Agora é oficial, você já pode garantir a incrível o seu BMW Z4 sDrive30i M Sport, o roadster chega ao Brasil para agradar o mercado premium nacional.
E a terceira geração do BMW Z4 acrescenta a este rico legado uma autêntica representação moderna do conceito consagrado do genuíno roadster BMW evidenciado por suas proporções harmoniosas, pelo design excitante e pela capacidade de proporcionar um prazer inigualável ao volante – além da oferta das mais avançadas tecnologias de assistência à condução e de conectividade disponíveis na atualidade.
O novíssimo BMW Z4, um dos lançamentos do segmento premium nacional mais aguardados para este ano, já pode ser adquirido diretamente na rede de concessionárias BMW do país. Fabricado em Graz, na Áustria, o roadster de terceira geração é oferecido na versão sDrive30i M Sport, por R$ 309.950.
Herdeiro legítimo do design cativante e do consagrado prazer de dirigir dos roadsters lendários da marca bávara, o novo Z4 é impulsionado por um motor BMW TwinPower Turbo, com quatro cilindros em linha, 1.998 cm³, à gasolina, e 258cv de potência (entre 5.000 e 6.500 rpm) e torque máximo de 400Nm (de 1.550 a 4.400 rpm). O conjunto motriz leva o conversível do 0 (zero) aos 100 km/h em 5,4 segundos e faz com que ele atinja velocidade máxima de 250 km/h. Este desempenho empolgante deve-se também à tração traseira e à presença de um câmbio automático esportivo Steptronic, de oito marchas, com alavancas atrás do volante para acionar os engates (shift-paddle).
O caráter exclusivo do novo Z4 também é notado pela presença de tecnologias inovadoras como o Intelligent Personal Assistant, que permite ao usuário interagir com o veículo e executar diversos recursos por meio do comando de voz “Olá, BMW”, dito em português; o BMW Live Cockpit Professional, que engloba Head-up Display colorido e duas telas digitais, de 12,3 polegadas e 10,25”; o Driving Assistant, cuja função é alertar o motorista sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, entre outras aplicações.
Há ainda os sistemas Parking Assistant que auxiliam o motorista a realizar manobras de estacionamento com a máxima precisão e segurança; e o Reversing Assistant, que registram os últimos 50 metros percorridos pelo veículo, podendo, se desejado, “desfazê-los” em marcha a ré. O teto de lona, de cor preta, é acionado eletricamente, podendo ser aberto ou fechado em dez segundos, mesmo com o veículo em movimento, a velocidades de até 50 km/h.
Sucessor legítimo dos roadsters clássicos da BMW e uma das principais atrações da marca bávara nas mais recentes edições do Salões de Paris e São Paulo, a terceira geração do BMW Z4 estreia no país em campanha de pré-venda e já pode ser adquirido diretamente na rede de concessionárias autorizadas BMW com previsão de entrega para o próximo trimestre. O conversível esportivo faz parte da mais nova ofensiva de lançamentos anunciada pela empresa e que prevê a chegada, neste ano, de 20 novos modelos das três marcas do BMW Group ao mercado brasileiro. A ação de pré-venda do novíssimo BMW Z4 começa nesta segunda-feira (8) e compreende a versão sDrive30i M Sport, fabricada em Graz, na Áustria, e oferecida por R$ 309.950.
A BMW é dona de uma notável tradição de roadsters, celebrados pelo design e pelo prazer de dirigir, e que neste ano comemora os 85 anos de lançamento do primogênito BMW 315/1 e que, dotado de um motor de seis cilindros, era capaz de atingir velocidade máxima de 135 km/h. A linhagem icônica ganhou dois novos modelos em meados das décadas de 1930 e 1950, com os lendários BMW 328 Roadster e BMW 507, respectivamente. Com a chegada do BMW Z1, no fim da década de 1980, surge a moderna família de conversíveis esportivos da marca; seguida pelo Z3, em 1995, e pelo excepcional Z8, a reinterpretação moderna do clássico BMW 507, em 2000. O BMW Z4, último integrante desta estirpe, estreou sua primeira geração em 2009, sendo renovada 4 anos depois.
