Chevrolet Classic: entenda por que o sedan do Corsa continua popular entre os usados

O Chevrolet Classic, descontinuado em 2016, continua popular entre os carros usados no Brasil devido ao seu bom custo-benefício, manutenção acessível e robustez. Lançado em 2002, teve motores flex a partir de 2005 e um facelift em 2010. Seu motor 1.0 oferece até 77 cv e consumo econômico, tornando-o adequado para uso urbano. Problemas como desgaste da correia dentada e infiltração de água são recorrentes. No mercado de usados, seus preços variam de R$ 22 mil a R$ 36 mil. Alternativas como o Renault Logan oferecem mais espaço e segurança.
Publicado em Usados dia 18/09/2024 por Alan Corrêa

O Chevrolet Classic, mesmo após sair de linha em 2016, continua sendo uma escolha popular entre os carros usados no Brasil. Este sedã compacto oferece manutenção acessível, bom custo-benefício e é conhecido pela confiabilidade e robustez de seu motor.

História e evolução do Chevrolet Classic

Lançado em 2002 como uma versão do Corsa Classic, o Chevrolet Classic foi equipado inicialmente com motores 1.0 e 1.6, ambos a gasolina. Em 2003, foi introduzido o motor 1.0 VHC, que se destacou pelo desempenho e economia de combustível, embora o motor fosse considerado ruidoso. A versão flex foi lançada em 2005, e o modelo passou a oferecer mais potência, chegando a 78 cavalos no motor VHC E de 2009. O motor 1.6 foi descontinuado em 2006.

O Classic recebeu um facelift em 2010, trazendo faróis, lanternas e para-choques novos, alinhando seu design ao Chevrolet Sail, que era vendido no mercado chinês. O modelo passou a ser oferecido apenas na versão LS, com diversos pacotes de opcionais até sua última produção.

Vantagens do Chevrolet Classic

O Chevrolet Classic foi descontinuado em 2016, mas ainda é uma escolha popular no mercado de carros usados do Brasil. Seu custo-benefício atrai motoristas que buscam economia e robustez.
O Chevrolet Classic foi descontinuado em 2016, mas ainda é uma escolha popular no mercado de carros usados do Brasil. Seu custo-benefício atrai motoristas que buscam economia e robustez.

O Chevrolet Classic se destaca pela manutenção simples e barata. Seu motor, câmbio, suspensões e freios são amplamente conhecidos pelas oficinas brasileiras, o que facilita o processo de reparo e manutenção. Peças de reposição são encontradas com facilidade, mantendo os custos baixos.

Algumas versões, como a Life, vinham com recursos básicos, como ar quente e protetor de cárter. Já a versão Spirit oferecia direção hidráulica, enquanto a Super adicionava itens como vidros e travas elétricos, CD player e alarme. O modelo passou a ser equipado com airbags dianteiros e freios ABS a partir de 2013, mas esses itens eram opcionais em pacotes específicos.

Problemas comuns no Chevrolet Classic

Apesar de seu projeto antigo, o Chevrolet Classic oferece manutenção acessível e peças de reposição fáceis de encontrar. Esse fator garante sua presença constante entre os carros usados mais procurados.
Apesar de seu projeto antigo, o Chevrolet Classic oferece manutenção acessível e peças de reposição fáceis de encontrar. Esse fator garante sua presença constante entre os carros usados mais procurados.

Alguns problemas recorrentes no Chevrolet Classic incluem a correia dentada, que requer manutenção constante. O rompimento dessa peça pode causar graves danos ao motor. Além disso, nos modelos anteriores a 2009, o comando de válvulas apresentava desgaste excessivo, afetando o desempenho do motor.

Outro ponto de atenção é a infiltração de água, que pode ocorrer devido ao desgaste das borrachas de vedação das portas ou problemas com o sistema de ar-condicionado. Também é importante ficar atento ao aterramento inadequado, uma falha crônica da linha GM que pode causar problemas elétricos no veículo.

Mercado de usados

No mercado de usados, o Chevrolet Classic mantém valores atrativos. Modelos de 2010 podem ser encontrados por cerca de R$ 22.952, enquanto a versão LS de 2016 chega a custar até R$ 36.945. A variação de preços depende dos opcionais e do estado de conservação do veículo.

A versão LS com ar-condicionado é uma das mais procuradas, devido ao conforto adicional oferecido. O modelo Advantage também é uma opção interessante, com pacotes de itens de conforto e acabamento.

Opinião dos proprietários

Com motor flex, o Chevrolet Classic passou a entregar melhor desempenho e economia de combustível a partir de 2005. A versão LS de 2016 foi a última a ser produzida, com destaque para os pacotes opcionais.
Com motor flex, o Chevrolet Classic passou a entregar melhor desempenho e economia de combustível a partir de 2005. A versão LS de 2016 foi a última a ser produzida, com destaque para os pacotes opcionais.

Proprietários do Chevrolet Classic destacam a economia e a robustez do veículo. Muitos elogiam a simplicidade mecânica, o que facilita o uso diário e as viagens em estrada. No entanto, há relatos de problemas crônicos, como a queda de desempenho e falhas no sistema de aterramento, que podem causar panes elétricas.

