Não é novidade para ninguém que, nos EUA, os modelos preferidos do público são as picapes! Sendo a Ford F150 e a Chevrolet Silverado os modelos de maior destaque em todo país, qualquer modificação destes modelos não mexe apenas com o segmento, mas com o mercado inteiro!
Com o anúncio do modelo elétrico da F-150, a Chevrolet não poderia ficar parada e decidiu dar o troco em sua concorrente: reaproveitando toda a tecnologia utilizada para a criação do Hummer EV, a GM anunciou a chegada da Silverado EV, o modelo eletrificado do veículo mais vendido de todo o grupo e também do planeta.
Por mais que ainda não sejam uma realidade tão próxima, são inúmeros os lançamentos já anunciados de picapes elétricas. O mercado ainda está devagar quando comparado com os outros modelos de carro, mas a tendência é que as picapes elétricas ganhem cada vez mais força nos próximos anos.
Quando falamos de picapes elétricas, devemos lembrar sobre o modelo que deu início a toda essa revolução e que, ainda por cima, não é vendido ainda: o Tesla Cybertruck! Quando o modelo foi lançado, a picape da marca de Elon Musk rapidamente ganhou as manchetes pelo seu estilo peculiar, promessa de modernidade e, principalmente, muita força, fazendo do modelo a caminhonete mais potente de todo o planeta!
Acontece que, com o passar do tempo, por mais que o Cybertruck ainda não tenha sido lançado, existem outros modelos que já foram anunciados e logo em breve estarão no mercado, como a Ford F-150 Lightning e a volta da Hummer, com o Hummer EV, estas aliás, com grandes ligações com a Silverado elétrica.
Falando na Silverado EV, é importante saber que a mesma, por mais que tenha semelhanças com o modelo atual da caminhonete, foi feita “do zero” para se habituar a todas as novas tecnologias inseridas. Porém, por mais que a plataforma seja outra, ainda é a mesma utilizada pela Hummer EV, fazendo assim com que a tecnologia fosse reaproveitada.
O design segue o padrão da marca, dando destaque por ser a versão elétrica pelo “E” do nome Silverado estar em azul. Sua principal característica exterior fica por conta da nova frente com faróis em led que acompanham toda a frente do carro, fazendo com que o logo também seja iluminado.
Em seu interior, o que mais chama atenção é o conjunto de telas integradas de 42 polegadas, sendo a multimídia de 17 polegadas, o quadro de instrumentos digital de 11 e o head-up display de 14, todos integrados. O modelo também seguirá uma tendência que veio com os carros da Tesla, de ir recebendo atualizações e ir melhorando constantemente.
Porém, o que mais chama atenção até o momento do veículo é a possibilidade de carregamento rápido, fazendo com que o modelo tenha uma autonomia de 160 km quando carregado por apenas 10 minutos! A autonomia total do modelo pode alcançar até 640 km, fazendo com que sejam necessários apenas 40 minutos para que a bateria esteja totalmente carregada!
Foram anunciadas apenas duas versões para o modelo, mas a que mais chamou atenção de todos foi a RST First Edition, a versão esportiva da Silverado EV.
Com rodas de aro 24, tração integral e uma potência total de 673 cv e 107,9 kgfm de torque, o modelo é capaz de rebocar 9.070 kg e fazer um tempo de 0 – 100 em apenas 4,5 segundos, sendo mais rápida que um Camaro, por exemplo!
Além da versão RST, ainda haverá uma outra versão com foco em trabalho, ou seja, contará com um motor mais civil e com a retirada de grande parte da sofisticação do modelo.
Esta versão de trabalho, chamada de WT, começará a ser entregue nos EUA a partir do segundo trimestre de 2023, partindo de U$ 39.900. Três meses depois, a versão esportiva (RST) chegará pela bagatela de U$ 105.000. Após isso, as demais versões serão lançadas e permitirão ao comprador ampla gama de personalização.
É esperado que, em 2023, a Silverado convencional volte a ser vendida no Brasil e, em 2024, a Silverado EV seja vendida por aqui. Caso isso aconteça, não se espante caso veja o modelo sendo comercializado acima da casa do milhão de reais.
*Com informações da Chevrolet.