Conheça a Toyota Hilux movida a hidrogênio que tem autonomia de quase 600 km

Com testes rigorosos em andamento, a Toyota está mais próxima de lançar um modelo de produção da Hilux com célula de combustível de hidrogênio, impulsionando a mobilidade sustentável.
Publicado em Notícias dia 7/09/2023 por Alan Corrêa

Em mais um avanço significativo em direção a um futuro livre de carbono, a Toyota acaba de revelar o protótipo de uma picape Hilux equipada com uma inovadora célula de combustível de hidrogênio.

Esta iniciativa representa mais um passo na estratégia abrangente da Toyota para alcançar a mobilidade livre de carbono, na qual são aplicadas diferentes soluções de powertrain, como veículos híbridos elétricos, híbridos plug-in, elétricos a bateria e células de combustível a hidrogênio, para atender às diversas necessidades dos usuários e ambientes operacionais em todo o mundo.

O Caminho para a Mobilidade Livre de Carbono

A Toyota apresenta um inovador protótipo de picape Hilux movido a célula de combustível de hidrogênio, avançando em direção à mobilidade livre de carbono.
A Toyota apresenta um inovador protótipo de picape Hilux movido a célula de combustível de hidrogênio, avançando em direção à mobilidade livre de carbono.

A mobilidade livre de carbono tem se tornado um imperativo global na busca por soluções sustentáveis para o transporte e a redução das emissões de gases de efeito estufa. A Toyota, como líder na indústria automobilística, está firmemente comprometida com essa causa e tem adotado uma estratégia de “múltiplos caminhos” para atingir esse objetivo. Em vez de apostar exclusivamente em uma única tecnologia, a Toyota tem investido em uma variedade de opções de powertrain para oferecer aos consumidores em todo o mundo escolhas mais amplas e sustentáveis.

O Ícone Global: Toyota Hilux

A Toyota adota uma estratégia abrangente, investindo em várias tecnologias de powertrain, incluindo células de combustível de hidrogênio, para atender às diversas necessidades dos consumidores em todo o mundo.
A Toyota adota uma estratégia abrangente, investindo em várias tecnologias de powertrain, incluindo células de combustível de hidrogênio, para atender às diversas necessidades dos consumidores em todo o mundo.

A picape Hilux é um ícone global da marca Toyota, conhecida por sua confiabilidade e durabilidade excepcionais. O projeto de desenvolvimento do protótipo da Hilux com célula de combustível de hidrogênio teve como objetivo explorar como essas qualidades poderiam ser mantidas enquanto se adotava uma nova propulsão baseada em células de combustível elétricas de hidrogênio, que produzem emissões zero na saída do escapamento, exceto por água pura.

O Novo Powertrain de Célula de Combustível de Hidrogênio

A tecnologia de célula de combustível da Mirai é a base do novo powertrain da Hilux, produzindo apenas água como emissão durante a condução.
A tecnologia de célula de combustível da Mirai é a base do novo powertrain da Hilux, produzindo apenas água como emissão durante a condução.

O powertrain do protótipo Hilux utiliza elementos centrais da tecnologia de célula de combustível de hidrogênio encontrada no sedan Mirai da Toyota, uma tecnologia que acumula quase 10 anos de experiência em produção comercial. Quando em funcionamento, a célula de combustível não emite poluentes na atmosfera, produzindo apenas vapor de água.

Armazenamento de Hidrogênio Avançado

Com três tanques de alta pressão, a Hilux de hidrogênio oferece uma autonomia esperada de mais de 600 km, superando os veículos elétricos com bateria.
Com três tanques de alta pressão, a Hilux de hidrogênio oferece uma autonomia esperada de mais de 600 km, superando os veículos elétricos com bateria.

Para armazenar o hidrogênio necessário para alimentar a célula de combustível, o protótipo Hilux possui três tanques de alta pressão. Isso confere ao veículo uma impressionante autonomia esperada de mais de 600 quilômetros com um único abastecimento de hidrogênio, superando significativamente o alcance típico de um sistema elétrico a bateria.

Localização Estratégica da Bateria Híbrida

Uma característica estratégica do projeto é a localização da bateria híbrida, que armazena a eletricidade gerada a bordo pela célula de combustível. Esta bateria está posicionada na caçamba traseira do veículo, garantindo que não haja perda de espaço na cabine, mantendo a praticidade e a utilidade da Hilux como uma picape.

Histórico do Projeto

O projeto teve início no início de 2022 com um estudo de viabilidade realizado pela Toyota Manufacturing UK (TMUK) e pela Toyota Motor Europe. Posteriormente, recebeu financiamento do governo do Reino Unido por meio do Advanced Propulsion Centre, uma organização sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento de tecnologias mais limpas e novos conceitos de mobilidade. Isso permitiu o início de um programa intenso de design e desenvolvimento a partir de 1º de julho de 2022, com a colaboração de parceiros do consórcio, incluindo a Ricardo, ETL, D2H Advanced Technologies, Thatcham Research e o apoio adicional da Toyota Motor Corporation (TMC).