“Sabemos que o brasileiro ama design, esportividade e prazer de dirigir, características marcantes do BMW Z4. Para atender esta demanda, lançamos a pré-venda para atender aos diversos pedidos gerados no Salão do Automóvel de São Paulo e temos a rede BMW pronta para receber os clientes que desejarem chegar na frente para este lançamento”, destaca Roberto Carvalho, Diretor Comercial da BMW do Brasil.
Mesmo ostentando atributos de um genuíno roadster BMW, entre elas a silhueta baixa, o baixo centro de gravidade, a baixa posição dos assentos e os balanços curtos, o novíssimo BMW Z4 se distingue facilmente de seu antecessor. Graças, principalmente, às proporções diferenciadas, como a distância de entre eixos mais compacta, e a reinterpretação dos elementos de design icônicos, como a grade de duplo rim e os faróis, que foram completamente remodelados.
O emprego acurado das formas e uma variedade de detalhes exclusivos representam as características que definem o design exterior do novo BMW Z4. A combinação de linhas e um desenho claro das superfícies criam uma aparência de apelo esportivo muito distinta. O para-choques dianteiro imponentemente esculpido e dotado grandes entradas de ar, a grade de duplo rim – uma das identidades visuais da BMW –, mais larga e situada em posição mais baixa, e os faróis localizados nas extremidades garantem a este roadster uma aparência inconfundível ao ser visto de frente. A nova grade frontal combina desenho de favos de mel, inspirado em competições automobilísticas, com uma estrutura tridimensional, cujos elementos internos exibem um arranjo vertical e que remetem às tradicionais grades da marca. Os faróis também trazem novidades: pela primeira vez as duas fontes de luz estão posicionadas uma sobre a outra. O design verticalizado das máscaras é recortado, na parte superior, por uma faixa diagonal com luzes indicadoras de direção integradas. O novo BMW Z4 vem com faróis de LED de série.
O capô alongado, com vincos em forma de flecha apontando para a grade, se estende por sobre os arcos das rodas de estilo “clamshell” (“concha”), outra característica dos carros esportivos clássicos. As junções do capô se fundem com as linhas dos ombros que percorrem as laterais da carroceria até as lanternas traseiras. Um segundo vinco surge a partir das grandes tomadas de ar, localizadas atrás dos arcos das rodas dianteiras. Essa interação de superfícies reproduz artisticamente o fluxo de ar ao longo do novo Z4.
Um difusor de ar harmoniosamente integrado à tampa do porta-malas e as novas lanternas delgadas, dispostas horizontalmente em ‘L’, ajudam a dar à traseira do novo BMW Z4 uma aparência mais ampla e rente ao piso. O visual poderoso do spoiler traseiro é reforçado pelos contornos laterais e pelos dutos de escape posicionados nas extremidades do componente. O acabamento das barras de proteção anticapotamento são em preto High-Gloss.
O teto de lona ostenta cor preta e é acionado eletricamente, podendo ser aberto ou fechado em dez segundos, mesmo com o veículo em movimento, a velocidades de até 50 km/h. As proporções harmoniosas da carroceria refletem a perfeita distribuição de peso entre os dois eixos (50:50), outra característica irretocável dos automóveis BMW. O novo BMW Z4 cresceu em tamanho, em comparação à geração anterior. Ele é 85 milímetros mais longo que o anterior (4,324 metros), 74 mm mais largo (1,864 m) e 13 mm mais alto (1,304 m). A exceção fica por conta da distância entre eixos de 2,470 m – 26 mm menor que a da geração anterior. A presença de bitolas 98 mm mais largas, no eixo dianteiro (1,609 m), e com 54 mm a mais, na traseira (1,616 m), tem influência direta e extremamente positiva no comportamento dinâmico e na agilidade do conversível.
