Como resolver e prevenir problemas mantendo o ar-condicionado do carro em dia

O ar condicionado automotivo é um item que já foi considerado como um opcional de luxo para os veículos, mas hoje está presente em praticamente todos os veículos que deixam as linhas de montagem.

Dicas
5 meses atrás
Como resolver e prevenir problemas mantendo o ar-condicionado do carro em dia

O fato é que, nos dias atuais, o ar condicionado é praticamente indispensável para nosso cotidiano, visando o maior conforto de todos os ocupantes do veículo. Visto que a climatização do veículo é tão importante, é necessário também tomar cuidado com alguns hábitos ao utilizar o mesmo, além de redobrar a atenção para o manter sempre funcionando sem erros.

O ar condicionado

O ar condicionado, ao contrário do que muitos pensam, não foi inserido em veículos exclusivamente com o intuito de gelar os mesmos, mas sim para poder recriar uma climatização agradável o suficiente para agradar os ocupantes do carro em relação ao ambiente externo ao qual o veículo está exposto.

O primeiro automóvel a contar com esta tecnologia foi o Packard do ano de 1939, produzido nos EUA, disponibilizando o ar como opcional. A primeira montadora a oferecer o aparelho de série foi a americana Pontiac, lembrando que o aparelho ocupava todo o porta-malas do veículo.

Além de tamanho incomodo ao perder o porta-malas, o veículo perdia uma quantia considerável de potência e o gasto de combustível aumentava gradativamente, fazendo assim o ar condicionado sendo dispensável aos modelos da época.

Hoje, os veículos mais novos e modernos já contam com aparelhos de ar condicionado mais práticos e com maior eficiência. Sim, o aumento no consumo de combustível ainda ocorre (podendo chegar até 20%), mas nada mais tão absurdo quanto os gastos de combustível gerados no passado.

Ainda existem veículos que saem sem o ar condicionado de fábrica, mas ainda existe a opção de instalar tal aparelho no veículo a parte, e isso é mais comum do que você pensa! Porém, mexer na parte elétrica do veículo pode acarretar uma série de problemas e, caso não sejam as peças originais, os problemas podem ser ainda maiores. Ou seja, é a melhor opção possível é já comprar o veículo com o ar condicionado para evitar tais problemas posteriormente.

Cuidados com o ar-condicionado

Para se manter um ar condicionado funcionando perfeitamente, é necessário se ter um cuidado redobrado com a prevenção de problemas e uma série de procedimentos para o reparo do mesmo caso necessário.

Caso você desconfie da potência do ar de seu veículo e se o mesmo ainda estiver na garantia, você poderá fazer um teste na concessionária para comprovar se o ar realmente está mais fracom ou se foi apenas impressão.

Caso o problema seja o mau cheiro e o ar não gelando, o filtro de ar pode ser o responsável por isso. É importante trocar o mesmo a cada 6 messes. Se o problema for de pressão, será necessário realizar um reparo que fica na casa dos 300 e 500 para ser realizado.

Agora se o ar condicionado começar a fazer barulho, fique esperto pois pode ser um problema mais grave, como por exemplo um colapso do sistema. Torça para isso não acontecer, pois se ocorrer e afetar o compressor, o concerto pode ultrapassar os 3 mil reais facilmente.

Para prevenir problemas como estes citados acima, é necessário que a manutenção seja realizada constantemente e, caso seja feita, problemas aparecerão apenas em casos defeitos de fábrica. É importante recarregar o gás a cada dois anos, ou até menos (quanto menos uso, menor o tempo para recarregar) dependendo do seu uso do dispositivo.

O ar condicionado é um dispositivo que revolucionou o setor dos automóveis para sempre, visto que hoje é um equipamento primordial. Mas para que o mesmo não de problemas constantemente, basta realizar as manutenções constantemente e não abusar da bateria (dar a partida no veículo com o ar ligado por exemplo) que o ar irá durar com qualidade por um período de tempo.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?