Como tirar mau cheiro do carro

Todo mundo gosta de deixar o carro limpinho e com visual impecável. Mesmo porque o veículo sendo um bem de alto valor exige uma manutenção constante para não desvalorizar. Ora, não faltam lava-rápidos e funilarias em cada bairro para deixar seu veículo em ordem, mas quando o problema é mau odor a solução exige cuidados especiais.

Dicas
3 meses atrás
Como tirar mau cheiro do carro

Identificando a origem do problema

Quando sentimos um mau cheiro no carro o primeiro cuidado é descobrir onde está o foco. A dificuldade está que não é tão simples encontrar as fontes de mau cheiro. Nem sempre se trata de um perecível estragado, facilmente identificável.

Saiba então que um excesso de água no carpete ou assento podem produzir odores indesejados, bem como problemas mecânicos podem ser a causa.

Fontes de mau cheiro

Se você está na dúvida da origem do mau cheiro comece por eliminar as possibilidades mais comuns. Verifique se os tapetes estão limpos e retire-os para facilitar a investigação.

Observe o piso, analisando se o assoalho está úmido. Utilize um papel toalha, por exemplo, para testar e confira se o cheiro o contaminou.

Passe então a verificar os assentos, levantando a almofada dos bancos traseiros. Como se trata de uma região com espuma mais densa, os bancos podem estar secos, mas a umidade deixa vestígios de tons escurecidos no tecido.

Se encontrar manchas é o caso de utilizar uma extratora capaz de retirar o excesso de umidade de camadas mais profundas e acabar com o cheiro de mofo.

Os compartimentos dos veículos costumam ser locais onde ficam armazenadas sobras de alimentos ou bebidas, principalmente a região do console central. Nestes casos a limpeza é mais fácil por se tratar de materiais duros como plástico, bastando utilizar um pano com água e sabão ou mesmo produto específico de remoção de sujeiras.

Não fume no veículo

O veículo como se trata de um ambiente fechado é preciso tomar cuidados básicos para evitar contaminar o ar. Mesmo porque ninguém que ficar confinado em uma viagem com mau odor que não desaparece.

Deste modo, por exemplo, evite fumar dentro do veículo. Os poluentes emitidos do cigarro contaminam os tecidos e borrachas deixando um odor contínuo de nicotina, além de ser prejudicial à saúde.

Evite comer no veículo

Outra coisa recomendável é que se evite tomar alimentos dentro do carro, por mais que isso seja bem cômodo e agradável. O maior risco é ter que transportar comida.

Mas se as circunstâncias exigem coloque os alimentos bem vedados no porta-malas. Saiba que se você derramar, por exemplo, molho no carpete dificilmente conseguirá tirar o mau odor sem uma higienização completa, algo que costuma ficar acima dos R$ 300,00.

Umidade e cheiro de mofo

Seja como for, se carpete estiver sujo, não molhe diretamente o assoalho como se faz com um piso de chão. Por detrás do carpete do veículo existe um feltro, que se ficar encharcado começa exalar um odor contínuo de mofo e implica necessariamente na substituição do feltro.

Odores relacionado a defeitos mecânicos

Mas se você tem consciência de que não derramou nada no veículo e está sentido um mau odor, então pode estar havendo um problema mecânico.

Se houver superaquecimento na frenagem, por excesso de uso, ou problema no líquido do mecanismo de freios, o sintoma é odor de carpete queimado.

Quando está havendo vazamento de combustível o odor de gasolina se faz sentir fortemente e exige cuidados imediatos.

Já vazamentos de óleo do motor nas vedações ou selos, identificados por gotas de óleo embaixo do veículo, produzem o odor de óleo frito.

Agora se você não comeu ou deixou ovo no veículo e está sentido odor de ovos podres, veja com um especialista se o catalisador está em bom funcionamento.

Se algum plástico estiver preso no escapamento você terá que esperar o veículo esfriar para raspar o material da tubulação, do contrário o odor de plástico queimado irá empestear o ambiente.

Não fez ginástica e todos estão usando o veículo com roupas limpas, então o odor de vestiário pode estar vindo do ventilador do ar condicionado. O melhor é aplicar um produto antifúngico e trocar o filtro de ar da cabine para solucionar o problema.

Dicas para tirar o mau cheiro

Uma vez eliminado a fonte direta do mau cheiro, existem várias dicas que ajudam absorver do ambiente um odor contaminado:

  • Utilize um desodorizado veicular
  • Utilize um ionizador de ar elétrico
  • Deixe uma maça cortada até secá-la por completo
  • Deixe cal ou giz no chão do veículo
  • Deixe por um dia um pano úmido com vinagre no chão
  • Exponha o veículo com as portas abertas ao sol
  • Coloque debaixo dos bancos pedaços de carvão embrulhados em papel toalha
  • Polvilhe bicarbonato de sódio nos assentos e carpetes antes de aspirar

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?