Chevrolet Classic: entenda por que o sedan do Corsa continua popular entre os usados

O Chevrolet Classic, descontinuado em 2016, continua popular entre os carros usados no Brasil devido ao seu bom custo-benefício, manutenção acessível e robustez. Lançado em 2002, teve motores flex a partir de 2005 e um facelift em 2010. Seu motor 1.0 oferece até 77 cv e consumo econômico, tornando-o adequado para uso urbano. Problemas como desgaste da correia dentada e infiltração de água são recorrentes. No mercado de usados, seus preços variam de R$ 22 mil a R$ 36 mil. Alternativas como o Renault Logan oferecem mais espaço e segurança.
Publicado em Usados dia 18/09/2024 por Alan Corrêa

O Chevrolet Classic, mesmo após sair de linha em 2016, continua sendo uma escolha popular entre os carros usados no Brasil. Este sedã compacto oferece manutenção acessível, bom custo-benefício e é conhecido pela confiabilidade e robustez de seu motor.

História e evolução do Chevrolet Classic

Lançado em 2002 como uma versão do Corsa Classic, o Chevrolet Classic foi equipado inicialmente com motores 1.0 e 1.6, ambos a gasolina. Em 2003, foi introduzido o motor 1.0 VHC, que se destacou pelo desempenho e economia de combustível, embora o motor fosse considerado ruidoso. A versão flex foi lançada em 2005, e o modelo passou a oferecer mais potência, chegando a 78 cavalos no motor VHC E de 2009. O motor 1.6 foi descontinuado em 2006.

O Classic recebeu um facelift em 2010, trazendo faróis, lanternas e para-choques novos, alinhando seu design ao Chevrolet Sail, que era vendido no mercado chinês. O modelo passou a ser oferecido apenas na versão LS, com diversos pacotes de opcionais até sua última produção.

Vantagens do Chevrolet Classic

O Chevrolet Classic se destaca pela manutenção simples e barata. Seu motor, câmbio, suspensões e freios são amplamente conhecidos pelas oficinas brasileiras, o que facilita o processo de reparo e manutenção. Peças de reposição são encontradas com facilidade, mantendo os custos baixos.

Algumas versões, como a Life, vinham com recursos básicos, como ar quente e protetor de cárter. Já a versão Spirit oferecia direção hidráulica, enquanto a Super adicionava itens como vidros e travas elétricos, CD player e alarme. O modelo passou a ser equipado com airbags dianteiros e freios ABS a partir de 2013, mas esses itens eram opcionais em pacotes específicos.

Problemas comuns no Chevrolet Classic

Alguns problemas recorrentes no Chevrolet Classic incluem a correia dentada, que requer manutenção constante. O rompimento dessa peça pode causar graves danos ao motor. Além disso, nos modelos anteriores a 2009, o comando de válvulas apresentava desgaste excessivo, afetando o desempenho do motor.

Outro ponto de atenção é a infiltração de água, que pode ocorrer devido ao desgaste das borrachas de vedação das portas ou problemas com o sistema de ar-condicionado. Também é importante ficar atento ao aterramento inadequado, uma falha crônica da linha GM que pode causar problemas elétricos no veículo.

Mercado de usados

No mercado de usados, o Chevrolet Classic mantém valores atrativos. Modelos de 2010 podem ser encontrados por cerca de R$ 22.952, enquanto a versão LS de 2016 chega a custar até R$ 36.945. A variação de preços depende dos opcionais e do estado de conservação do veículo.

A versão LS com ar-condicionado é uma das mais procuradas, devido ao conforto adicional oferecido. O modelo Advantage também é uma opção interessante, com pacotes de itens de conforto e acabamento.

Opinião dos proprietários

Proprietários do Chevrolet Classic destacam a economia e a robustez do veículo. Muitos elogiam a simplicidade mecânica, o que facilita o uso diário e as viagens em estrada. No entanto, há relatos de problemas crônicos, como a queda de desempenho e falhas no sistema de aterramento, que podem causar panes elétricas.

Para quem busca um sedã usado com bom custo-benefício, o Classic é uma opção viável, especialmente para uso urbano. Porém, é importante levar em consideração os eventuais problemas e realizar uma avaliação detalhada antes da compra.

Preços aproximados do Chevrolet Classic

Desempenho, motor e potência

O veículo conta com um motor dianteiro de aspiração natural, instalado de forma transversal e alimentado por um sistema de injeção multiponto. Esse motor possui 4 cilindros dispostos em linha, com comando de válvulas único no cabeçote e acionamento por correia dentada. Cada cilindro tem uma cilindrada unitária de 250 cm³, resultando em um deslocamento total de 999 cm³.

