Conheça as novidades do novo Troller T4 2019

Sucesso entre os amantes de off-road, a nova versão deste guerreiro conta com novidades para a terra e o asfalta, além disso o novo Troller T4 2019 ganha mais conforto e conectividade.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 27/10/2018

Sucesso entre os amantes de off-road, a nova versão deste guerreiro conta com novidades para a terra e o asfalta, além disso o novo Troller T4 2019 ganha mais conforto e conectividade.

Preço do novo Troller T4

As duas novas cores do Troller 2019 completam a paleta formada pelas sólidas vermelho Arizona, branco Diamante, preto Mendoza e amarelo Dakar; as metálicas azul Maresias e prata Geada; e a perolizada verde Maragogi. Essa variedade de tonalidades modernas e vibrantes é um dos diferenciais que destacam a personalidade única do utilitário.

O novo Troller T4 2019 chega com preço de R$133.706 com pintura sólida e R$134.546 com pintura metálica ou perolizada.

Troller T4 2019

O Troller T4 2019 chega com duas novas opções de cores, o vermelho Toscana e o cinza Moscou. Ele traz também uma central multimídia exclusiva da JBL/Harman, com tela de 6,5 polegadas e várias funções de conectividade. O equipamento aumenta a funcionalidade do utilitário, que vem de série com computador de bordo, ar-condicionado automático digital de dupla zona e teto solar duplo.

Troller T4 2019
Troller T4 2019

Outra novidade que estará no estande da Troller é o conceito TX4, mostrando os caminhos que vão orientar o futuro desenvolvimento do utilitário. Além de novas combinações de cores, ele prevê equipamentos que preparam o veículo para aventuras ainda mais radicais.

A mostra terá ainda a apresentação de um conceito futurista em forma de holograma, criado como exercício de design para testar a reação do público, e um Troller T4 equipado com a linha de acessórios originais da marca. Ela é formada por mais de 100 itens de funcionalidade e personalização, como snorkel, guincho, para-choques de aço, pneus lameiros, estribos de aço, bagageiro e diversos tipos de protetores para quem deseja agregar estilo e praticidade nas trilhas.

“O Troller T4 é um veículo único, tanto no desempenho e no design como na proposta de mercado. Ele teve uma grande evolução nos últimos anos e agora avança também na conectividade para atender suas múltiplas opções de uso”, diz Demétrio Fleck, gerente de Marketing, Vendas e Serviços da Troller.

Legítimo off-road, o T4 se destaca pela carroceria em compósito especial, resistente ao impacto e corrosão, pelo motor 3.2 Diesel de 200 cv e tração 4×4 com comando eletrônico e diferencial traseiro autoblocante. Esse conjunto permite ao utilitário, por exemplo, superar com facilidade aclives de até 45 graus e áreas alagadas com 800 milímetros de profundidade.

Público fiel

O Troller T4 é conhecido pelo desempenho nas competições, com vitórias em importantes provas nacionais e internacionais, como Rally dos Sertões e Paris-Dakar. Ele também é utilizado em serviços como corpo de bombeiros, polícia e manutenção em terrenos fora de estrada. Dono de um público fiel, mesmo com as oscilações do mercado tem mantido um volume estável de vendas na faixa de 120 unidades mensais.

A marca oferece aos proprietários do Troller T4 um programa de rali exclusivo, a Copa Troller. A competição promove há 16 anos etapas em várias regiões do Brasil, com categorias que permitem a participação de pilotos e navegadores com diferentes graus de habilidade.

Troller T4 2019
Troller T4 2019

“O T4 atrai clientes que gostam de viver novas aventuras junto da família e dos amigos, conhecer novos lugares e estar junto da natureza. E também atende aplicações profissionais que exigem um veículo off-road robusto e confiável, com três anos de garantia”, completa o executivo.

Nova central multimídia

O novo multimídia inclui rádio AM/FM, conexão Bluetooth, comandos de voz, entrada USB e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Conta com dois pré-amplificadores de linha, câmera de ré opcional e pode receber atualizações via USB.

Troller T4 2019
Troller T4 2019

“É um equipamento que agrega funcionalidade e sofisticação ao Troller T4, aumentando a sua versatilidade de uso tanto em trilhas como na cidade”, diz Rogério Maues, supervisor de Marketing da Troller.

51 graus

O Troller T4 é um veículo que já nasceu todo-terreno, com atributos exclusivos na categoria. Conta com os melhores ângulos de entrada e saída – 51 graus – e impressiona também pelo ângulo de transposição de rampa de 30 graus. Tem força para superar aclive máximo de 45 graus e inclinação lateral de 40 graus, além de atravessar áreas alagadas com até 800 milímetros de profundidade.

Esse desempenho deve-se às características únicas do veículo, a começar pela carroceria de compósito especial, material leve e resistente ao fogo, corrosão e impactos. Seu chassi de aço com perfil retangular fechado amolda-se ao terreno e favorece o contato das rodas com o solo. A carroceria conta com uma estrutura metálica tubular que envolve todo o veículo para a proteção dos ocupantes.

O motor Duratorq 3.2 Diesel de cinco cilindros, com 200 cv de potência, conta com tecnologia avançada de injeção a alta pressão e turbocompressor de geometria variável. Ele disponibiliza o torque máximo de 470 Nm em uma faixa ampla de giro, de 1.700 a 2.500 rpm, para encarar qualquer terreno.

