Os testes de segurança veicular realizados pelo Latin NCAP destacam quais automóveis oferecem a maior proteção para motoristas e passageiros. As avaliações envolvem simulações de colisões frontais, traseiras e laterais, considerando adultos e crianças nos veículos. A classificação é feita em estrelas, que variam de zero a cinco, indicando o nível de segurança do carro.
Pontos Principais:
Desde 2020, os critérios de avaliação do Latin NCAP foram atualizados, unificando a pontuação para adultos e crianças em uma única nota. Contudo, veículos testados antes dessa mudança ainda são considerados neste levantamento. O objetivo desta análise é apresentar carros com a classificação máxima de segurança, especialmente entre hatches e SUVs fora da categoria de luxo.
A picape Mitsubishi L200 Triton foi avaliada pelo Latin NCAP em 2024. O modelo brasileiro demonstrou alta proteção para ocupantes adultos e crianças, com resultados robustos em diversas situações de impacto.
Para adultos, a estrutura do veículo mostrou ser suficiente para reduzir ferimentos em colisões frontais, com observação de lesões leves na canela do passageiro e do motorista. Em batidas laterais, a proteção foi superior, exceto por preocupações no pescoço em colisões traseiras.
No caso de crianças, houve um pequeno aumento na desaceleração torácica além do esperado, o que merece atenção. No geral, a picape obteve boa avaliação de segurança.
O SUV Volkswagen T-Cross, avaliado em 2024, obteve resultados sólidos nos testes de segurança, especialmente em impactos frontais. No entanto, algumas ressalvas foram apontadas, principalmente em colisões laterais.
A proteção para o pescoço em batidas traseiras e o tórax em impactos laterais apresentou pontos de atenção. Em colisões frontais, as preocupações foram menores, com leves ferimentos na canela do passageiro e no tórax do motorista.
Crianças tiveram boa proteção geral nos testes, com apenas um pequeno aumento na desaceleração do tórax acima do ideal.
O Chevrolet Tracker foi testado em 2022 e apresentou resultados expressivos na proteção para adultos e crianças. O modelo foi elogiado por sua resistência em colisões frontais, com apenas ferimentos leves nas pernas do motorista e passageiro.
Em impactos laterais, o tórax do motorista recebeu proteção abaixo do ideal. Por outro lado, o veículo se destacou na proteção contra efeitos de rebote em colisões traseiras.
Para crianças, o Latin NCAP não identificou problemas em nenhuma das situações testadas.
O sedan Volkswagen Novo Virtus, testado em 2022, alcançou boa classificação de segurança. A proteção foi eficiente em impactos frontais, com pequenas ressalvas para ferimentos leves na canela de passageiros e pernas do motorista.
Colisões laterais com um poste mostraram fragilidade na proteção torácica do motorista, enquanto outros testes laterais obtiveram melhores resultados. A proteção para crianças foi avaliada positivamente, sem pontos de preocupação.
O SUV compacto Volkswagen Nivus, também testado em 2022, teve resultados semelhantes ao Novo Virtus. A segurança foi avaliada como eficiente em diversos cenários, com destaque para a proteção dos pés do motorista em impactos frontais.
Em colisões laterais, a proteção do tórax foi sólida contra barreiras deformáveis, mas apresentou leve fragilidade nos testes simulando um poste. A segurança para crianças foi classificada como excelente, sem preocupações levantadas.
Os modelos Chevrolet Onix e Onix Plus foram testados em 2019, sob critérios anteriores do Latin NCAP. Ambos obtiveram cinco estrelas para adultos e crianças, apesar de ressalvas para proteção em impactos frontais e laterais.
A proteção para pernas de motoristas e passageiros foi considerada preocupante em batidas frontais. Em simulações de impactos laterais com postes, a proteção foi classificada como fraca. A segurança para crianças foi bem avaliada, com os veículos atendendo os padrões esperados.
O Volkswagen Taos, testado em 2021, combina amplo espaço interno com segurança veicular. Nos crash-tests, mostrou proteção eficiente para ocupantes adultos, exceto no tórax do motorista em impactos frontais. A segurança infantil foi exemplar, sem preocupações em qualquer cenário avaliado.
O Toyota Corolla foi avaliado em 2019 e revisado em 2024. No teste original, o modelo obteve cinco estrelas, mas após a reavaliação caiu para quatro estrelas. Ainda assim, o Latin NCAP considera sua performance positiva nos primeiros cinco anos após a avaliação.
O Corolla demonstrou boa proteção em colisões frontais, com ressalvas para o tórax e as coxas do motorista. Em impactos laterais, ferimentos foram observados em simulações com postes. A proteção para crianças foi bem avaliada em todos os testes.