O ano de 2021 mal começou e os brasileiros já estão ávidos de saber quais os novos modelos de carros serão lançados no Brasil. A boa notícia é que teremos uma invasão de SUV’s, os queridinhos do momento. Confira os 20 novos modelos que serão lançados neste ano de 2021.
Apesar de todas as consequências da crise pela qual o mundo passou em 2020, tivemos alguns lançamentos de peso, como as novas gerações dos Fiat Strada, Chevrolet Tracker, Nissan Versa e Peugeot 208, sem falar na estreia do Volkswagen Nivus e do Caoa Chery Tiggo 8.
Desses modelos, metade é de SUV’s. Em 2021 o foco das montadoras não foi alterado, o segmento de SUV’s continuarão a todo vapor. Será um primeiro passo para fora da crise? Descobriremos ao longo do ano, mas tudo indica uma retomada no setor.
Desntre os 20 novos modelos anunciados para lançamento no Brasil em 2021, mais da metade é do segmento de SUV’s. Entre os mais esperados estão os Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, além de algumas novidades importantes em modelos já existentes, como as reestilizações de Jeep Compass e Nissan Kicks.
Ainda que os SUV’s sejam a maioria dentre os novos lançamentos, picapes, hatches, esportivos e elétricos não ficam de fora. O ano de 2021 promete grandes novidades nesses segmentos, e a chegada de um novo modelo elétrico para brigar nesse palco.
Vamos começar nossa lista com um dos modelos mais esperado pelos brasileiros, a estreia do Toyota Corolla Cross. O novo modelo já está registrado no Brasil e sua estreia se dará ainda no primeiro trimestre de 2021.
Construído na mesma plataforma que o sedã Corolla, a TNGA-C, o modelo possui 4.460 mm de comprimento, 1.825 mm de largura, 1.620 mm de altura e 2.640 mm de distância entre eixos.
O SUV e o sedã da marca não possuem em comum apenas a mesma plataforma, mas compartilham também a mesma mecânica: o 2.0 flex de 177 cv e o 1.8 híbrido flex de 122 cv. Os preços estimados ficam entre R$ 140 mil e R$ 190 mil a depender da versão.
Outra grande novidade, mais um modelo inédito, é o Volkswagen Taos. Esse novo modelo não substituirá o Tiguan Allspace, que seguirá sendo fabricado nas versões mais equipadas. A proposta do Taos é entrar na briga dos SUV’s médios, concorrendo diretamente com o Jeep Compass 2022 e o Toyota Corolla Cross.
O Taos será produzido na Argentina e sua motorização será composta pelo motor 1.4 TSI flex de 150 cv e 25,5 kgfm de torque com o mesmo câmbio do T-Cross, automático de 6 velocidades.
Por fora poderíamos dizer que o Taos é uma mistura do T-Cross e do Tiguam, com elementos novos que lhe dão identidade própria, como os faróis com luzes de rodagem diurna em LED no formato de “L”, além do filete iluminado na grade.
Por dentro, o modelo traz algumas coisas do T-Cross e outras do Jetta, com destaque da central multimídia VW Play de 10 polegadas, ar-condicionado digital de duas zonas, quadro de instrumentos totalmente digital e o novo volante da Volkswagen.
Sua estreia está prevista para junho de 2021. Os preços, ao que tudo indica, estará entre R$ 130 e R$ 170 mil, a depender da versão e itens de série, mesma faixa de preço dos dois principais concorrentes.
O Jeep de 7 lugares é outra novidade para o ano de 2021, e seu nome ainda permanece um mistério. Desenvolvido pela Engenharia da marca aqui no Brasil, o modelo será construído na plataforma Small Wide 4×4 em Goiania, a mesma que já fabrica os modelos Fiat Toro, Jeep Renegade e Compass.
A marca anunciou que o lançamento se dará no segundo semestre de 2021. Pouco se sabe do seu design, mas tudo indica que terá elementos do Compass 2022, além das duas possibilidades de motor: o novo motor 1.3 Firefly turbo flex e o 2.0 Multijet (turbodiesel) atualizado.
O modelo terá 7 lugares e competirá com os modelos Volkswagen Tiguan Allspace, Caoa Chery Tiggo 8 e Peugeot 5008. Sua faixa de preço estará entre R$ 175 mil e R$ 230 mil. Sua chegada está prevista para o segundo semestre de 2021.
Fazendo uma pausa na nossa lista de inéditos, precisamos mencionar a reestilização do Jeep Compass. A marca sabe que em 2021 terá concorrentes de peso e que precisa caprichar se quiser continuar liderando o segmento de SUV’s médios, como vem fazendo desde 2017.
