Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com tração integral e autonomia de 443 km

O Chevrolet Equinox EV será lançado em outubro de 2024 no Brasil, com dois motores elétricos, tração integral eAWD e autonomia de 443 km. Equipado com bateria de 85 kWh, oferece recarga rápida e diversas tecnologias, como o modo One Pedal, frenagem autônoma e conectividade com Google integrado. Posicionado abaixo do Blazer EV, promete ser uma opção mais acessível no portfólio de SUVs elétricos da Chevrolet.
Publicado em Chevrolet dia 2/10/2024 por Alan Corrêa

A Chevrolet está pronta para expandir sua linha de veículos elétricos no Brasil com o lançamento do Equinox EV em outubro de 2024. O SUV chegará ao mercado em uma versão com dois motores e propulsão de tração integral, trazendo novas tecnologias de segurança e dirigibilidade. Este modelo é o segundo baseado na plataforma Ultium, seguindo a mesma linha de eletrificação da marca com o Blazer EV.

Dois motores e tração integral eAWD

O Equinox EV será equipado com dois motores elétricos, sendo o principal na dianteira e um motor auxiliar nas rodas traseiras, o que proporcionará tração integral eAWD. Esses dois motores juntos gerarão 292 cavalos de potência e um torque de 47,8 kgfm. A combinação visa oferecer maior controle e estabilidade em diferentes tipos de terreno e condições de condução.

Com a tração integral eAWD, a promessa é de melhor desempenho e uma experiência de condução mais eficiente, especialmente em situações onde a tração nas quatro rodas se faz necessária, como em terrenos escorregadios ou em situações de maior demanda por potência.

Autonomia e recarga do Equinox EV

O novo Equinox EV terá uma autonomia de 443 km, conforme dados divulgados pelo Inmetro, o que o torna uma opção viável para longas distâncias, como entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A bateria de 85 kWh, que equipa o modelo também no mercado norte-americano, está na base desse desempenho.

Outro destaque do Equinox EV é a rapidez no tempo de recarga. O modelo poderá ser recarregado em corrente alternada com uma potência de até 11,5 kW, o que adiciona cerca de 58 km de autonomia por hora de carga. Para quem precisa de um carregamento mais rápido, o veículo oferece a opção de carregamento rápido em corrente contínua de até 150 kW, que permite adicionar até 124 km de autonomia em apenas 10 minutos.

Tecnologias de condução e conectividade

O Equinox EV trará uma série de tecnologias avançadas para melhorar a experiência de condução. Entre elas está o modo de condução One Pedal, que permite ao motorista acelerar e desacelerar usando apenas o pedal do acelerador, oferecendo dois níveis de intensidade ajustáveis e uma aleta para regeneração de energia durante frenagens. O modelo também conta com frenagem autônoma, tanto para situações de emergência quanto para manobras em marcha à ré.

No quesito conectividade, o Equinox EV será equipado com uma central multimídia de 17,7 polegadas e uma tela de instrumentos digital de 11 polegadas. A integração com o Google será outro diferencial, oferecendo navegação específica para veículos elétricos, além de sistemas como Wi-Fi integrado e o assistente OnStar, que já é comum em outros modelos da marca.

Conforto e recursos internos

O Equinox EV contará com um conjunto de equipamentos que reforçam o conforto dos ocupantes. Entre eles estão os bancos dianteiros e o volante com aquecimento, ideais para dias frios, e o sistema de climatização automática da cabine. Além disso, o banco do motorista terá ajuste elétrico de 8 vias, permitindo maior personalização para diferentes perfis de condutores.

O SUV também trará um rack de teto e espelhos laterais aquecidos, complementando os itens de conveniência. Outro destaque é o controle de cruzeiro adaptativo, que ajusta automaticamente a velocidade do veículo em relação ao tráfego à frente.

Posicionamento e eletrificação da Chevrolet

O Equinox EV é parte da estratégia de eletrificação da General Motors para a região, que já incluiu o lançamento do Blazer EV no Brasil. O novo modelo, no entanto, será posicionado abaixo do Blazer EV, que está sendo comercializado por R$ 479.000, tornando o Equinox EV uma opção mais acessível no portfólio de veículos elétricos da Chevrolet.

A montagem do Equinox EV começou em fevereiro no México, e o modelo já começou a ser entregue aos primeiros clientes nos Estados Unidos. Com a descontinuação do Bolt EUV, o Equinox EV se tornou o modelo elétrico de entrada da GM, sendo também o mais acessível da linha movida a bateria.

Lançamento e expectativas de mercado

O lançamento oficial do Chevrolet Equinox EV no Brasil está previsto para outubro de 2024. A Chevrolet ainda não divulgou os preços para o mercado brasileiro, mas o modelo será comercializado com um valor inferior ao do Blazer EV, o que deve atrair consumidores interessados em um SUV elétrico mais acessível.

Além de contribuir para a ampliação do portfólio de veículos elétricos no Brasil, o Equinox EV chega como parte da nova fase de investimentos da General Motors no país, que também incluirá a introdução de modelos híbridos no mercado nacional. A GM vê no Equinox EV um modelo estratégico para fortalecer sua presença no segmento de veículos elétricos.

Fonte: GM, AutoEsporte e InsideEVS.