Você não leu errado, o Brasil está desenvolvendo projeto de veículo voador. A Embraer divulgou essa semana as primeiras imagens do protótipo. O “carro voador” na verdade é uma aeronave elétrica que decola e pousa na vertical.
Sem um nome oficial ainda, o modelo está sendo desenvolvido pela Eve, setor da Embraer voltado para trabalhar na mobilidade urbana, sendo um dos braços da Aeronáutica em novos projetos e nichos de mercado.
A Embraer divulgou nesta semana as primeiras imagens do protótipo do “carro voador”, uma aeronave elétrica que pode decolar e aterrissar na vertical (eVTOL). O modelo terá como foco principal oferecer táxi aéreo individual.
Com essa iniciativa, a Embraer quer oferecer um meio de transporte aéreo alternativo para as pessoas se deslocarem, especialmente nas grandes cidades. O protótipo ainda não pode ser tripulado e está sendo controlado remotamente.
Os próximos passos do projeto visam desenvolver a parte de superfície de controle, o software e a propulsão. Sem dúvida, esse será um avanço tecnológico enorme para o país e para a Aeronáutica, mas a escala da máquina ainda está reduzida.
O protótipo conta com dez hélices movidas apenas por eletricidade, e ainda poderá contar com dois rotores extras para ajudar no desempenho, especialmente nos voos de cruzeiro. Sua aparência futurística remete aos pequenos helicópteros de controle remoto, e o estilo parece muito moderno.
Ainda é um pouco cedo para dizer exatamente como o serviço vai funcionar, mas a Eve quer que a aeronave funcione de forma totalmente autônoma. A ideia é que preste serviço semelhante ao de aplicativos – como Uber ou 99Táxi – permitindo que o cliente/passageiro solicite uma viagem pelo celular.