No Salão do Automóvel de Pequim de 2024, a Nissan revelou quatro carros-conceito movidos a novas energias. A empresa japonesa também expôs uma série de modelos eletrificados, indicando sua estratégia futura para eletrificação. Além dos modelos já anunciados, a Nissan planeja lançar um novo veículo energético até o final do ano fiscal de 2026, totalizando cinco novos modelos.
Makoto Uchida, Presidente e CEO da Nissan, destacou a nova abordagem da empresa para o mercado chinês conforme delineado no plano de negócios “The Arc”. Segundo Uchida, os carros-conceito apresentados são a base para o desenvolvimento de um portfólio equilibrado e diversificado que atenda às necessidades de mobilidade do mercado chinês em transformação. A estratégia enfoca o crescimento sustentável na região.
Os quatro conceitos revelados incluem dois veículos elétricos e dois híbridos plug-in. Esses modelos foram desenvolvidos em colaboração com a DongFeng, parceira local da Nissan, com o objetivo de atender às expectativas futuras dos consumidores chineses para soluções de mobilidade.
O Nissan Epoch Concept é um sedã elétrico projetado para centros urbanos e visa proporcionar um estilo de vida elevado através de tecnologias avançadas e design inovador. Este carro é equipado com conexão à internet das coisas e inteligência artificial que inclui um assistente pessoal virtual capaz de reconhecer emoções para facilitar a comunicação e melhorar a experiência do usuário.
O Nissan Epic Concept é um SUV elétrico que se destina a casais urbanos em busca de aventuras nos finais de semana. O veículo possui capacidade de condução autônoma adequada tanto para uso urbano quanto rodoviário e pode servir como uma fonte de energia móvel para alimentar equipamentos em acampamentos ou festas. As tecnologias integradas proporcionam uma atmosfera relaxante para os ocupantes.
O Nissan Era Concept é um SUV híbrido plug-in voltado para jovens empresários urbanos. O veículo é tratado como uma extensão do lar, com um sistema de entretenimento interconectado e assentos que oferecem conforto extremo. Equipado com tração integral avançada e suspensão ativa a ar, o modelo busca fornecer uma condução segura e confortável.
A estratégia da Nissan para o mercado chinês é encapsulada pelo slogan “Na China, para a China, da China para o mundo”. A empresa se concentra em aumentar seu valor e competitividade, buscando expandir sua presença na região. A Nissan lançou uma nova campanha de marca chamada “Excitement by Ni”, que simboliza seu compromisso com a inovação e a melhoria da qualidade de vida através de novas tecnologias de mobilidade.
Em resposta às demandas de um mercado em constante mudança, a Nissan anunciou que aumentará sua cooperação com empresas líderes em inteligência artificial para fornecer serviços inovadores e sistemas emocionalmente inteligentes, não apenas para o mercado chinês, mas também para outras regiões.
*Com informações da Nissan.