Chevrolet Cruze Premier 1.4 Turbo 2023 usado: conforto e sofisticação que exigem atenção; confira fotos, ficha técnica e preço

Ao buscar um sedã confortável e bem equipado, muitos voltam os olhos ao Cruze Premier usado. Com motor turbo e pacote tecnológico robusto, ele entrega suavidade, mas exige atenção com sensores e suspensão. A chave está em checar histórico e dirigir antes de fechar negócio.
Publicado em Usados dia 30/03/2025 por Alan Corrêa

Comprar um Chevrolet Cruze Premier 1.4 Turbo 2023 usado pode ser uma escolha estratégica para quem busca um sedã médio com vocação urbana, rodoviária e executiva. Equipado com motor turbo de 153 cv, transmissão automática de seis marchas e diversos assistentes eletrônicos, o modelo é indicado para quem valoriza uma condução suave, tecnologia embarcada e bom isolamento acústico. Sua proposta combina conforto em viagens com um pacote completo de conectividade, incluindo Wi-Fi, carregador por indução e central multimídia eficiente.

Pontos Principais:

  • Indicado para uso urbano, rodoviário e familiar com conforto.
  • Destaque para tecnologia embarcada e bom acabamento interno.
  • Principais falhas estão em sensores e desgaste da suspensão.
  • Teste de rodagem e histórico de manutenção são fundamentais.

Entre os pontos positivos estão o acabamento interno de qualidade, os bancos em couro, a boa estabilidade e os recursos de segurança ativa como alerta de ponto cego e frenagem autônoma. Por outro lado, há registros recorrentes de falhas nos sensores de estacionamento, desgaste precoce de suspensão dianteira e problemas pontuais em módulos eletrônicos, especialmente em unidades com manutenção negligenciada. O comportamento dinâmico é estável, mas o custo de reparo pode ser alto se peças específicas precisarem de substituição fora da garantia.

O Chevrolet Cruze Premier usado atende quem busca conforto, bom desempenho e tecnologia para uso urbano e viagens, com espaço interno adequado e visual executivo discreto.

Antes de comprar, o ideal é verificar se todas as revisões foram feitas em concessionária, se há registros de atualizações de software e checar o funcionamento de sistemas como a câmera de ré, o alerta de faixa e o Wi-Fi interno. Um teste de rodagem atento ao barulho na suspensão dianteira ajuda a identificar possíveis desgastes. Dê preferência a modelos com histórico completo e sem sinais de adaptação elétrica. A compra em lojas com garantia ou de proprietários cuidadosos pode fazer toda a diferença na experiência com o sedã.

Desempenho, motor e potência

Motor 1.4 turbo flex com até 153 cv. Vai de 0 a 100 km/h em 9 s e alcança 214 km/h de velocidade máxima. Usa etanol ou gasolina, com torque de até 24,5 kgfm.

O modelo utiliza a plataforma D2XX, com tração dianteira e motor dianteiro instalado em posição transversal. O propulsor é um 1.4 turbo com quatro cilindros em linha, equipado com injeção direta de combustível e turbocompressor. O comando de válvulas é duplo no cabeçote com variação na admissão e no escape, além de tuchos hidráulicos.

A potência máxima é de 150 cv com gasolina e 153 cv com etanol, ambos a 5.200 rpm. O torque é de 24 kgfm com gasolina e 24,5 kgfm com etanol, disponíveis já a 2.000 rpm. A rotação máxima do motor atinge 6.500 rpm. A potência específica chega a 109,4 cv/litro e o torque específico, a 17,5 kgfm/litro.

A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9 segundos e a velocidade máxima é de 214 km/h. O câmbio automático de seis marchas (código GF6) utiliza conversor de torque para acoplamento. A relação peso/potência é de 8,63 kg/cv, enquanto a relação peso/torque é de 53,9 kg/kgfm.

