Confira como deverá ser o novo visual do Honda HR-V e porque podemos esperar uma versão híbrida do SUV

A Honda registrou o design reestilizado do HR-V no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do Brasil. As modificações incluem uma nova grade frontal, para-choque dianteiro e lanternas traseiras. A grade abandona o formato hexagonal por um retangular, com filetes horizontais para as versões EXL e EX, e um padrão em colmeia para as versões Touring e Advance. O para-choque perdeu a entrada de ar dividida, agora com uma única grade inferior, e os vincos foram redefinidos. As lanternas traseiras possuem um novo desenho interno com faixas horizontais em LED.
Publicado em Notícias dia 14/05/2024 por Alan Corrêa

Pra quem não sabe, em sua terra natal o HR-V chama-se Honda Vezel, por isso é possível ter uma base no que chegará por aqui de acordo com o que está sendo apresentado por lá. O Honda HR-V reestilizado está previsto para chegar ao Brasil em breve, conforme registros feitos pela fabricante japonesa no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). As mudanças incluem alterações na grade frontal, para-choque dianteiro e lanternas traseiras. A grade abandona o formato hexagonal, adotando um design retangular com filetes horizontais para as versões EXL e EX, enquanto as versões Touring e Advance utilizarão um padrão em forma de colmeia. O para-choque dianteiro agora conta com uma única grade inferior, removendo a entrada de ar dividida que estava presente anteriormente. Além disso, os vincos no para-choque foram redefinidos, eliminando a linha ascendente que se originava das luzes de neblina. As lanternas traseiras apresentam um novo desenho interno com faixas horizontais em LED, substituindo as linhas pontilhadas que contornavam a peça.

Essas alterações foram apresentadas no Japão em abril e indicam que o modelo reestilizado deverá ser incorporado à linha de produção em Itirapina, São Paulo, em 2025. A Honda optou por registrar peças separadas no INPI, o que sugere que a marca está se preparando para lançar o veículo no mercado brasileiro. As mudanças são consideradas sutis e refletem a abordagem conservadora da Honda ao renovar seus veículos. No entanto, algumas das atualizações vistas no modelo japonês, como o sistema de faróis adaptativos da nova geração do Civic, podem não ser incluídas na versão brasileira. Além disso, o sistema híbrido, que se tornou mais eficiente no Japão, ainda não está disponível no Brasil.

Em abril de 2024, a Honda anunciou um investimento de R$ 4,2 bilhões no Brasil, com previsão de execução entre 2024 e 2030. Esse montante será utilizado para a produção do novo WR-V e para o desenvolvimento de um novo modelo híbrido flex. Embora a empresa não tenha divulgado detalhes específicos sobre quais modelos receberão essa motorização híbrida, o HR-V é uma das possibilidades. Até que essa motorização seja introduzida no mercado brasileiro, o HR-V reestilizado continuará a ser equipado com os motores atuais. As versões de entrada terão o motor 1.5 aspirado de quatro cilindros, que gera 126 cavalos de potência e 15,8 kgfm de torque. As versões mais caras serão equipadas com o motor 1.5 turbo, que entrega 177 cavalos de potência e 24,5 kgfm de torque. Ambos os motores utilizam uma transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas.

O HR-V híbrido, disponível em mercados internacionais, utiliza um sistema composto por um motor 1.5 aspirado de quatro cilindros que opera em ciclo Atkinson, combinado com dois motores elétricos. Esse conjunto produz uma potência total de 131 cavalos e 25,8 kgfm de torque. No mercado brasileiro, o motor 1.5 aspirado flex fabricado localmente gera 126 cavalos de potência e 15,5 kgfm de torque, o que pode resultar em uma potência combinada mais elevada quando integrado ao sistema híbrido. O consumo médio registrado para o modelo híbrido no mercado europeu é de 18,5 km/l. Esse desempenho é alcançado porque o sistema e:HEV utiliza os motores elétricos para tracionar as rodas, enquanto o motor a combustão funciona principalmente como um gerador de energia para recarregar as baterias. O motor 1.5 aspirado entra em ação para movimentar o veículo apenas em velocidades mais altas e em regime de cruzeiro, seguindo a mesma lógica dos modelos Civic, Accord e CR-V híbridos.