Por isso, o modelo sofrerá uma série de alterações, entre as quais está a renovação do seu interior e a atualização mecânica que contará com a inclusão do tão esperado motor 1.3 Firefly turbo flex, cuja potência se estima em 170 cv, e o câmbio automático de tipo CVT. Mas o modelo SUV continuará oferecendo o 2.0 Multijet (turbodiesel) também de 170 cv de potência.
Mas isso não é tudo. Está confirmada a importação do Compass com motorização híbrida, que poderá levar a potência a impressionantes 190 cv. A FCA está disposta a brigar com força nessa competição de SUV’s médios.
As novidades não param por aí. O modelo ainda contará com novo volante, central multimídia “flutuante” de 12 polegadas e quadro de instrumentos totalmente digital. Mas a melhor notícia é que os preços não deverão ficar mais ou menos na mesma faixa, entre R$ 135 mil e R$ 225 mil. Chegada apenas no segundo semestre de 2021.
Outro SUV importante no mercado nacional é o Caoa Chery Tiggo 2. Também ele contará com um reestilização que merece atenção. Além das alterações no design – tudo indica que seguindo o modelo vendido na China – a grande novidade está no interior, com o novo desenho do painel, o volante e console central atualizados, e a nova central multimídia com mais tecnologia.
Mas as mudanças continuam na mecânica. O modelo ganhará um motor novo 1.0 turbo flex que substituirá o atual 1.5 flex. O câmbio também será substituído por um novo de tipo CVT, o mesmo utilizado nos Arrizo 5 e Arrizo 6.
Um dos pontos fortes do modelo é o preço mais baixo que o dos concorrentes, que depois dessas renovações deverão partir de R$ 75 mil. Sua chegada será no primeiro semestre de 2021.
Com o Renault Captur 2022 as notícias já não são tão boas. Ao contrário do que aconteceu no país de origem da marca e outros países da Europa, onde o modelo ganhou nova geração em 2019, aqui no Brasil terá apenas uma reestilização no atual modelo russo.
O Renault Captur 2022 continuará sendo fabricado na plataforma da antiga Duster, mas com algumas novidades da nova Duster: direção assistida eletricamente, nova arquitetura eletrônica e volante ajustável também em distância. As mudanças visuais também serão muito tímidas. Nada muito emocionante.
A maior novidade está na mecânica. O modelo receberá o motor 1.3 turbo e câmbio automático do tipo CVT, capaz de produzir 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Mas essas alterações farão os valores aumentar, podendo ultrapassar os R$ 110 mil. A previsão de chegada é para o segundo semestre de 2021.
Uma das maiores novidades do ano está no modelo Ford Bronco Sport. Sua construção monobloco lhe conferem altíssima resistência, e o SUV médio tem seu foco nas versões 4×4 do Jeep Compass, e pretende ser uma opção off-road do Ford Territory.
As opções de motorização que o Bronco Sport oferece nos Estados Unidos são: 1.5 EcoBoost de 183 cv de potência e 26,3 kgfm de torque e 2.0 EcoBoost de 248 cv e 38 kgfm. Ambos motores turbo a gasolina. Para acompanhar esses motores, está o câmbio automático de 8 marchas, com tração 4×4 e opção de bloqueio do diferencial traseiro.
O Bronco Sport traz também o recurso de frenagem autônoma de emergência, monitoramento de pontos cegos e farol alto automático. Como opcionais, pode receber controle de cruzeiro adaptativo com função stop&go.
O modelo inédito no Brasil tem sua chegada prevista para o terceiro trimestre de 2021 e o preço inicial estimado em R$ 185 mil.
No modelo Chevrolet Equinox 2022 teremos apenas algumas reestilizações, as quais já haviam sido reveladas ao redor do globo em 2020, mas que no Brasil só devem chegar agora, no primeiro semestre de 2021.
Algumas mudanças discretas no visual, como a grade, para-choques e faróis com desenhos novos. Na traseira uma pequena alteração no layout interno das lanternas (em LED) e a posição do friso cromado.
Foram adicionados ao pacote de série o assistente de manutenção em faixa, câmera de ré e alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência em todas as versões.
Na parte da mecânica, deve permanecer apenas o motor 1.5 turbo de 172 cv. Ao que tudo indica não teremos mais o 2.0 de 262 cv, que será descontinuado nos Estados Unidos. O preço estimado é de R$ 140 mil.
No caso do Hyundai Creta não temos um novo modelo, mas também não se trata apenas de uma reestilização. A marca está apostando numa nova geração, e se a chegada do novo HB20 causou polêmica, preparem-se porque a do novo Creta será ainda mais intensa.
