Como cuidar dos bancos do carro

O interior do veículo costuma fazer toda diferença quando olhamos um veículo e, até mesmo quando já possuímos o mesmo, será nele que ficaremos 100% do tempo, logo, é de suma importância que o mesmo esteja completamente agradável.

Dicas
4 semanas atrás
Como cuidar dos bancos do carro

Com toda certeza, a parte que mais chama atenção no interior de um veículo são os bancos, visto que bancos bem cuidados e bonitos agregam demais ao veículo. Mas para manter os assentos bonitos é necessária uma série de ações para cuidar dos mesmos. São ações muitas vezes simples, mas que fazem toda a diferença.

Tipos de bancos

Quando pensamos nos bancos de um veículo, nos vem a mente instantaneamente a imagem de bancos bem cuidados, sem sujeiras e qualquer tipo de mancha. Para que isso ocorra, vai depender muito do nível de cuidado e exigências do dono do veículo, visto que existem três tipos de bancos para serem utilizados.

O primeiro e mais comum é o banco de tecido. Utilizado em veículos mais baratos, o material utilizado para sua confecção costuma absorver líquidos mais rapidamente, resultando assim em maiores danos aos assentos, manchas e a degradação do tecido. Em contrapartida, este tipo de banco pode acabar sendo preferido pelos motoristas por não esquentar tanto como o banco em couro, por exemplo.

Os bancos em couro costumam estar presentes em veículos mais caros e versões mais luxuosas de grande parte dos veículos. Sua confecção é ótima e feita exclusivamente para com que não suje tanto quanto os bancos de tecido, tornando os mesmos assim mais fáceis de serem limpos. Mas também vale ressaltar que estes bancos precisam de uma atenção maior para cuidados, pois se não forem tratados decentemente, podem ter vida curta.

Também existe uma vertente que mescla os dois, que são os bancos mistos (couro com tecido). Este tipo de bancos está presente em veículos geralmente mais esportivos e caros. Também é o tipo de banco que mais necessita de cuidados por, justamente, ser uma mescla dos dois, sendo necessário adotar as medidas para tratamento tanto dos bancos em couro quanto os de tecido.

Cuidados com bancos em tecido

Os bancos em tecido irão demandar uma atenção redobrada do dono do veículo, visto que qualquer descuido pode gerar problemas neste banco.

É de suma importância que o dono tome cuidado com a sujeira derrubada no mesmo e, caso seja algum tipo de líquido, é indicado que o mesmo seja limpado o quanto antes para evitar manchas.

Para realizar uma limpeza completa, será necessário que se utilize água e um aspirador de pó. Primeiramente deve aspirar todo o estofado, em seguida borrifar sabão neutro misturado com água nos bancos (mas com cuidado) e depois esfregar utilizando uma escova macia (caso contrário irão aparecer bolhas no tecido). Finalizando, é necessário utilizar o aspirador com a água para tirar a solução e deixar o veículo ligado com o ar quente ligado e os vidros fechados por 20 minutos para que o líquido seja evaporado e, se possível, deixar os vidros abertos por 30 minutos para circulação de ar.

Cuidados com bancos em couro

Os bancos em couro são feitos especialmente para aquelas pessoas mais “desleixadas”, para que, hipoteticamente, o método de limpeza seja basicamente passar um pano úmido para se tirar a sujeira.

Sim, os bancos em couro trazem esta praticidade, mas também é necessário tomar uma série de cuidados para que o mesmo não se desgaste. Realizar higienização com produtos de pH neutro e esponjas macias com um pano de microfibra para secar é o suficiente.

Também é muito comum de se ver rachaduras nos bancos em couro. Para evitar isso, é recomendado que se faça hidratação nos bancos de 6 em 6 meses ou, se procura uma solução mais caseira, aplicando hidratantes de couro automotivo como o 3M Refresh e o Autoshine Limpa Couro.

Cuidados com bancos mistos

Os bancos mistos, que geralmente são confeccionados com o tecido no meio e o couro nas laterais, são os estofados que necessitam de uma atenção que, assim como o nome, é mista, visto que os cuidados são mesclados.

Para se ter bancos mistos bem cuidados, basta utilizar o aspirador constantemente e hidratações, assim haverão pouquíssimos problemas.

Manter os bancos de um veículo sempre bem cuidados é uma tarefa difícil, que exige um alto nível de atenção de cuidado, mas que os resultados sempre acabam sendo os mais compensadores possíveis.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?