CNT vai avaliar melhores e piores estradas do Brasil

A pesquisa de 2023 mostrou que 67,5% das rodovias estavam em estado regular, ruim ou péssimo. A falta de investimento e manutenção são as principais causas dessa situação. Cada ano que passa, a conservação das estradas piora, impactando negativamente a infraestrutura e aumentando os custos operacionais.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 24/06/2024

A Pesquisa CNT de Rodovias, realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), iniciou nesta segunda-feira (24) com o objetivo de mapear as estradas brasileiras e entender suas condições de trafegabilidade e segurança. A pesquisa envolve 24 pesquisadores que partem de 13 cidades para avaliar 112.500 km de rodovias em 30 dias.

Objetivos da Pesquisa

A Pesquisa CNT de Rodovias começa hoje com o objetivo de mapear as estradas brasileiras. Serão avaliados 112.500 km de rodovias, considerando pavimentação, sinalização e geometria das vias. A pesquisa visa classificar as estradas e propor soluções para melhorar a infraestrutura rodoviária. - Foto: Thomaz Silva/Agência Brasil
A Pesquisa CNT de Rodovias começa hoje com o objetivo de mapear as estradas brasileiras. Serão avaliados 112.500 km de rodovias, considerando pavimentação, sinalização e geometria das vias. A pesquisa visa classificar as estradas e propor soluções para melhorar a infraestrutura rodoviária. – Foto: Thomaz Silva/Agência Brasil

O principal objetivo da pesquisa é classificar cada rodovia como ótima, boa, regular, ruim ou péssima. A classificação é baseada na análise de diversos fatores que influenciam diretamente a qualidade das rodovias. Entre os fatores analisados, destacam-se a pavimentação, a sinalização e a geometria das vias.

Para avaliar a pavimentação, a pesquisa considera a condição da superfície das rodovias e a situação dos acostamentos. A sinalização é verificada através da visibilidade das faixas laterais e das placas verticais ao longo das estradas. A geometria da via é avaliada com base no tipo de rodovia (simples ou mão única), na presença de curvas perigosas, acostamentos e terrenos planos ou ondulados.

Impactos das Condições das Estradas

As condições das rodovias brasileiras têm impactos significativos em várias áreas, incluindo a economia, o meio ambiente e a sociedade. Um dos principais impactos econômicos é o aumento do custo operacional das transportadoras. Segundo a CNT, as rodovias em más condições podem aumentar o custo operacional em até 32%.

Os impactos ambientais incluem o consumo excessivo de combustível devido às condições ruins das rodovias. A CNT estima que cerca de R$ 7,5 bilhões poderiam ser economizados se as rodovias estivessem em perfeito estado. Além disso, a emissão de gás carbônico nas rodovias federais do país é estimada em 3 milhões de toneladas.

Os impactos sociais estão relacionados ao maior risco de acidentes nas rodovias. A infraestrutura deficiente das estradas contribui para o aumento do número de acidentes, resultando em mais óbitos e prejuízos econômicos significativos. A CNT calcula que o prejuízo com acidentes nas rodovias federais chega a quase R$ 15 bilhões.

Dados da Pesquisa de 2023

No levantamento de 2023, a CNT analisou o estado geral das rodovias brasileiras e descobriu que 67,5% das vias estavam em estado regular, ruim ou péssimo. Esse resultado indica uma necessidade urgente de melhorias na infraestrutura rodoviária do país. A falta de investimento e de manutenção são apontadas como as principais causas dessa situação.

A pesquisa destaca que, a cada ano, o estado de conservação das rodovias piora. O baixo investimento impacta negativamente a infraestrutura, aumentando o custo operacional para as transportadoras. A falta de manutenção adequada leva à deterioração progressiva das estradas, resultando em problemas graves na infraestrutura rodoviária.

Soluções Propostas

Para melhorar as condições das rodovias brasileiras, a CNT propõe várias soluções. Uma das principais soluções é a concessão das rodovias. De acordo com o levantamento de 2023, 64,1% das vias concedidas estão em bom ou ótimo estado. As concessões têm se mostrado eficazes na melhoria da infraestrutura rodoviária.

Outras soluções propostas pela CNT incluem a revisão das normas técnicas e do planejamento das construções de rodovias. A manutenção das rodovias também deve ser revisada para garantir que os recursos disponíveis sejam utilizados de maneira eficiente. A CNT destaca a importância de empregar os recursos de forma adequada para resolver os problemas das estradas.

  • Concessões: 64,1% das vias concedidas em bom ou ótimo estado
  • Revisão de normas técnicas
  • Planejamento e manutenção das rodovias
  • Uso adequado dos recursos disponíveis

Cidades de Origem dos Pesquisadores

Os 24 pesquisadores que participam da pesquisa partem de 13 cidades distribuídas pelas cinco regiões do país. As cidades de origem dos pesquisadores são estrategicamente selecionadas para cobrir uma vasta área das rodovias brasileiras. As regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul são representadas na pesquisa.

Na Região Norte, os pesquisadores partem das cidades de Rio Branco (AC), Manaus (AM) e Macapá (AP). Na Região Nordeste, as cidades de origem são Maceió (AL) e Teresina (PI). A Região Centro-Oeste é representada por Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT).

A Região Sudeste conta com pesquisadores que partem de Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). Na Região Sul, as cidades de Curitiba (PR), Pelotas (RS) e Florianópolis (SC) são as escolhidas para o início da pesquisa. Essa distribuição regional garante uma cobertura abrangente das rodovias brasileiras.

Conclusão

A Pesquisa CNT de Rodovias desempenha um papel crucial na identificação e solução dos problemas das estradas brasileiras. Os dados coletados durante a pesquisa são fundamentais para entender as condições de trafegabilidade e segurança das vias. A classificação das rodovias como ótimas, boas, regulares, ruins ou péssimas fornece uma visão clara da infraestrutura rodoviária do país.

A implementação das soluções propostas pela CNT pode melhorar significativamente as condições das rodovias brasileiras. As concessões, a revisão de normas técnicas, o planejamento e a manutenção adequados são essenciais para garantir a segurança e a eficiência do transporte rodoviário no Brasil. A pesquisa e as soluções propostas são passos importantes para a melhoria contínua da infraestrutura rodoviária do país.

Fonte: CNT e G1.