A decisão da Stellantis de retirar o motor HEMI V8 da linha de picapes Ram 1500 gerou um amplo debate no mercado automotivo. A substituição do motor icônico pelo Hurricane 6, um motor seis cilindros em linha de 3.0 litros turboalimentado, tem provocado reações diversas entre consumidores e especialistas. O CEO da Ram, Timothy Kuniskis, que assumiu a liderança da marca recentemente, posicionou-se sobre o tema, classificando a medida como contrária à preferência dos consumidores.
Pontos principais:
Durante entrevista à revista Road&Track, Kuniskis afirmou que a eliminação do HEMI V8 é vista por muitos como uma afronta a valores culturais e emocionais associados às caminhonetes americanas. Embora o Hurricane 6 apresente melhorias técnicas em desempenho, com 426 cavalos de potência e 64,8 kgfm de torque, o impacto emocional da ausência do V8 ainda é um ponto de discussão. O executivo destacou que o foco principal agora está na melhoria da produção antes de qualquer decisão sobre o retorno do motor.
As mudanças na linha Ram também coincidiram com uma queda significativa nas vendas da marca. Em 2024, a Ram registrou uma redução de 17% nas vendas anuais, com um total de 373.120 unidades comercializadas. Esse número representa uma queda em relação às 444.926 unidades vendidas no ano anterior. O modelo Ram 1500 perdeu sua posição como o terceiro veículo mais vendido nos Estados Unidos, sendo ultrapassado pelo Toyota RAV4.
Kuniskis atribuiu parte dessa queda a problemas de produção relacionados à nova arquitetura eletrônica e ao lançamento de modelos de entrada, que têm margens de lucro mais baixas. Ele também reconheceu que a ausência do HEMI V8 pode ter contribuído para o declínio, especialmente entre consumidores que valorizam a tradição e a liberdade de escolha no mercado automotivo. A Ram 2500 e 3500, no entanto, ainda oferecem o motor HEMI 6.4 em suas versões 2025.
Timothy Kuniskis, que já ocupou cargos de liderança em marcas da Stellantis como Dodge SRT, Jeep e Alfa Romeo, expressou que a retirada do HEMI V8 representou mais do que uma alteração técnica. Em suas palavras, a decisão foi vista como uma imposição aos consumidores, tirando deles a liberdade de escolha, algo que ele considera fundamental no mercado americano. Ele comparou a eliminação do motor à retirada de um símbolo nacional.
O executivo destacou que muitos consumidores continuam mencionando o HEMI como um elemento essencial da marca Ram. Segundo ele, o motor não é apenas uma questão de performance, mas de identidade emocional. Apesar das críticas, Kuniskis afirmou que a empresa está analisando todas as opções para atender às demandas dos consumidores, embora o foco atual esteja na resolução de problemas internos.
O motor HEMI V8 de 5.7 litros, anteriormente disponível na linha Ram 1500, era capaz de produzir 400 cavalos de potência. Em comparação, o novo Hurricane 6 entrega 426 cavalos de potência, representando um avanço em termos de eficiência e desempenho. A Stellantis decidiu pelo novo motor como parte de sua estratégia para atender a regulamentações ambientais e demandas de eficiência no mercado global.
Apesar da superioridade técnica do Hurricane 6, os consumidores fiéis à marca manifestaram preocupação com a falta do som e da sensação proporcionados pelo motor HEMI. A Ram 2500 e 3500 continuam oferecendo o motor HEMI de 6.4 litros como opção, o que mantém viva a presença do V8 na linha de caminhonetes da marca.
Kuniskis afirmou que o retorno do HEMI V8 à linha Ram 1500 dependerá do desempenho das vendas e de uma análise aprofundada sobre as necessidades do mercado. Ele reconheceu que a decisão inicial foi motivada por lógica técnica e financeira, mas admitiu que subestimou o apego emocional dos consumidores ao motor.
A Stellantis também enfrenta desafios relacionados a greves em suas fábricas, o que tem impactado a produção e a disponibilidade de modelos. O CEO ressaltou que, para avançar no segmento, a prioridade será resolver problemas internos, melhorar a produtividade e lançar versões de entrada que atendam às expectativas dos consumidores.
Fonte: Roadandtrack, Noticiasautomotivas, Motor1 e Noticias