Externamente, o modelo também traz como destaque o pacote aerodinâmico M Sport, que inclui para-choque dianteiro com três amplas entradas de ar; saias laterais, para-choque traseiro com bordas laterais altamente distintas e rodas de liga leve M Double-spoke, de 18 polegadas. A versão M Sport será disponibilizada em seis opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), e mais seis de acabamento metálico (Preto Safira, Prata Glacier, Azul Misano, Vermelho San Francisco e Cinza Frozen II).
Com um design centrado no motorista, com linhas que avançam como um impulso dinâmico e acabamentos exclusivos em determinadas áreas, o cockpit do novo BMW Z4 é a imagem do prazer de dirigir pura e intocada. Os detalhes de acabamento galvanizado contribuem para um ambiente sofisticado, enquanto a disposição claramente estruturada dos comandos concentra a atenção do motorista ainda mais na experiência ao volante.
Tanto o motorista quanto o passageiro acomodam-se em bancos M Sport, específicos para o modelo, com apoios de cabeça integrados e ajustes lombares. O BMW Z4 sDrive30i exibe painel revestido em Sensatec com acabamentos em Alumínio Tetragon e assentos estofados com couro Vernasca em quatro diferentes combinações: Branco Ivory/Preto, Preto/Preto, Vermelho Magma/Preto e Cognac/Preto. Internamente, o pacote M Sport se faz presente com cintos de segurança M Sport e volante M revestido de couro.
Além de ser um ícone de esportividade e prazer de dirigir, o novo BMW Z4 assume uma posição de protagonismo no que diz respeito à mobilidade premium inteligente, principalmente devido à presença do Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), que integra o novo Sistema Operacional BMW 7.0 e pode ser acionado por meio do comando de voz “Olá, BMW”, dito pelo usuário em português e, posteriormente, podendo ser editado por um comando de voz de preferência do usuário. Este sistema foi testado no Brasil, com o português local e desenvolvido pelo time de engenharia da empresa por meio de uma parceria com a equipe global, sediada na Alemanha. A tecnologia permite ao usuário interagir com o veículo e executar diversos recursos, ouvir explicações sobre o funcionamento de equipamentos. Por meio do código de identificação do usuário (id), o sistema aprende as preferências dele e as armazena no sistema acionando-os para ligar o ar-condicionado a uma determinada temperatura, por exemplo. Trata-se do copiloto ideal e particularmente essencial no dia a dia a bordo, respondendo a comandos para auxiliar o motorista com inúmeras tarefas, otimizando o tempo e aumentando a produtividade durante a viagem.
O caráter exclusivo do novo Z4 também pode ser notado graças à vasta diversidade de elementos inovadores e de alta qualidade. Além do ar-condicionado digital automático, sistema de som Surround Harman Kardon – com amplificador digital perfeitamente integrado a 12 alto-falantes (tweeters, alto falantes de médio porte, centro, graves centrais e subwoofers) e com 365W de potência –, e pacote de iluminação que inclui cortina de luzes de boas-vindas e de conveniência. As características de conforto e estilo exclusivo do novo roadster também são ressaltadas pelo novo Comfort Access 2.0, um conjunto de sensores capaz de perceber a presença da chave a uma distância de 3 m do veículo e acender as luzes de boas-vindas. À 1,5 m do carro, o dispositivo destranca as portas e, ao se afastar 2 m, ele as tranca automaticamente. Este sistema também possibilita a abertura do porta-malas ao aproximar o pé do para-choques traseiro.
Outra tecnologia de destaque no Z4 é o BMW Live Cockpit Professional que engloba Head-up Display colorido, duas telas digitais, sendo um display de 12,3 polegadas e outro, de 10,25”, do sistema iDrive; ambas com design personalizável e aptas a serem controladas por comandos de voz. Elas combinam informações essenciais de condução, como velocidade, rotações do motor, quilometragem e nível de combustível, com dados gerais, como rotas, chamadas telefônicas e de entretenimento, entre outros.