Já revelado em outros países, o modelo será marcado pela ousadia do novo conjunto óptico, que será dividido em 4 peças na dianteira, e o mesmo tema se repete na traseira.
As medidas do modelo também foram alteradas e agora ele conta com 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e 2,61 m de distância entre eixos. Provavelmente trará do México duas opções de motorização: o 1.5 de 115 cv e 1.4 turbo de 140 cv. Mas é possível também que a marca utilize o mesmo do HB20, o 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm de torque.
Essa nova geração está prevista para chegar no Brasil no segundo semestre de 2021 com preço aproximado de R$ 80 mil.
Mais um SUV para nossa lista, o Nissan Kicks 2022 também oferece uma reestilização, praticamente pronta, prevista para estrear no Brasil em fevereiro de 2021. O modelo adotará o mesmo visual externo revelado na Tailândia: grades dianteiras maiores e conectadas aos novos faróis full LED mais finos, na traseira as lentes das lanternas escurecidas e um para-choque com novo desenho.
Na parte interior as mudanças não serão grandes. O modelo contará com uma atualização da central multimídia e novo revestimento. Na mecânica nada de novo, o Kicks 2022 continuará oferecendo o motor 1.6 flex de 114 cv e opções de câmbio manual de cinco marchas ou CVT. O preço estimado será de R$ 90 mil.
Encerradas as novidades no segmento dos SUV’s, passamos para uma outra muito esperada pelos brasileiros amantes de carros, o Volkswagen Tarok. A nova picape da marca alemã foi apresentada no Salão do Automóvel em São Paulo no ano de 2018, e poderá finalmente chegar às concessionárias ainda em 2021.
A futura concorrente da Fiat Toro tem inspiração proveniente da Taos, compartilhará sua plataforma (MQB), e poderá também compartilhar alguns de seus elementos visuais, como para-choque dianteiro, grade, capô e faróis. O modelo contará com o motor 1.4 TSI flex.
Sua chegada, num plano otimista, se dará ainda no final de 2021. Embora ainda seja difícil definir o seu preço, estima-se que será em torno de R$ 135 mil.
Continuando no segmento de picapes, temos a Fiat Toro 2022, atualmente vice líder das picapes, ficando atrás apenas da irmã “caçula”, a Strada. Sua reestilização será antecipada para concorrer com mais força com a concorrente direta da Volkswagen, a Tarok.
A alteração visual será sutil, muito discreta. Entre os destaques está que a Toro ganhará o novo logo da marca, com a sigla “FIAT” na dianteira. Os faróis serão de full LED nas versões mais equipadas, o para-choque redesenhado e em tom acetinado.
Por dentro temos um pouco mais de mudanças, o modelo receberá uma nova central multimídia com tela vertical, como na RAMA 1500, e um painel de instrumentos 100% digital.
Na parte mecânica a Toro continuará oferecendo os motores 1.8 E.torQ flex de 139 cv (MT5 e AT6) e 2.0 Multijet de 170 (AT9), mas também passará a oferecer a opção do motor 1.3 Firefly turbo com o câmbio CVT do Compass.
Essa reestilização está prevista para lançamento em julho de 2021 e o preço inicial será de aproximadamente R$ 110 mil.
A Ford não quis ficar por baixo e está lançando uma nova versão de sua picape, a Ranger Black. Essa versão inédita e exclusiva apostará suas fichas no visual agressivo, com itens na cor preta. Não apenas a carroceria, mas todos os elementos originalmente cromados da picape serão na cor preta: grade, molduras dos faróis de neblina, retrovisores e para-choque traseiro e rodas escurecidas com desenho exclusivo.
Mas suas mudanças ficam mesmo apenas no visual. Por baixo do capô nada será alterado. Essa versão receberá a motorização das versões mais altas, com o motor 3.2 Duratorq diesel de 200 cv. Essa nova versão está confirmada para o primeiro semestre de 2021 e terá preço estimado em R$ 190 mil.
A japonesa Nissan Frontier 2022 terá uma reestilização importante, com visual inspirado na sua irmã maior, a Titan, vendida apenas nos Estados Unidos. O investimento para modernização da fábrica na Argentina é a garantia de sua chegada no Brasil em pouco tempo.
Com uma grade maior, faróis full LED com novo design, capô e para-choque com linhas mais retas e uma traseira renovada, a picape japonesa promete agradar. Detalhe interessante é o nome do carro iluminado por dentro em LED.
Quanto à parte mecânica, ao que tudo indica serão mantidas as duas versões do motor 2.3 diesel, uma com um único turbo de 160 cv e a outra com o biturbo de 190 cv. Sua chegada está prevista para o terceiro trimestre de 2021 com preço aproximado de R$ 180 mil.