No aspecto visual, as mudanças externas no HR-V são acompanhadas por atualizações no interior do veículo. A multimídia deverá passar por uma atualização de software para incluir uma tela que mostre o funcionamento do sistema híbrido. Além disso, o interior ganhará novos botões destinados ao controle do sistema elétrico. Embora as modificações no design externo sejam discretas, elas estão em linha com a tradição da Honda de implementar atualizações evolutivas em seus modelos. O objetivo dessas mudanças é manter o modelo atualizado e competitivo no mercado, sem alterar drasticamente sua identidade visual.

A introdução do HR-V híbrido no mercado brasileiro representaria um passo significativo para a Honda, alinhando-se às tendências globais de eletrificação e eficiência energética. A versão híbrida do HR-V ofereceria aos consumidores brasileiros uma opção com menor consumo de combustível e menores emissões de poluentes, em comparação com as versões movidas exclusivamente por motores a combustão. Essa estratégia está em consonância com os esforços globais da Honda de reduzir a pegada de carbono de sua frota e atender à crescente demanda por veículos mais sustentáveis.

A Honda tem um histórico de introduzir novas tecnologias e inovações de maneira gradual em seus mercados. O HR-V híbrido é parte dessa estratégia, aproveitando a experiência acumulada com os modelos híbridos Civic, Accord e CR-V. A implementação de sistemas híbridos avançados nos veículos da Honda visa oferecer um equilíbrio entre desempenho, eficiência e conforto, sem comprometer a confiabilidade e a durabilidade, características pelas quais a marca é conhecida.

Além das atualizações no HR-V, a Honda continua a investir no mercado brasileiro com a produção de novos modelos e a expansão de suas instalações de produção. O investimento de R$ 4,2 bilhões anunciado recentemente é um exemplo do compromisso da empresa com o mercado local. Esse investimento será utilizado não apenas para a produção do novo WR-V, mas também para o desenvolvimento de novas tecnologias e a introdução de modelos híbridos e elétricos. Essa abordagem reflete a visão de longo prazo da Honda para o Brasil, considerando as mudanças nas preferências dos consumidores e as novas regulamentações ambientais.

A chegada do HR-V reestilizado e potencialmente híbrido ao Brasil representa um marco na evolução do portfólio da Honda no país. O modelo reestilizado, com suas mudanças sutis no design e a possibilidade de uma motorização híbrida, oferece aos consumidores brasileiros uma opção moderna e eficiente. A integração de novas tecnologias e a atualização do design do HR-V visam manter o modelo competitivo no segmento de SUVs compactos, um dos mais disputados do mercado automotivo brasileiro.

A continuidade do uso dos motores atuais, combinados com a introdução de uma versão híbrida, permite que a Honda atenda a diferentes perfis de consumidores. Aqueles que buscam um veículo eficiente em termos de consumo de combustível e com menores emissões de poluentes podem optar pela versão híbrida, enquanto os consumidores que preferem um motor a combustão tradicional ainda terão essa opção disponível.

O HR-V reestilizado e potencialmente híbrido representa um avanço significativo para a Honda no Brasil, alinhando-se às tendências globais de sustentabilidade e eficiência energética. A introdução de novas tecnologias e a atualização do design do modelo são passos importantes para manter a competitividade da Honda no mercado automotivo brasileiro. Com o investimento contínuo em novas tecnologias e a expansão de sua capacidade de produção, a Honda está bem posicionada para atender às necessidades dos consumidores brasileiros e acompanhar as tendências globais do setor automotivo.

A chegada do HR-V reestilizado ao Brasil é aguardada com interesse pelo mercado e pelos consumidores. As mudanças no design e a possibilidade de uma versão híbrida adicionam valor ao modelo, tornando-o uma opção atraente para aqueles que buscam um veículo moderno, eficiente e alinhado com as tendências de sustentabilidade. A Honda, com sua abordagem conservadora e evolutiva, continua a manter sua reputação de confiabilidade e inovação, oferecendo aos consumidores brasileiros veículos que atendem às suas expectativas e necessidades.

*Com informações do Wikipedia, Honda, Motor1, Autoesporte e Mobiauto.