MINI Cabrio, uma história de sucesso. Sendo fabricado há várias décadas, o modelo passou por diversas transformações ao longo de sua carreira. A mais recente foi em 2018, quando o modelo ganhou nova geração de tecnologia e ficou ainda mais atrativo do que nunca, pois em nada perdeu o charme característico.
O MINI Cabrio conversível foi criado depois de 30 anos do surgimento do primeiro Mini, portanto em 1991 por iniciativa da concessionária Mini Lamm, da cidade alemã de Kappelrodeck.
Quando o projeto ficou pronto, a Sede da Rover no Reino Unido, e fabricante do Mini clássico, ficou impressionada com a qualidade do trabalho realizado. Por isso, decidiu investir e produzir 75 unidades para o mercado britânico, o que aconteceu em 1993. A partir desse momento o MINI Cabrio oficializou a sua posição de representante digno e legítimo da marca, e se tornou a referência de dirigibilidade a céu aberto.
Em 1992, entretanto, o desenvolvimento do Cabrio passou para a Rover Special Products, em parceria com a Karmann, e foi exibido publicamente no British Motor Show, em Birmingham. Dessa apresentação até 1996 foram produzidos, na fábrica de Longbridge, 1.081 unidades.
Nesse momento as características do modelo traziam: para-choques dianteiro e traseiro exclusivos da versão conversível, arcos das rodas mais largos, alavanca de câmbio de nogueira, volante de couro e tapete de veludo. Existia a possibilidade de destacar o teto e as opções de pintura eram: Vermelho Nightfire com capota também vermelha, ou azul Caribe com teto cinza. Seu motor era de quatro cilindros e 63 cv, muito bom para a época.
No ano 2000, com o relançamento da marca incorporada ao Grupo BMW, as expectativas começaram a renascer em relação ao MINI Cabrio. E, de fato, três anos mais tarde o modelo foi lançado e se tornou novamente referência no mundo dos conversíveis.
O modelo foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de Genebra, Suíça, em 2004. Nessa ocasião o modelo contava com três versões: MINI One Cabrio, MINI Cooper Cabrio e MINI Cooper S Cabrio. Além disso, era oferecido em 10 cores diferentes.
Nessa nova e primeira geração o MINI Cabrio já contava com a abertura do teto por sistema eletro-hidráulico. Ao toque de um botão o teto podia ser totalmente aberto ou recuado em 40 cm, e isso a uma velocidade de até 120 km/h.
Além disso, contava com uma grande versatilidade no uso do porta-malas, cuja abertura era facilitada pela tampa de abertura reclinável, e pelo Easy Load System. Também era possível rebater os assentos traseiros para melhor acomodar a bagagem e aumentar o acesso ao espaço.
Por ocasião do aniversário de 50 anos do MINI, nasceu a segunda geração do Cabrio, exposta no Salão de Detroit. Detalhes do design foram modificados e o seu visual ficou mais esportivo, os motores mais potentes e o interior mais refinado e com recursos de tecnologia com os quais a geração anterior não podia contar.
A capota de tecido trazia uma tecnologia com propriedades que melhoravam a acústica. Ele podia ser fechado e aberto em 15 segundos em velocidades de até 30 km/h. As janelas traseiras passaram a ser de vidro e com aquecimento.
Outra melhoria foi em relação ao tamanho do porta-malas, que passou a ter 170 litros com a capota aberta – contra os 125 da geração anterior – e até 660 litros com a capota fechada.
Mas a maior mudança de todas foi em relação à motorização. Nesta segunda geração o modelo passou a contar com várias possibilidades de motor: 98 cv, 122 cv e 184 cv (a gasolina); 112 cv e 143 cv (diesel). E uma última opção ainda era possível para a versão topo de linha, o MINI John Cooper Works Cabrio, capaz de entregar 211 cv (gasolina). Em todas as opções o câmbio era manual de 6 marchas, mas tinha como opcional o automático também de 6 marchas.
O MINI Cabrio chegou em 2018 à sua mais nova geração. Design e tecnologia foram renovados. Nela o acionamento do teto passou a ser totalmente elétrico com tempo de abertura de 18 segundos, em todas as versões está equipado com faróis e lanternas de LED, traz itens de segurança como o Controle de Distância de Estacionamento Traseiro (PDC), tela de 6,5 polegadas, sistema de Chamada de Emergência Inteligente (E-call).
Além disso, são cinco as opções de motorização oferecidas pelo modelo: One, Cooper, Cooper S, Cooper D e Cooper SD. Elas contam com 3 ou 4 cilindros, a gasolina ou a diesel, com transmissão automática manual ou automática, com 6, 7 ou 8 marchas. Tudo a depender da configuração que o cliente queira fazer.