O conjunto de tecnologias oferecido na opção top de linha M Sport inclui também o Driving Assistant, que tem como principal objetivo assegurar uma condução inteligente em condições de trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal, entre outras aplicações. Esta tecnologia agrega ainda o controle de cruzeiro adaptativo que possibilita ao condutor definir uma velocidade constante e que o veículo a adapte de acordo com a velocidade do veículo à frente. As velocidades podem ser fixadas entre 30 km/h e 160 km/h e com quatro diferentes ajustes de distância de segurança.
Ao estacionar o veículo, o motorista tem à disposição o Parking Assistant que, por sua vez, permite parar e posicionar o veículo automaticamente, realizando manobras com a máxima precisão e segurança, com a ajuda de câmeras e sensores externos. A gama de recursos inclui ainda o Reversing Assistant, cuja função é registrar os últimos 50 m percorridos pelo veículo, podendo, se desejado, “desfazê-los” em marcha a ré.
Somando-se à sua elevada sofisticação e tecnologia agregada, o conversível é dotado de conectividade avançada e que agrega, entre outros dispositivos, Sistema de Navegação Professional com BMW iDrive touch Controller, um seletor sensível ao toque e preparado para reconhecer letras e sinais; tela de 10,25 polegadas também sensível ao toque; HD de 20 Gb para armazenamento de arquivos de áudio via USB; apresentação de mapas em satélite e gráficos em 3D; opção para gravar lista de destinos e rotas no GPS; comando de voz em português; e o BMW ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em telefones celulares – conectado à internet. Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes; além de Chamada de Emergência Inteligente. Outro recurso adicional ao amplo cardápio de inovações disponíveis no novo BMW Z4 é a preparação para Apple Car Play, em que é possível transferir a interface de alguns recursos do iPhone para o sistema de infotainment do veículo com a ajuda de conexão sem fio (wireless).
O novo BMW Z4 sDrive30i M Sport é impulsionado por um motor BMW TwinPower Turbo, com quatro cilindros em linha, 1.998 cm³, à gasolina e capaz de entregar 258cv de potência (entre 5.000 e 6.500 rpm) e torque máximo de 400Nm (de 1.550 a 4.400 rpm). Esta unidade recebeu minuciosos aperfeiçoamentos no sistema BMW TwinPower Turbo, que contempla turbocompressores twin-scroll, injeção direta de combustível de alta precisão, sistema de controle de válvulas variável VALVETRONIC e comando de válvulas Duplo-VANOS. O sistema de injeção de alta precisão assegura uma dosagem de gasolina ideal além de uma combustão particularmente limpa. Este sistema proporciona ainda um fluxo perfeito de combustível através das câmaras de combustão, com pulverização feita por injetores com múltiplos orifícios. O conjunto motriz do roadster está apto a leva-lo do 0 (zero) aos 100 km/h em 5,4 segundos, e ajuda-lo a atingir velocidade máxima de 250 km/h. Este desempenho empolgante deve-se também à tração traseira, outra característica distintiva da marca, e à presença de um câmbio automático esportivo Steptronic, de oito marchas, com alavancas atrás do volante para acionar os engates (shift-paddle).
A versão mais recente da transmissão Steptronic Sport apresenta um escalonamento apto a assegurar maior esportividade e eficiência nas trocas de marchas e redução de vibrações. As relações mais curtas para as mudanças das marchas inferiores proporcionam uma aceleração aprimorada também permitindo operar de forma mais eficaz. A transmissão inclui ainda a função Launch Control para otimizar a entrega de torque no momento da partida, evitando a derrapagem.
O pacote de tecnologias embarcadas no novo BMW Z4 inclui ainda sistemas de segurança de última geração como monitoramento da pressão dos pneus, freios a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, além de quatro airbags – duplos frontais e laterais dianteiros –; pneus Star Marking, com tecnologia Run-Flat; e estepe de emergência.