No mercado automobilístico brasileiro, o segmento das picapes médias a diesel é repleto de opções que atraem consumidores em busca de desempenho robusto, versatilidade e capacidade de carga. Neste comparativo, vamos mergulhar na análise de duas picapes populares neste segmento, ambas com lançamentos em 2024: a Ford Ranger Limited 3.0 V6 e a Chevrolet S10 High Country 2.8 Turbo.
Ambas as picapes têm suas virtudes e são excelentes escolhas, dependendo das necessidades e preferências individuais do comprador. A Ford Ranger Limited 3.0 V6 brilha em termos de desempenho, autonomia e capacidade de carga, tornando-se uma opção sólida para aqueles que valorizam potência e versatilidade. Por outro lado, a Chevrolet S10 High Country 2.8 Turbo oferece um preço mais competitivo, um consumo ligeiramente melhor e pode ser a escolha certa para quem busca uma opção mais econômica. A escolha final entre essas duas picapes dependerá das prioridades do comprador, das necessidades específicas e, é claro, do orçamento disponível.
Exploraremos diversos aspectos, desde o desempenho até o consumo, passando por autonomia, dimensões e porta-malas, preço aproximado e, finalmente, chegaremos a uma conclusão sobre qual dessas picapes se destaca como a melhor opção.
Começando pelo desempenho, a Ford Ranger Limited 3.0 V6 se sobressai. Equipada com um motor V6 turbodiesel que produz 250 cv de potência a 3250 rpm e um impressionante torque máximo de 61,2 kgfm a 1750 rpm, esta picape oferece uma performance notável. Ela acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 187 km/h. Em contrapartida, a Chevrolet S10 High Country 2.8 Turbo, com seus 200 cv de potência a 3600 rpm e torque máximo de 51 kgfm a 2000 rpm, apresenta um desempenho consideravelmente inferior, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h.
Quanto à propulsão e combustível, ambas as picapes adotam motores a diesel e tração integral temporária. Isso as torna ideais para enfrentar uma ampla gama de terrenos e condições adversas sem perder eficiência.
Aqui, a Ford Ranger Limited 3.0 V6 leva a vantagem com uma transmissão automática de 10 marchas, enquanto a Chevrolet S10 High Country 2.8 Turbo oferece uma transmissão automática de 6 marchas. A Ranger possui uma caixa de câmbio mais avançada, o que pode resultar em uma condução mais suave, eficiente e adaptável a diferentes situações.
Em relação ao consumo de combustível, a Chevrolet S10 High Country 2.8 Turbo se destaca ligeiramente. Na cidade, ela atinge 8,4 km/l, enquanto na estrada chega a 10,4 km/l. A Ford Ranger Limited 3.0 V6, por sua vez, registra 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Embora a S10 tenha uma leve vantagem, a diferença é relativamente pequena.
Quando se trata de autonomia, a Ford Ranger Limited 3.0 V6 novamente apresenta uma vantagem. Graças a um tanque de combustível um pouco maior, ela oferece uma autonomia significativamente maior, especialmente em estradas. Isso pode ser um fator importante para aqueles que planejam viagens longas ou trabalham em locais remotos.
No quesito dimensões e capacidade de carga, ambas as picapes são semelhantes em tamanho, mas a Ford Ranger Limited 3.0 V6 supera a Chevrolet S10 High Country 2.8 Turbo no que diz respeito à caçamba. A Ranger oferece uma caçamba com capacidade de 1250 litros, o que pode ser um diferencial para aqueles que necessitam de um espaço de carga mais generoso. No entanto, as dimensões exatas das picapes não foram fornecidas, tornando difícil uma comparação precisa nesse aspecto.
Quando se trata de preço, a Chevrolet S10 High Country 2.8 Turbo leva a vantagem. Com um valor aproximado de R$ 299.900, ela é mais acessível em comparação com a Ford Ranger Limited 3.0 V6, que possui um preço de aproximadamente R$ 319.990.
Em relação ao custo de manutenção, a S10 se destaca mais uma vez. O valor do seguro para a S10, conforme cotação da TEx, é de R$ 2.412, significativamente mais baixo em comparação aos R$ 3.725 cotados para a Ranger. Além disso, o custo total das seis primeiras revisões da S10 é de R$ 6.060, ligeiramente inferior aos R$ 6.284 solicitados pela Ford.
*Com informações de autoesporte e quatrorodas.