades pairam no ar

Claro que esse tipo de tecnologia de veículos voadores terão diante de si inúmeras dificuldades. Não existe, atualmente, a estrutura mínima necessária para essa forma de locomoção. Não existe também nenhuma regulação para esse gênero de transporte. Só isso já constitui uma enorme barreira.

Contudo, o primeiro passo para esse avanço é justamente viabilizar que o veículo seja capaz de tal façanha. Do contrário, não adianta investir em estrutura ou legislação para algo que nem sabemos se é possível.

Mas é claro que perguntas se põe. Como será a sinalização no céu? Qualquer pessoa será capaz de, literalmente, voar com o carro? Os carros voadores serão elétricos? Eles terão direção autônoma? Onde pousar e como decolar?

Enfim, todas essas questões – e muitas outras – só poderão ser respondidas num futuro de médio prazo. Por enquanto, apenas sabemos que algumas empresas, e entre elas a Volkswagen, já iniciaram estudos relativos a projetos dessa envergadura, e estão dispostas a investir em tecnologia para isso.

Inclusive, já foi feita uma primeira demonstração de carro voador em setembro de 2020 pela empresa japonesa Sky Drive Inc. Além da Volkswagen, a Uber e a Hyundai também já manifestaram seu interesse nesse tipo de tecnologia. O futuro está chegando!

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?