A francesa Citroën não lançará um novo modelo no Braisl este ano, mas pelo menos trará a nova geração do Citroën C3, com um visual completamente novo em relação às gerações anteriores. O modelo continuará sendo feito no Brasil, utilizando agora a plataforma do novo Peugeout 208, conhecida como CMP, instalada no Rio de Janeiro.
Não sabemos muito ainda do visual dessa nova geração, mas acreditamos que trará elementos do C% Aircross e do C4 europeu, mas são apenas especulações. Enquanto na mecânica o mais provável é que essa nova geração siga o primo-irmão argentino, com o motor 1.6 aspirado flex de 118 cv e câmbios manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades.
Sua chegada está programada para o segundo semestre de 2021 com preço estimado a partir de R$ 65 mil.
Outra nova geração que teremos no Brasil em 2021 é a BMW M3, com visual renovado e alterações significativas na mecânica, está prevista para ser lançada no Brasil no segundo semestre de 2021.
O esportivo adotará o motor 3.0 de 6 cilindros em linha, com dois níveis de potência: 480 cv e 510 cv. A configuração mais potente será restrita da versão Competition, cuja aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3,9 segundos, com velocidade máxima de 290 km/h.
O modelo ainda poderá ser equipado com o pacote M Race Track, que traz sistema de freios em cerâmica, rodas exclusivas e bancos esportivos. Claro que tudo nessa vida tem um preço, e o modelo deverá custar módicos R$ 600 mil.
Uma nova e muito desejada versão, do icônico Mustang, também chega ao Brasil esse ano, será o Ford Mustang Mach 1, uma edição especial do musle-car. A nova versão terá elementos visuais exclusivos e um relevante aperfeiçoamento dinâmico.
Com seu motor 5.0 V8, o Mach 1 produzirá 480 cv a 7.000 rpm e 58 kgfm a 4.600 rpm. A marca alemã informou que está utilizando componentes do Shelby GT350, cujo coletor de admissão e radiador de óleo do motor tem até 50% a mais de capacidade de refrigeração que a versão atual disponível no Brasil.
Essa nova versão só vem no último semestre de 2021 e não terá preço abaixo dos R$ 400 mil.
Mais um modelo inédito no Brasil, dessa vez da japonesa Honda. O modelo Honda City Hatch que já está sendo vendido na Tailândia chega ao Brasil no segundo trimestre de 2021 e será uma grande sensação, especialmente pelos fãs da marca japonesa.
O novo modelo será produzido no Brasil, na fábrica de Itirapina, em São Paulo. O visual será parecido com o do novo City sedan, que também virá para o Brasil. O novo Honda City Hatch tem 4.349 mm de cumprimento, 1.488 mm de altura e 1.748 mm de largura, com distância entre eixos de 2.589 mm.
Os elementos inéditos não ficam por aí, o modelo trará o motor 1.0 turbo de 3-cilindros que produz 122 cv de potência a 5.500 rpm e 17,6 kgfm de torque entre 2.000 e 4.500 rpm, com câmbio automático do tipo CVT, com simulação de 7 marchas. O preço estimado é de R$ 85 mil.
Já a Toyota está apostando suas fichas na reestilização do Yaris. Mas as coisas não vão passar de uma reestilização mesmo… O Toyota Yaris 2022 concentrará as mudanças visuais na dianteira, trazendo faróis full LED e luz de rodagem diurna nas versões mais caras. Também o para-choque dianteiro será reformado, e a grade inferior estará conectada à principal com uma largura maior em sua base.
Por dentro a única alteração significativa é a nova central multimídia. Na parte mecânica nada de novo, serão mantidos os motores 1.3 flex de 101 cv no hatch e 1.5 flex de 110 cv no hatch e no sedã, com o mesmo câmbio automático CVT. A opção de câmbio manual foi descontinuada.
O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2021 e o preço estimado é de R$ 75 mil.
Para fechar nossa lista com chave de ouro, teremos o lançamento de um modelo elétrico inédito no Brasil, a nova geração do Fiat 500. Ao contrário do protótipo trazido para o Brasil em 2014, o novo Fiat 500 terá uma autonomia de 300 km com uma única carga de bateria.
As novas baterias de íons de lítio têm ainda a grande vantagem de poderem ser recarregadas até 80% de sua carga em apenas 35 minutos, numa estação de carga rápida é claro.
Sua motorização é excepcional, proporcionando 118 cv de potência e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos. Para garantir a autonomia, entretanto, a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 150 km/h.
Sua chegada está prevista para o segundo semestre de 2021 e o preço estimado é de R$ 195 mil.
*Com informações da RevistaCarro, Mobiauto e AutosSegredos.