A Chery, através de sua submarca Fulwin, focada em híbridos plug-in, registrou no Brasil o Fulwin T11, um SUV que chamou a atenção pela sua semelhança com o design da Range Rover, especialmente na parte frontal. O modelo, no entanto, não deve ser comercializado no Brasil, mesmo com o recente registro. O mercado automotivo chinês, conhecido por suas diversas parcerias e marcas, já trouxe a Chery ao Brasil em outras ocasiões, principalmente através da CAOA, que atualmente controla boa parte da operação da marca no país.
O Fulwin T11 é um SUV de grandes dimensões, com 5,15 metros de comprimento, 1,99 metros de largura e 1,80 metros de altura. Seu entre-eixos de 3,10 metros o posiciona acima do Tiggo 9, outro modelo de destaque da Chery. A motorização do T11 inclui um motor 1.5 turbo a gasolina, complementado por motores elétricos, o que garante tração nas quatro rodas e um desempenho significativo, com 156 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. Além disso, o SUV tem uma autonomia de mais de 200 km em modo totalmente elétrico, chegando a uma autonomia total de 1.400 km com o uso combinado de combustível e bateria.
O SUV se destaca pela sua tecnologia embarcada. Embora ainda não haja imagens oficiais do interior, informações indicam que o veículo terá uma tela integrada de 30 polegadas na parte frontal e uma tela de 17,3 polegadas para entretenimento dos passageiros da segunda fileira. As funcionalidades de conforto são também um ponto forte, com assentos de couro que possuem aquecimento, ventilação e massagem, além de serem controlados por comando de voz. Há ainda uma geladeira embutida, destacando o foco no conforto e praticidade para os ocupantes.
A submarca Fulwin, criada pela Chery em 2023, tem como objetivo focar em veículos híbridos plug-in, um segmento em crescimento no mercado chinês e internacional. Entretanto, mesmo com o registro do T11 no Brasil, suas chances de comercialização são baixas, já que a marca não faz parte da operação controlada pela CAOA, que é responsável por outros modelos da Chery no país, como o Tiggo. A estratégia da Chery com o Fulwin T11 parece ser mais focada em outros mercados, onde os SUVs de grande porte híbridos têm maior demanda.
O design do Fulwin T11 gerou polêmica na mídia chinesa por sua semelhança com os modelos da Range Rover, marca com a qual a Chery mantém uma parceria na China. A frente do veículo, em especial, reforça essa comparação, embora a Chery esteja posicionando o Fulwin como uma submarca independente e inovadora no campo dos híbridos.
Enquanto o T11 tem poucas chances de chegar ao Brasil, outras marcas do grupo Chery estão confirmadas para o mercado brasileiro. A Omoda e a Jaecoo, também ligadas à Chery, estão previstas para chegar ao país em 2025, com investimentos de R$ 200 milhões e a expectativa de inaugurar 50 concessionárias no Brasil. Ao contrário do Fulwin, essas marcas terão operação própria e independente, sem a participação da CAOA.
Fonte: Motor1.