Para quem busca um sedã usado com bom custo-benefício, o Classic é uma opção viável, especialmente para uso urbano. Porém, é importante levar em consideração os eventuais problemas e realizar uma avaliação detalhada antes da compra.

Preços aproximados do Chevrolet Classic

  • 2005 – Preço Aproximado: R$ 16 mil
  • 2006 – Preço Aproximado: R$ 18 mil
  • 2007 – Preço Aproximado: R$ 19 mil
  • 2010 – Preço Aproximado: R$ 20 mil
  • 2011 – Preço Aproximado: R$ 22 mil
  • 2012 – Preço Aproximado: R$ 25 mil
  • 2013 – Preço Aproximado: R$ 27 mil
  • 2014 – Preço Aproximado: R$ 29 mil
  • 2015 – Preço Aproximado: R$ 32 mil
  • 2016 – Preço Aproximado: R$ 35 mil

Desempenho, motor e potência

O veículo tem motor 1.0 dianteiro, aspiração natural, com 77 cv (álcool) e 76 cv (gasolina), torque de 9,7 kgfm (álcool) e 9,5 kgfm (gasolina), 0 a 100 km/h em 13,6 segundos.
O veículo tem motor 1.0 dianteiro, aspiração natural, com 77 cv (álcool) e 76 cv (gasolina), torque de 9,7 kgfm (álcool) e 9,5 kgfm (gasolina), 0 a 100 km/h em 13,6 segundos.

O veículo conta com um motor dianteiro de aspiração natural, instalado de forma transversal e alimentado por um sistema de injeção multiponto. Esse motor possui 4 cilindros dispostos em linha, com comando de válvulas único no cabeçote e acionamento por correia dentada. Cada cilindro tem uma cilindrada unitária de 250 cm³, resultando em um deslocamento total de 999 cm³.

A potência máxima é de 77 cavalos quando abastecido com álcool e 76 cavalos com gasolina, ambos a 6.400 rotações por minuto. O torque máximo é de 9,7 kgfm (álcool) e 9,5 kgfm (gasolina), alcançado a 5.200 rpm. A razão de compressão do motor é de 12,6:1, com um curso do pistão de 62,9 mm e diâmetro do cilindro de 71,1 mm.

Em termos de desempenho, o veículo atinge uma velocidade máxima de 166 km/h, e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,6 segundos. A plataforma utilizada é a GM4200, com tração dianteira e uma transmissão manual de 5 marchas, acoplada a uma embreagem monodisco a seco.

Consumo e autonomia

O consumo de combustível deste modelo é um ponto importante a ser considerado, especialmente para quem busca economia. No ciclo urbano, ele oferece 7,3 km/l quando abastecido com álcool e 10,8 km/l com gasolina. No rodoviário, os números são um pouco melhores: 8,6 km/l com álcool e 12,5 km/l com gasolina.

Esses números refletem diretamente na autonomia do veículo. Com um tanque de combustível de 54 litros, a autonomia urbana é de aproximadamente 394 km com álcool e 583 km com gasolina. Já em estradas, a autonomia chega a 464 km com álcool e impressionantes 675 km com gasolina, demonstrando sua eficiência em viagens mais longas.

Interior

A tração é dianteira, com câmbio manual de 5 marchas, e acoplamento por embreagem monodisco a seco, garantindo eficiência no uso diário.
A tração é dianteira, com câmbio manual de 5 marchas, e acoplamento por embreagem monodisco a seco, garantindo eficiência no uso diário.

O interior do veículo é compacto, mas projetado para acomodar até 5 ocupantes de maneira funcional. Ele conta com um espaço razoável no porta-malas, com capacidade de 390 litros, ideal para pequenas viagens ou uso diário na cidade.

O veículo acomoda 5 passageiros, com porta-malas de 390 litros, carga útil de 440 kg. Dimensões: 4152 mm de comprimento, 1608 mm de largura e 1436 mm de altura.
O veículo acomoda 5 passageiros, com porta-malas de 390 litros, carga útil de 440 kg. Dimensões: 4152 mm de comprimento, 1608 mm de largura e 1436 mm de altura.

O espaço interno oferece bom conforto para os ocupantes da frente, com recursos como ar-condicionado de zona única e ar quente. Além disso, o modelo tem controle elétrico opcional dos vidros dianteiros, adicionando um toque extra de conveniência. A carga útil do veículo é de 440 kg, o que o torna adequado para o transporte de bagagens e ocupantes, sem comprometer o desempenho.

Medidas

As dimensões gerais do veículo mostram que ele é um sedan compacto, com comprimento de 4.152 mm, largura de 1.608 mm e altura de 1.436 mm. A distância entre-eixos é de 2.443 mm, enquanto a bitola dianteira e traseira são bastante próximas, com 1.387 mm na frente e 1.388 mm na traseira, garantindo boa estabilidade em curvas.

