Entrar no mercado de seminovos exige atenção, e o Onix Plus Premier 2020 usado pode ser uma boa escolha. Econômico, espaçoso e bem equipado, se destaca pelo consumo eficiente e segurança. Problemas no câmbio, suspensão e ruídos internos exigem cautela. Revisões em dia e teste prévio garantem um bom negócio.
Se você está pensando em comprar um Onix Plus Premier 1.0 Turbo 2020 usado, há boas razões para considerar essa ideia. Esse sedã compacto surpreende pelo desempenho animado do motor turbo, consumo eficiente e pacotão de tecnologia que poucos concorrentes entregavam na época. Além disso, oferece um dos melhores níveis de segurança do segmento, com seis airbags e controle de estabilidade de série. Mas será que ele ainda vale o investimento?
Pontos Principais:
- Motor 1.0 turbo flex com 116 cv e câmbio automático de seis marchas.
- Equipado com seis airbags, controle de estabilidade e multimídia com Wi-Fi.
- Possíveis problemas incluem falhas no câmbio, desgaste da suspensão e ruídos internos.
- Verificar histórico de manutenção e recalls antes da compra.
Os pontos positivos incluem a dirigibilidade leve, ótimo espaço interno e a conectividade avançada com a central MyLink e Wi-Fi nativo. No entanto, é importante ficar de olho nos problemas crônicos, como falhas no câmbio automático, desgaste prematuro da suspensão e relatos de ruídos internos. Antes de fechar negócio, cheque o histórico de revisões e evite unidades que passaram por mau uso ou tiveram histórico de recall sem solução.
O Onix Plus Premier 2020 usado serve para quem quer um sedã compacto econômico, confortável e seguro para o dia a dia, viagens e uso familiar, oferecendo tecnologia e bom desempenho.
Na hora da compra, leve o carro a um mecânico de confiança para avaliar o turbo e o câmbio, já que reparos nessas partes podem ser caros. Dê atenção especial ao funcionamento da central multimídia e aos sinais de desgaste da suspensão, pois problemas nessas áreas são comuns. Se encontrar um exemplar bem-cuidado, pode ter certeza de que estará levando um carro equilibrado, econômico e muito divertido de dirigir.
Desempenho, motor e potência
O motor 1.0 turbo de três cilindros entrega 116 cv e torque de até 16,8 kgfm. Faz 0 a 100 km/h em 10,4 s e atinge 187 km/h. Funciona com gasolina e etanol.
O modelo conta com um motor 1.0 turbo de três cilindros em linha, com aspiração forçada por turbocompressor e injeção multiponto. A potência máxima é de 116 cv com etanol e gasolina, disponível a 5.500 rpm. O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 16,3 kgfm com gasolina, a partir de 2.000 rpm.
A plataforma utilizada é a gem, projetada para veículos compactos, e a tração é dianteira. A transmissão é automática de seis marchas, com conversor de torque, identificada pelo código gf6.
O desempenho apresenta números satisfatórios para um veículo do segmento. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,4 segundos, enquanto a velocidade máxima registrada é de 187 km/h.
Consumo e autonomia
O tanque de 44 litros garante autonomia de até 660 km com gasolina. O consumo varia entre 8,6 e 15 km/l, dependendo do tipo de combustível e do percurso.
O consumo de combustível apresenta bons números para um sedã compacto com motorização turbo. Na cidade, o veículo faz 8,6 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina. Já na estrada, o consumo sobe para 10,9 km/l com etanol e 15 km/l com gasolina.
A autonomia urbana é de 378 km com etanol e 528 km com gasolina, enquanto na estrada, os números chegam a 480 km com etanol e 660 km com gasolina. O tanque de combustível tem capacidade para 44 litros.
Interior
A transmissão automática de seis marchas com conversor de torque e tração dianteira garante trocas suaves. A direção elétrica facilita a condução no dia a dia.
O interior do sedã compacto oferece um bom nível de acabamento e tecnologia embarcada. Com capacidade para cinco ocupantes, o modelo conta com bancos revestidos em tecido de série, com a opção de revestimento em couro. O banco do motorista tem ajuste de altura e apoio de braço.
Com espaço para cinco pessoas, oferece bancos ajustáveis, direção elétrica e ar-condicionado. Possui cintos de três pontos e isofix para segurança infantil.