Construção do Protótipo e Testes Rigorosos

A construção do protótipo começou em 5 de junho deste ano, seguindo os princípios do Sistema de Produção Toyota, em uma área dedicada dentro das instalações da TMUK. O primeiro veículo foi concluído apenas três semanas depois, sendo o primeiro de um total de 10 que serão construídos até o final deste ano. Esses veículos passarão por testes rigorosos para garantir que atendam aos altos padrões de segurança, desempenho dinâmico, funcionalidade e durabilidade exigidos de um modelo de produção.

Desenvolvimento de Habilidades e Papel dos Membros do Consórcio

O projeto teve início em 2022 e recebeu apoio do governo do Reino Unido, resultando na construção rápida de um protótipo.
O projeto teve início em 2022 e recebeu apoio do governo do Reino Unido, resultando na construção rápida de um protótipo.

O projeto permitiu que os membros da TMUK desenvolvessem e aplicassem novas habilidades relacionadas a veículos elétricos com células de combustível de hidrogênio e componentes de sistemas de hidrogênio. Os membros do consórcio também desempenharam papéis essenciais na fase inicial do programa. A Ricardo apoiou os preparativos para a construção do protótipo, realizando tarefas de design e desenvolvimento e confirmando todo o processo de fabricação em paralelo com as equipes da TMUK. A Ricardo realizará a avaliação completa do veículo nos próximos meses, antes de uma decisão sobre a possível introdução de um modelo de produção na segunda metade desta década.

Sobre os Membros do Consórcio

  • Toyota Motor Manufacturing UK (TMUK): A TMUK produz os modelos Corolla Hatchback, Touring Sports e modelos comerciais em seu centro de produção em Burnaston, Derbyshire, e motores híbridos em sua instalação em Deeside, no norte de Gales. A TMUK iniciou a produção em 1992 como o primeiro negócio de fabricação totalmente de propriedade da Toyota na Europa e se tornou o primeiro local da empresa a fabricar veículos híbridos elétricos fora do Japão. Até o momento, a Toyota investiu mais de £2,75 bilhões em suas operações de fabricação no Reino Unido; a TMUK emprega atualmente mais de 3.000 pessoas e apoia muitos empregos adicionais em sua extensa rede de fornecedores no Reino Unido.
  • Ricardo: Ricardo é uma consultoria global estratégica em engenharia e meio ambiente, especializada nos setores de transporte, energia e recursos escassos. A Ricardo apoiou a integração técnica dos componentes da célula de combustível na estrutura da Hilux.
  • ETL (European Thermodynamics): A ETL se dedica a fornecer soluções térmicas de alta integridade por meio de excelência em design e inovação. A ETL estudou arranjos reversíveis e de múltiplos ventiladores.
  • D2H Advanced Technologies: A D2H Advanced Technologies oferece serviços de engenharia de alta tecnologia em simulação, modelagem, aerodinâmica, termodinâmica e design para o setor de automobilismo e outras indústrias de alto desempenho. A D2H realizou análises de dinâmica de fluidos computacional (CFD) para destacar áreas onde melhorias poderiam ser feitas.
  • Thatcham Research: A Thatcham Research é uma empresa de inteligência de riscos automotivos dedicada a entender as oportunidades e riscos das novas tecnologias de veículos. Ela apoiou o projeto por meio da consultoria de reparos sustentáveis e na preparação de treinamento sobre hidrogênio para o mercado de reparos automotivos.

Conclusão e Perspectivas Futuras

Com testes rigorosos em andamento, a Toyota está mais próxima de lançar um modelo de produção da Hilux com célula de combustível de hidrogênio, impulsionando a mobilidade sustentável.
Com testes rigorosos em andamento, a Toyota está mais próxima de lançar um modelo de produção da Hilux com célula de combustível de hidrogênio, impulsionando a mobilidade sustentável.

O protótipo da Hilux com célula de combustível de hidrogênio é uma demonstração da determinação da Toyota em explorar soluções de energia limpa e sustentável para o futuro da mobilidade. Com a utilização de tecnologia de ponta e a colaboração de parceiros especializados, a Toyota está pavimentando o caminho para uma mobilidade mais ecológica. À medida que o veículo passa por testes rigorosos, a expectativa é de que ele possa abrir caminho para a produção de um modelo comercial na segunda metade desta década. Com a experiência e o compromisso da Toyota, o futuro da mobilidade livre de carbono parece cada vez mais próximo.

*Com informações da Toyota.