O modelo pesa 905 kg e tem uma altura mínima do solo de 137 mm, o que proporciona um bom equilíbrio entre conforto e desempenho em diferentes condições de estrada.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira utiliza um eixo de torção, também com molas helicoidais, garantindo uma condução estável e confortável. O sistema de freios é composto por discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, o que é adequado para o porte do carro.

A direção não conta com assistência, mas oferece um diâmetro de giro de 9,8 metros, facilitando manobras em áreas urbanas. Os pneus são de tamanho 165/70 R13, tanto na dianteira quanto na traseira, com uma altura de flanco de 116 mm, garantindo boa aderência e conforto na condução.

Ficha Técnica do Chevrolet Classic LS 1.0 2016

A suspensão dianteira é independente McPherson, traseira com eixo de torção. Freios a disco sólido na frente, tambor atrás, pneus 165/70 R13.
A suspensão dianteira é independente McPherson, traseira com eixo de torção. Freios a disco sólido na frente, tambor atrás, pneus 165/70 R13.

Geral

  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Sedã
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Plataforma: GM4200

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 71,1 mm
  • Razão de compressão: 12,6:1
  • Curso do pistão: 62,9 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 77 cv (A) e 76 cv (G) a 6.400 rpm
  • Torque máximo: 9,7 kgfm (A) e 9,5 kgfm (G) a 5.200 rpm
  • Peso/potência: 11,60 kg/cv
  • Torque específico: 9,7 kgfm/litro
  • Peso/torque: 93,3 kg/kgfm
  • Potência específica: 78,1 cv/litro
  • Rotação máxima: 6.800 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: F17 Minus HR
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Freios dianteiros: Disco sólido
  • Freios traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 9,8 m

Pneus

  • Pneus dianteiros: 165/70 R13
  • Pneus traseiros: 165/70 R13
  • Altura do flanco: 116 mm

Dimensões

  • Comprimento: 4.152 mm
  • Largura: 1.608 mm
  • Distância entre-eixos: 2.443 mm
  • Altura: 1.436 mm
  • Bitola dianteira: 1.387 mm
  • Bitola traseira: 1.388 mm
  • Porta-malas: 390 litros
  • Tanque de combustível: 54 litros
  • Carga útil: 440 kg
  • Altura mínima do solo: 137 mm
  • Peso: 905 kg

Desempenho

  • Velocidade máxima: 166 km/h
  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,6 segundos

Consumo

  • Consumo urbano: 7,3 km/l (A) e 10,8 km/l (G)
  • Consumo rodoviário: 8,6 km/l (A) e 12,5 km/l (G)

Autonomia

  • Autonomia urbana: 394 km (A) e 583 km (G)
  • Autonomia rodoviária: 464 km (A) e 675 km (G)

Equipamentos do Chevrolet Classic LS 1.0 2016

Equipamentos de segurança incluem ABS e airbags frontais. Conforto com ar-condicionado e direção assistida. Entretenimento com conta-giros e termômetro do líquido de arrefecimento.
Equipamentos de segurança incluem ABS e airbags frontais. Conforto com ar-condicionado e direção assistida. Entretenimento com conta-giros e termômetro do líquido de arrefecimento.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Alarme antifurto perimétrico (opcional)
  • Travamento central das portas (opcional)
  • Desembaçador do vidro traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros (opcional)

Entretenimento

  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento

Alternativa: Renault Logan

A Renault adicionou controle eletrônico de estabilidade (ESP) ao Logan para atender às exigências de segurança. O modelo continua em produção, mesmo sem uma nova geração prevista no Brasil.
A Renault adicionou controle eletrônico de estabilidade (ESP) ao Logan para atender às exigências de segurança. O modelo continua em produção, mesmo sem uma nova geração prevista no Brasil.

O Renault Logan surge como uma alternativa ao Chevrolet Classic, especialmente para quem busca um sedã mais moderno e com maior espaço interno. Com um entre-eixos de 2,63 metros, o Logan oferece mais conforto para os passageiros, principalmente em viagens mais longas. O porta-malas de 510 litros também é um diferencial, superando os 390 litros do Classic, o que faz do Logan uma escolha interessante para famílias maiores ou para quem precisa de mais espaço de carga.

Além do espaço, o Renault Logan também apresenta um projeto mais recente, o que se reflete em melhorias na segurança e na ergonomia. Equipado com um motor 1.0 de 16 válvulas, o Logan entrega um desempenho adequado tanto para o uso urbano quanto em viagens rodoviárias. Apesar de não ser um carro de alta performance, ele consegue manter um bom embalo na estrada, proporcionando uma experiência de condução estável e confiável.

O custo de manutenção do Logan tende a ser um pouco mais elevado que o do Classic, mas o conforto adicional e a segurança oferecidos pelo projeto mais moderno podem justificar o investimento extra. Para quem busca um sedã usado com bom custo-benefício, o Renault Logan é uma opção viável e oferece uma experiência mais atualizada em comparação ao Classic.

Fonte: Wikipedia, Chevrolet, OLX e Webmotors.