O espaço interno é adequado para um sedã compacto, garantindo conforto para os passageiros dianteiros e traseiros. O porta-malas tem capacidade de 469 litros, um dos maiores da categoria. Além disso, o banco traseiro é bipartido e rebatível, aumentando a versatilidade do compartimento de carga.
O porta-malas tem capacidade de 469 litros, um dos maiores da categoria. A carga útil é de 375 kg, tornando o veículo funcional para transporte e viagens.
Em termos de tecnologia, o veículo traz um sistema multimídia com rádio, conexão usb e bluetooth, além de espelhamento da tela do celular. O modelo também conta com carregador de celular por indução, roteador wi-fi e comandos ao veículo via aplicativo.
Medidas
O modelo possui comprimento de 4.474 mm, largura de 1.730 mm e altura de 1.474 mm. A distância entre-eixos é de 2.600 mm, proporcionando um bom aproveitamento interno. A altura mínima do solo é de 127 mm.
A suspensão dianteira é independente do tipo mcpherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira é de eixo de torção, também com molas helicoidais.
Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros são a tambor. A direção tem assistência elétrica e o diâmetro de giro é de 10,6 metros.
Os pneus possuem medida 195/55 r16, tanto na dianteira quanto na traseira, com estepe de 115/70 r15.
Preços aproximados do Chevrolet Onix Plus 2020
- Chevrolet Onix Sedan Plus LT 1.0 12V Flex 4p Mec. 2020 – Preço Aproximado: R$ 64 mil
- Chevrolet Onix Sedan Plus LT 1.0 12V TB Flex Mec. 2020 – Preço Aproximado: R$ 68 mil
- Chevrolet Onix Sedan Plus LTZ 1.0 12V TB Flex Mec. 2020 – Preço Aproximado: R$ 70 mil
- Chevrolet Onix Sedan Plus 1.0 12V TB Flex Aut. 2020 – Preço Aproximado: R$ 72 mil
- Chevrolet Onix Sedan Plus LT 1.0 12V TB Flex Aut. 2020 – Preço Aproximado: R$ 73 mil
- Chevrolet Onix Sedan Plus LTZ 1.0 12V TB Flex Aut. 2020 – Preço Aproximado: R$ 76 mil
- Chevrolet Onix Sedan Plus Prem. 1.0 12V TB Flex Aut. 2020 – Preço Aproximado: R$ 77 mil
Ficha Técnica do Chevrolet Onix Sedan Premier 1.0 Turbo AT 2020
Problemas comuns incluem falhas no câmbio, desgaste prematuro da suspensão e ruídos internos. Verificar o histórico de manutenção evita gastos inesperados após a compra.
Geral
- Ano: 2020
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Flex (álcool/gasolina)
- Procedência: Nacional
- Configuração: Sedã
- Porte: Compacto
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 2
- Plataforma: GEM
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Turbocompressor
- Disposição: Transversal
- Alimentação: Injeção multiponto
- Cilindros: 3 em linha
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
- Tuchos: Hidráulicos
- Cilindrada unitária: 333 cm³
- Acionamento comando: Correia dentada
- Válvulas por cilindro: 4
- Diâmetro do cilindro: 74 mm
- Razão de compressão: 10,5:1
- Curso do pistão: 77,49 mm
- Deslocamento: 999 cm³
- Potência máxima: 116 cv (álcool/gasolina) a 5500 rpm
- Código do motor: CSS Prime
- Torque máximo: 16,8 kgfm (A) / 16,3 kgfm (G) a 2000 rpm
- Peso/potência: 9,63 kg/cv
- Torque específico: 16,8 kgfm/litro
- Peso/torque: 66,5 kg/kgfm
- Potência específica: 116,1 cv/litro
- Rotação máxima: 6000 rpm
- Viscosidade do óleo: 5W-30
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: Automático de 6 marchas
- Código do câmbio: GF6
- Acoplamento: Conversor de torque
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Traseira: Eixo de torção
- Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Tambor
Direção
- Assistência: Elétrica
- Diâmetro de giro: 10,6 m
Pneus
- Dianteiros: 195/55 R16
- Traseiros: 195/55 R16
- Estepe: 115/70 R15
Dimensões
- Comprimento: 4474 mm
- Largura: 1730 mm
- Distância entre-eixos: 2600 mm
- Altura: 1474 mm
- Bitola dianteira: 1506 mm
- Bitola traseira: 1510 mm
- Porta-malas: 469 litros
- Tanque de combustível: 44 litros
- Peso: 1117 kg
- Carga útil: 375 kg
- Altura mínima do solo: 127 mm
Desempenho
- Velocidade máxima: 187 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 10,4 s
Consumo
- Urbano: 8,6 km/l (A) / 12 km/l (G)
- Rodoviário: 10,9 km/l (A) / 15 km/l (G)
Autonomia
- Urbana: 378 km (A) / 528 km (G)
- Rodoviária: 480 km (A) / 660 km (G)
Equipamentos do Chevrolet Onix Sedan Premier 1.0 Turbo AT 2020
Antes de comprar, conferir revisões, alinhamento da carroceria, funcionamento do câmbio e estado da suspensão. Priorizar unidades sem histórico de colisões e com manutenção em dia.
