O Chevrolet Corsa Maxx 1.4 2012 é um modelo que atrai consumidores em busca de um carro compacto, econômico e confiável para o uso urbano e viagens curtas. Com um motor 1.4 Econoflex, ele oferece um bom equilíbrio entre desempenho e consumo de combustível, sendo ideal para trajetos diários e rotinas movimentadas. Seu custo de manutenção acessível e peças facilmente encontradas no mercado tornam o modelo atrativo para quem deseja economia no dia a dia.
Pontos Principais:
Por outro lado, há aspectos que merecem atenção. O design, já considerado simples para sua época, pode não agradar quem busca um carro mais moderno. O espaço interno é limitado, especialmente no banco traseiro, o que o torna menos indicado para famílias maiores ou para quem precisa de um porta-malas espaçoso. Entre os defeitos mais relatados estão desgastes no sistema de suspensão, problemas no ar-condicionado e ruídos na cabine com o passar do tempo. Esses fatores devem ser avaliados cuidadosamente ao considerar uma compra.
Antes de adquirir um Corsa Maxx 1.4 2012 usado, é essencial verificar o histórico de manutenção do veículo, priorizando exemplares com revisões realizadas em concessionárias ou oficinas de confiança. Teste o funcionamento de itens como ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos, que podem apresentar desgastes. Além disso, faça uma inspeção detalhada na suspensão e no sistema de freios, que costumam ser áreas críticas em veículos dessa idade. Com atenção a esses detalhes, o Corsa pode se mostrar uma escolha econômica e funcional para quem precisa de um carro usado confiável.
O veículo apresenta um desempenho eficiente com velocidade máxima de 180 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos. Conta com tração dianteira e transmissão manual de 5 marchas, identificada pelo código f15-5 wr, com acoplamento de embreagem monodisco a seco.
O motor está instalado na parte dianteira, com aspiração natural e disposição transversal. A alimentação ocorre por injeção multiponto, e o motor possui 4 cilindros em linha, com comando único no cabeçote acionado por correia dentada e tuchos hidráulicos.
A cilindrada total é de 1389 cm³, com deslocamento unitário de 347 cm³. A potência máxima alcança 105 cv (álcool) ou 99 cv (gasolina) a 6000 rpm, com torque máximo de 13,4 kgfm (álcool) ou 13,2 kgfm (gasolina) a 2800 rpm. O motor utiliza óleo de viscosidade 5w-30.
A relação de compressão é de 12,4:1, enquanto o curso do pistão é de 73,4 mm, com diâmetro do cilindro de 77,6 mm. A potência específica é de 75,6 cv/litro, e o torque específico chega a 9,6 kgfm/litro.
A plataforma utilizada é a gm4300, garantindo boa rigidez estrutural e estabilidade.
O consumo urbano é de 6,7 km/l (álcool) e 10,2 km/l (gasolina). Em trajetos rodoviários, o veículo alcança 8,3 km/l (álcool) e 12,8 km/l (gasolina).
A autonomia urbana é de 295 km (álcool) e 449 km (gasolina). Na estrada, a autonomia atinge 365 km (álcool) e 563 km (gasolina), considerando o tanque com capacidade de 44 litros.
O interior acomoda até cinco ocupantes e oferece um espaço prático e funcional. O porta-malas possui capacidade para 260 litros, atendendo bem às necessidades de um veículo compacto.
Os bancos traseiros são bipartidos e rebatíveis, ampliando a flexibilidade no transporte de cargas. O banco do motorista conta com ajuste de altura, e o porta-malas é equipado com iluminação, assim como o porta-luvas.
A suspensão dianteira é independente, tipo mcpherson, com molas helicoidais como elemento elástico. A traseira utiliza eixo de torção também com molas helicoidais.
Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros utilizam tambor. A direção possui assistência hidráulica, com um diâmetro de giro de 10,8 metros.
Os pneus possuem medidas 175/65 r14, com estepe de mesma especificação. A altura mínima do solo é de 130 mm, ideal para superar obstáculos urbanos.
O veículo tem 3833 mm de comprimento, 1646 mm de largura e 1432 mm de altura, com distância entre-eixos de 2491 mm. A carga útil é de 460 kg, e o peso total é de 1029 kg.