Chevrolet já produziu mais de 1 milhão de motores em Joinville

A fábrica da Chevrolet em Joinville foi inaugurada em 2013, e passou por uma modernização em 2017 que quadruplicou sua área de produção.

Novidades
4 meses atrás
Chevrolet já produziu mais de 1 milhão de motores em Joinville

Desde o início das atividades até agora a fábrica produziu nada mais nem menos que 1 milhão de motores, uma marca incrível.

Do velho ao novo Onix

A planta iniciou suas atividades produzindo os motores da primeira geração do Onix, e agora está fabricando a nova geração de motores três cilindros do novo Onix, Onix Plus e novo Tracker.

Isso está sendo possível graças ao investimento de 1,9 bilhão de reais que proporcionou sua renovação em 2017. Atualmente sua capacidade de produção é de 417 mil motores por ano.

Motores Ecotec

A planta de Joinville fabrica atualmente os motores Ecotec flex 1.0 (turbo e aspirado) e 1.2 (turbo), todos com a nova tecnologia de três cilindros, que equipam os modelos Onix, Onix Plus e a nova Tracker.

O motor Ecotec 1.0 está modernizado, agora conta com bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, e outros conceitos inovadores.

Fábrica da Chevrolet em Joinville - detalhe (foto: reprodução)
Fábrica da Chevrolet em Joinville – detalhe (foto: reprodução)

Eficiência energética e proteção ao meio ambiente

Segundo declaração da própria empresa a “unidade é uma das mais sustentáveis da GM no mundo, opera com conceitos de indústria 4.0”. Isso significa que sua eficiência energética e a proteção ao meio ambiente são fatores de extrema importância e cuidado.

Um dos destaques é a geração de energia fotovoltaica – a partir da luz do sol – que ajuda aliviar o sistema tradicional de energia. Além disso, promovem a “reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes”.

Programa “Zero aterro”

Outra novidade nessa renovação e na preocupação com o meio ambiente é o programa “Zero aterro”. Com esse programa, a empresa reutiliza, recicla ou coprocessa todos os resíduos de seu processo produtivo.

Essas novas tecnologias sustentáveis foram ampliadas ou introduzidas na reforma da planta em 2017, um dos grandes investimentos que a empresa fez para impedir ou pelo menos diminuir a poluição do meio ambiente.

Outras reformas importantes

Outras reformas e iniciativas que merecem destaque são “a troca das torres de resfriamento, o melhor direcionamento da água pluvial e a substituição dos carregadores de bateria”, o que proporcionou uma redução importante no consumo de água (equivalente a 43 residências ao ano) e energia elétrica (equivalente a 106 residências ao ano).

Conceitos de indústria 4.0

Com a reforma e o investimento de 2017, a fábrica subiu no ranking do conceito de indústria para o nível 4.0, que significa mais do que apenas uma modernização, é também um avanço no uso de energia limpa e automatização de trabalhos insalubres.

Por exemplo, “cerca de 20% da frota de empilhadeiras da fábrica são autônomas e as demais são equipadas com uso eficiente de energia limpa”. Outro avanço é nas linhas de montagem e usinagem, onde foram instalados dispositivos de automação com componentes capazes de escanear o código de cada peça e escolher o programa correto para cada tipo de motor.

Já são mais de 90 robôs só nessa planta de Joinville que operam num sistema integrado e inteligente, capazes de monitorar as peças através de seu número de série, o que permite registrar informações cruciais da manufatura e garantir a qualidade do serviço.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?