Segurança
- Freios ABS (Equipamento de série)
- Airbags frontais (Equipamento de série)
- Airbags laterais (Equipamento de série)
- Airbags de cortina (Equipamento de série)
- Alarme antifurto perimétrico (Equipamento de série)
- Câmera traseira para manobras (Equipamento de série)
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes (Equipamento de série)
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes (Equipamento de série)
- Controle de estabilidade (Equipamento de série)
- Controle de tração (Equipamento de série)
- Faróis com refletores duplos (Equipamento de série)
- Faróis com regulagem de altura (Equipamento de série)
- Luz traseira de neblina (Equipamento de série)
- Repetidores laterais das luzes de direção (Equipamento de série)
- Travamento central das portas (Equipamento de série)
- Luz de condução diurna (Equipamento de série)
- Desembaçador do vidro traseiro (Equipamento de série)
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil (Equipamento de série)
- Monitoramento de pressão dos pneus (Equipamento de série)
- Assistente de partida em rampa (Equipamento de série)
- Sensores de estacionamento dianteiro (Equipamento opcional)
- Sensores de estacionamento traseiro (Equipamento de série)
- Alerta de ponto cego (Equipamento opcional)
- Chamada de assistência de emergência (Equipamento de série)
- Assistência na recuperação veicular (Equipamento de série)
Conforto
- Ar-condicionado (Equipamento de série)
- Ar-condicionado automático (Equipamento opcional)
- Zonas de ar-condicionado: 1 (Equipamento de série)
- Ar quente (Equipamento de série)
- Direção assistida (Equipamento de série)
- Banco do motorista com ajuste de altura (Equipamento de série)
- Apoio de braço para o motorista (Equipamento de série)
- Câmbio automático (Equipamento de série)
- Assistente de estacionamento semiautomático (Equipamento opcional)
- Ajuste do volante em altura (Equipamento de série)
- Ajuste do volante em profundidade (Equipamento de série)
- Cintos de segurança com ajuste de altura (Equipamento de série)
- Bancos revestidos em couro (Equipamento opcional)
- Controle automático de velocidade (Equipamento de série)
- Limitador de velocidade (Equipamento de série)
- Controle elétrico dos vidros dianteiros (Equipamento de série)
- Controle elétrico dos vidros traseiros (Equipamento de série)
- Faróis com acendimento automático (Equipamento de série)
- Ajuste elétrico dos retrovisores (Equipamento de série)
- Rodas de liga leve (Equipamento de série)
- Banco traseiro bipartido (Equipamento de série)
- Banco traseiro rebatível (Equipamento de série)
- Destravamento interno/remoto do porta-malas (Equipamento de série)
- Luz no porta-malas (Equipamento de série)
- Luz no porta-luvas (Equipamento de série)
- Luz de teto traseira (Equipamento de série)
- Comando interno da tampa de abastecimento (Equipamento de série)
- Chave presencial (Equipamento de série)
- Acionamento remoto do motor (Equipamento de série)
- Alças de segurança no teto (Equipamento de série)
Infotenimento
- Rádio (Equipamento de série)
- Conexão USB (Equipamento de série)
- Conexão Bluetooth (Equipamento de série)
- Volante multifuncional (Equipamento de série)
- Computador de bordo (Equipamento de série)
- Conta-giros (Equipamento de série)
- Termômetro do líquido de arrefecimento (Equipamento de série)
- Indicador de temperatura externa (Equipamento de série)
- Espelhamento da tela do celular (Equipamento de série)
- Carregador de celular por indução (Equipamento de série)
- Roteador Wi-Fi (Equipamento de série)
- Comandos ao veículo através de aplicativo (Equipamento de série)
- Informações do veículo através de aplicativo (Equipamento de série)
Fonte: Webmotors, AutoEsporte, Jornaldocarro e Terra.