Consumo e autonomia

Tanque de 52 litros. Consumo de até 13,9 km/l (G) e 9,7 km/l (E). Autonomia máxima de 723 km (G) e 504 km (E) na estrada. Bons números para um sedã médio.

O consumo urbano com etanol é de 7,1 km/l e o rodoviário alcança 9,7 km/l. Quando abastecido com gasolina, os números sobem para 10,5 km/l em ambiente urbano e 13,9 km/l em condições rodoviárias.

A autonomia urbana com etanol é de 369 km, enquanto na estrada chega a 504 km. Com gasolina, a autonomia urbana sobe para 546 km, atingindo até 723 km no uso rodoviário. O tanque de combustível tem capacidade para 52 litros.

Esses dados refletem um bom equilíbrio entre desempenho e eficiência, considerando o porte do veículo e a proposta de uso. O sistema de injeção direta, aliado ao turbo, contribui para manter bons números mesmo com motor de pequena cilindrada.

Interior

Câmbio automático de 6 marchas, tração dianteira e direção elétrica. A condução é suave, com respostas rápidas e estabilidade nas retomadas.

O modelo tem cinco lugares e quatro portas, com bancos revestidos em couro e ajuste elétrico para o motorista. O volante multifuncional tem ajuste de altura e profundidade, e há apoio de braço tanto na frente quanto atrás. O câmbio automático está bem posicionado e o console abriga comandos intuitivos para o motorista.

Cabine espaçosa com bancos de couro, ajuste elétrico e 6 airbags. Ideal para famílias que buscam segurança, conforto e boa tecnologia embarcada.

Entre os equipamentos de conforto, estão o ar-condicionado automático com uma zona, ar quente, direção elétrica e retrovisores externos com ajustes e rebatimento elétricos. O retrovisor interno é fotocrômico e há ainda faróis com acendimento automático e limpadores de para-brisa com sensor de chuva.

Porta-malas de 440 litros com bom acesso e capacidade para bagagens de viagem. A carga útil é de 450 kg, adequada para o uso diário e familiar.

No quesito conectividade, há central multimídia com GPS, espelhamento de celular, roteador Wi-Fi, comandos por aplicativo e carregador de celular por indução. Também estão presentes rádio, conexão USB, Bluetooth, tomada 12V, computador de bordo e termômetro do líquido de arrefecimento. O porta-malas tem capacidade para 440 litros e a carga útil é de 450 kg.

Medidas

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com molas helicoidais, enquanto a traseira adota eixo de torção com molas helicoidais. Os freios são a disco ventilado na dianteira e a disco sólido na traseira. A direção tem assistência elétrica e o diâmetro de giro é de 10,9 metros.

As rodas são de liga leve com pneus 215/50 R17, tanto na dianteira quanto na traseira. A altura do flanco é de 108 mm. O estepe tem medidas 115/70 R16, mantendo a segurança em caso de emergência.

O comprimento total é de 4.665 mm, com largura de 1.807 mm, distância entre-eixos de 2.700 mm e altura de 1.484 mm. A área frontal é de 2,28 m² e o coeficiente aerodinâmico (Cx) é de 0,30. A área frontal corrigida é de 0,684 m². O peso total é de 1.321 kg.

Preços aproximados do Chevrolet Cruze 2023

Ficha Técnica do Chevrolet Cruze Premier 1.4 Turbo 2023

Pontos negativos: desgaste precoce da suspensão dianteira, falhas em sensores de estacionamento, custo de manutenção elevado e eletrônica que exige histórico de revisões atualizado.

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Aerodinâmica

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Chevrolet Cruze Premier 1.4 Turbo 2023

Antes de comprar o Cruze Premier usado, verifique histórico de manutenção, funcionamento da eletrônica embarcada, estado da suspensão e ruídos internos durante o teste de rodagem.

Segurança

Conforto

Infotenimento

Fonte: Webmotors, Mobiauto, Motor1, OLX, QuatroRodas, AutoEsporte e Motorshow.