A transmissão manual de seis velocidades tem marchas escalonadas para otimizar a economia e aproveitar ao máximo o torque do motor. O comando eletrônico de tração permite selecionar três opções pelo botão no console: 4X2, 4X4 High e 4X4 Low, para diferentes condições de terreno, privilegiando a economia ou a força para superar obstáculos. O sistema de seleção “shift on the fly” permite o acionamento do modo 4×4 High em até 120 km/h.

O diferencial traseiro autoblocante, com sistema de bloqueio Trac-Lock, tem uma perfeita integração com a tração 4×4. Ele pode atuar parcialmente, transferindo torque para a roda com maior aderência em terrenos difíceis, e também compensa as variações do piso.

O freio a disco nas quatro rodas, com sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), reconhece o tipo de piso para garantir eficiência e controle nas paradas. Os pneus de uso misto oferecem uma condição equilibrada de uso para rodagem on-road e off-road.

Bem equipado

O Troller T4 2019 tem rodas de alumínio de 17 polegadas e pneus 265/65 R 17 de uso misto (70% on-road, 30% off-road). Também vem equipado de série com teto solar duplo, aerofólio traseiro, bagageiro com barras tranversais ajustáveis, estribos laterais integrados, faróis de neblina, espelhos retrovisores elétricos, para-choque com pontas removíveis, protetor frontal integrado, local para instalação de guincho e pontos de ancoragem de “manilha”. Na cabine, traz computador de bordo com sete funções e ar-condicionado automático digital de dupla zona. Os bancos com formato ergonômico e revestidos em vinil facilitam a limpeza, assim como o interior que dispõe de escoamento para lavagem com água.

O Troller T4 conta também com uma linha de mais de 100 acessórios originais para quem quiser incrementar e personalizar o modelo. São itens como snorkel, guincho, para-choques de aço, pneus lameiros, estribos de aço e bagageiro e diversos protetores – de cárter, câmbio, caixa de transferência, tanque de combustível e escapamento dianteiro, intermediário e traseiro – para percursos fora de estrada mais radicais.

A história da Troller começou em 1994

om o surgimento do primeiro carro da marca fabricado artesanalmente em Horizonte, CE. Em 1999, foi iniciada a produção em série do modelo.

Em 2001, o Troller T4 deu início à sua consagração no cenário off-road, ao conquistar por antecipação o Campeonato Mundial de Rally Cross-Country – vencendo o Rally da Tunísia, o Rally do Marrocos e o Master Rally –, além de ser vice-campeão do Rally Paris-Dakar na categoria diesel, a melhor colocação brasileira na história da competição.

Em 2003 a marca criou a Copa Troller, que completou 16 anos como um dos ralis de regularidade mais importantes do Brasil. Após a aquisição da Troller pela Ford, o T4 passou por várias modificações, incorporando novas peças e aprimoramentos na montagem. Em 2010, a linha ganhou sua primeira versão especial, a Expedition. Em 2013, o utilitário ganhou novo motor 3.2 Diesel com turbo de geometria variável.

Em 2014, o Troller T4 passou por sua primeira grande transformação com o lançamento do modelo de nova geração, que modernizou o design e introduziu vários aprimoramentos sem abrir mão da robustez e vocação off-road. A mudança incluiu também uma completa remodelação da fábrica e dos processos de manufatura, além da reformulação da rede de concessionárias.

O novo Troller T4, porém, começou a fazer sucesso bem antes do lançamento. Foi eleito o melhor conceito do Salão do Automóvel de 2012, onde foi exibido como protótipo TR40. Em 2016, foi lançado o modelo Troller Bold.

O Troller T4 tem um forte legado em competições off-road nacionais e internacionais, com importantes vitórias. Veja abaixo as principais:

  • 2000 – Campeão do Rally dos Sertões
  • 2001 – Campeão Mundial de Rally Cross-Country e vice-campeão do Rally Paris- Dakar 3
  • 2002 – Campeão Brasileiro de Rally Cross-Country
  • 2009 – Campeão do Rally Dakar (Argentina e Chile) e do Rali Transparaná
  • 2010 – Campeão do Rally Dakar (Argentina e Chile), Rali Transparaná e Rali Transcatarina
  • 2011 – Campeão do Rally Dakar (Argentina e Chile), Rali Transparaná e Rali Transcatarina
  • 2012 – Campeão do Rally dos Sertões
  • 2013 – Vice-campeão do Rally dos Sertões
  • 2014 – Campeão do Rali Transcatarina, Rali Transparaná e Copa Brasil
  • 2015 – Campeão do Rally dos Sertões, Rali Transcatarina, Rali Transparaná e Copa Brasil

Copa Troller

Realizada há 16 anos, a Copa Troller é o segundo maior campeonato de rali de regularidade do Brasil. O evento de relacionamento, exclusivo para proprietários do Troller T4, tem como objetivo aliar emoção, esporte e diversão, promovendo etapas nas melhores trilhas de diferentes regiões do país.

A Copa Troller é regulamentada pela Confederação Brasileira de Automobilismo e já reuniu mais de 14.000 veículos desde o seu início. Além das categorias competitivas – Master, Graduado, Turismo e Expedition – ela conta com a modalidade Passeio, realizada em comboio e sem contagem de pontos. Destinada a famílias e pessoas que desejam ter sua primeira experiência off-road, ela tem feito muito sucesso e se tornou a categoria de iniciantes com o maior grid do Brasil.