Citroën C4 Cactus Encerra Produção no Brasil Sem Sucessor à Vista

O Citroën C4 Cactus deixa o mercado brasileiro sem previsão de substituto direto. O modelo, antes o mais caro da marca no país, sai de linha após anos de queda nas vendas e mudanças estratégicas da fabricante. A produção no Brasil deve ser encerrada em breve, focando mercados externos.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 9/12/2024

O SUV Citroën C4 Cactus, que marcou presença no mercado brasileiro desde 2018, teve sua comercialização encerrada no país. A decisão foi confirmada pela Stellantis, que destacou que o modelo continuará disponível para exportação, mas não será mais vendido no Brasil. Apesar de seguir em produção na fábrica de Porto Real (RJ), sua fabricação pode ser completamente encerrada em breve.

Pontos Principais:

  • O Citroën C4 Cactus deixou de ser comercializado no Brasil.
  • Produzido em Porto Real (RJ), continuará sendo exportado.
  • A plataforma PF1 está sendo descontinuada na região.
  • Queda nas vendas marcou os últimos anos do modelo no país.

Lançado com a proposta de ser um SUV compacto com design diferenciado, o C4 Cactus enfrentou anos de declínio nas vendas. Em 2023, registrou pouco mais de 3.600 unidades vendidas, caindo ainda mais em 2024. Novembro marcou o pior desempenho, com apenas 24 unidades emplacadas.

Citroën C4 Cactus deixa o mercado brasileiro após queda nas vendas e mudança na estratégia da marca. O modelo continuará sendo exportado, mas sua produção local deve ser encerrada em breve.
Citroën C4 Cactus deixa o mercado brasileiro após queda nas vendas e mudança na estratégia da marca. O modelo continuará sendo exportado, mas sua produção local deve ser encerrada em breve.

A saída do modelo também representa o fim do uso da plataforma PF1 na fábrica de Porto Real, utilizada anteriormente por modelos como Peugeot 208 e 2008 de primeira geração. Com a mudança de estratégia da marca, novos modelos passaram a adotar a plataforma CMP, mais moderna e eficiente.

Além disso, o fim do C4 Cactus no Brasil encerra o uso do motor 1.6, tanto em versões aspiradas quanto turbinadas, no mercado local. Este motor continuará sendo produzido em Porto Real para atender países vizinhos, como a Argentina, onde motores aspirados ainda têm grande aceitação.

A Stellantis tem direcionado sua estratégia para modelos mais acessíveis, como o Citroën C3, e para novas linhas de SUVs, como o Basalt e o Aircross. Esses veículos devem ocupar a posição de destaque deixada pelo C4 Cactus no portfólio da marca.

O SUV cupê teve uma trajetória marcante, mas seu desempenho não acompanhou a evolução do mercado. A queda na preferência por veículos equipados com a plataforma PF1 e a competitividade no segmento de SUVs compactos foram fatores determinantes para sua saída de cena.

Apesar das declarações oficiais da Stellantis, fontes próximas confirmaram que a produção do C4 Cactus será encerrada ainda neste mês, sinalizando o fim de uma era para a marca francesa no Brasil.

Fonte: Motor1, QuatroRodas e AutoEsporte.