CEO da CATL afirma que estratégia de Elon Musk para baterias está fadada ao fracasso

Robin Zeng, da CATL, declarou que as células cilíndricas 4680 da Tesla não alcançarão sucesso devido a desafios técnicos e prazos irrealistas. Ele destacou a presença de baterias CATL em diversos veículos, incluindo os da Tesla, e apontou divergências sobre o desenvolvimento de tecnologias.
Publicado por Alan Corrêa em Negócios dia 18/11/2024

O CEO da CATL, Robin Zeng, expressou ceticismo sobre a aposta da Tesla nas células cilíndricas 4680, uma das principais inovações promovidas por Elon Musk. Em declaração à Reuters, Zeng afirmou que a tecnologia “vai falhar e nunca terá sucesso”, citando desafios técnicos e custos elevados como os principais obstáculos. Durante uma reunião com Musk na China, Zeng compartilhou suas preocupações, o que teria deixado o CEO da Tesla em silêncio.

Pontos Principais:

  • Robin Zeng, da CATL, criticou a viabilidade das células cilíndricas 4680 da Tesla.
  • Baterias LFP da CATL são amplamente usadas, incluindo em veículos da Tesla.
  • Relatório aponta desafios de custo e tecnologia para as células 4680.
  • Elon Musk é conhecido por estabelecer prazos agressivos em projetos.

A CATL, maior fabricante de baterias para veículos elétricos do mundo, tem se destacado pelo desenvolvimento de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP). Essas baterias, embora tenham menor autonomia em comparação às células cilíndricas da Tesla, são amplamente utilizadas devido ao custo-benefício. Modelos da Tesla fabricados na China e veículos da Ford, como o Mustang Mach-E e o F-150 Lightning, utilizam as baterias da CATL.

Robin Zeng, CEO da CATL, afirmou que as células cilíndricas 4680 da Tesla enfrentarão fracassos técnicos e econômicos. Ele destacou desafios de custo e eficiência na tecnologia desenvolvida pela Tesla.
Robin Zeng, CEO da CATL, afirmou que as células cilíndricas 4680 da Tesla enfrentarão fracassos técnicos e econômicos. Ele destacou desafios de custo e eficiência na tecnologia desenvolvida pela Tesla.

Zeng destacou que a Tesla anunciou recentemente a produção de 100 milhões de células 4680. No entanto, um relatório do The Information revelou que Musk impôs prazos apertados para sua equipe resolver problemas técnicos e financeiros relacionados à nova tecnologia, com uma meta de conclusão até o fim deste ano.

O CEO da CATL também comentou sobre o estilo de gestão de Musk, conhecido por pressionar equipes com prazos agressivos. Zeng relembrou um diálogo em que questionou o motivo por trás de metas tão curtas, ao que Musk respondeu que a intenção era motivar as pessoas a atingir resultados mais rapidamente.

Apesar das críticas, Zeng reconheceu as habilidades de Musk em áreas como software, chips e tecnologia mecânica, embora tenha enfatizado que o CEO da Tesla não possui profundo conhecimento sobre baterias. Essa limitação pode ser um fator complicador no desenvolvimento de inovações como as células 4680.

Em meio às polêmicas, a Tesla segue diversificando seus projetos, que incluem robotáxis e robôs humanóides. Entretanto, muitos desses empreendimentos enfrentam dificuldades para atender aos prazos estabelecidos.

As baterias desempenham um papel crucial na evolução dos veículos elétricos, e a concorrência no setor deve continuar a impulsionar inovações. Com diferentes estratégias e tecnologias, empresas como a CATL e a Tesla buscam liderar esse mercado em expansão.

Fonte: OlharDigital e Caltech.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) com foco em análises, lançamentos, testes e novidades do setor. Produzo conteúdo especializado e atualizado para o Carro.Blog.Br.