A potência máxima é de 77 cavalos quando abastecido com álcool e 76 cavalos com gasolina, ambos a 6.400 rotações por minuto. O torque máximo é de 9,7 kgfm (álcool) e 9,5 kgfm (gasolina), alcançado a 5.200 rpm. A razão de compressão do motor é de 12,6:1, com um curso do pistão de 62,9 mm e diâmetro do cilindro de 71,1 mm.

Em termos de desempenho, o veículo atinge uma velocidade máxima de 166 km/h, e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,6 segundos. A plataforma utilizada é a GM4200, com tração dianteira e uma transmissão manual de 5 marchas, acoplada a uma embreagem monodisco a seco.

Consumo e autonomia

O consumo de combustível deste modelo é um ponto importante a ser considerado, especialmente para quem busca economia. No ciclo urbano, ele oferece 7,3 km/l quando abastecido com álcool e 10,8 km/l com gasolina. No rodoviário, os números são um pouco melhores: 8,6 km/l com álcool e 12,5 km/l com gasolina.

Esses números refletem diretamente na autonomia do veículo. Com um tanque de combustível de 54 litros, a autonomia urbana é de aproximadamente 394 km com álcool e 583 km com gasolina. Já em estradas, a autonomia chega a 464 km com álcool e impressionantes 675 km com gasolina, demonstrando sua eficiência em viagens mais longas.

Interior

O interior do veículo é compacto, mas projetado para acomodar até 5 ocupantes de maneira funcional. Ele conta com um espaço razoável no porta-malas, com capacidade de 390 litros, ideal para pequenas viagens ou uso diário na cidade.

O espaço interno oferece bom conforto para os ocupantes da frente, com recursos como ar-condicionado de zona única e ar quente. Além disso, o modelo tem controle elétrico opcional dos vidros dianteiros, adicionando um toque extra de conveniência. A carga útil do veículo é de 440 kg, o que o torna adequado para o transporte de bagagens e ocupantes, sem comprometer o desempenho.

Medidas

As dimensões gerais do veículo mostram que ele é um sedan compacto, com comprimento de 4.152 mm, largura de 1.608 mm e altura de 1.436 mm. A distância entre-eixos é de 2.443 mm, enquanto a bitola dianteira e traseira são bastante próximas, com 1.387 mm na frente e 1.388 mm na traseira, garantindo boa estabilidade em curvas.

O modelo pesa 905 kg e tem uma altura mínima do solo de 137 mm, o que proporciona um bom equilíbrio entre conforto e desempenho em diferentes condições de estrada.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira utiliza um eixo de torção, também com molas helicoidais, garantindo uma condução estável e confortável. O sistema de freios é composto por discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, o que é adequado para o porte do carro.

A direção não conta com assistência, mas oferece um diâmetro de giro de 9,8 metros, facilitando manobras em áreas urbanas. Os pneus são de tamanho 165/70 R13, tanto na dianteira quanto na traseira, com uma altura de flanco de 116 mm, garantindo boa aderência e conforto na condução.

Ficha Técnica do Chevrolet Classic LS 1.0 2016

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Chevrolet Classic LS 1.0 2016

Segurança

Conforto

Entretenimento

Alternativa: Renault Logan

O Renault Logan surge como uma alternativa ao Chevrolet Classic, especialmente para quem busca um sedã mais moderno e com maior espaço interno. Com um entre-eixos de 2,63 metros, o Logan oferece mais conforto para os passageiros, principalmente em viagens mais longas. O porta-malas de 510 litros também é um diferencial, superando os 390 litros do Classic, o que faz do Logan uma escolha interessante para famílias maiores ou para quem precisa de mais espaço de carga.

Além do espaço, o Renault Logan também apresenta um projeto mais recente, o que se reflete em melhorias na segurança e na ergonomia. Equipado com um motor 1.0 de 16 válvulas, o Logan entrega um desempenho adequado tanto para o uso urbano quanto em viagens rodoviárias. Apesar de não ser um carro de alta performance, ele consegue manter um bom embalo na estrada, proporcionando uma experiência de condução estável e confiável.

O custo de manutenção do Logan tende a ser um pouco mais elevado que o do Classic, mas o conforto adicional e a segurança oferecidos pelo projeto mais moderno podem justificar o investimento extra. Para quem busca um sedã usado com bom custo-benefício, o Renault Logan é uma opção viável e oferece uma experiência mais atualizada em comparação ao Classic.

Fonte: Wikipedia, Chevrolet, OLX e Webmotors.