Conheça o GWM Tank 400: irmão maior do Haval H6 que virá para o Brasil

O GWM Tank 400 é uma aposta significativa da Great Wall Motors para o mercado brasileiro, apresentando-se como um SUV híbrido plug-in robusto e espaçoso, destinado a competir com gigantes como o Toyota SW4. Construído sobre a plataforma da picape Poer, o Tank 400 deve chegar ao Brasil entre o fim de 2024 e o início de 2025, com preços estimados em torno de R$ 350 mil.
Publicado por Alan Corrêa em GWM dia 23/04/2024

O GWM Tank 400 é um SUV que será lançado pela Great Wall Motors no Brasil. Com previsão de chegada entre o final de 2024 e o início de 2025, o modelo é parte de uma estratégia mais ampla da empresa para introduzir veículos híbridos e elétricos no mercado nacional. Este lançamento segue a introdução de outros modelos da marca no país, como o SUV híbrido Haval H6 e o hatch elétrico Ora 03.

O veículo será baseado na mesma plataforma da picape Poer, que está prevista para ser lançada no final do próximo ano. O Tank 400 tem como alvo principal competir no segmento de SUVs médios a grandes, um mercado já consolidado e com diversas opções disponíveis para os consumidores brasileiros.

Com um preço estimado em torno de R$ 350 mil, o Tank 400 entra no segmento de luxo, posicionando-se como uma opção para consumidores que buscam um veículo com capacidades híbridas plug-in e características de design que indicam robustez e capacidade para diferentes tipos de terreno.

Detalhes Técnicos do Tank 400

O GWM Tank 400 é um SUV híbrido que chegará ao Brasil entre o fim de 2024 e início de 2025. Este modelo faz parte da estratégia da Great Wall Motors.
O GWM Tank 400 é um SUV híbrido que chegará ao Brasil entre o fim de 2024 e início de 2025. Este modelo faz parte da estratégia da Great Wall Motors.

O modelo contará com a motorização Hi4-T híbrida plug-in. Esta configuração inclui um motor a combustão de 2.0 turbo, de quatro cilindros e 16 válvulas, que opera com injeção direta de combustível e o ciclo Miller. Este ciclo é projetado para aumentar a eficiência do motor, melhorando a fase de expansão e a abertura das válvulas de admissão.

O motor a combustão por si só entrega 255 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. A eficiência térmica deste motor é de 38,3%, valor considerado alto em comparação a motores convencionais, que geralmente não ultrapassam 30% de eficiência térmica. Além do motor a combustão, o Tank 400 será equipado com dois motores elétricos posicionados na parte dianteira do veículo, proporcionando uma potência adicional de 163 cv.

A potência combinada dos motores elétricos e do motor a combustão alcança 408 cv, com um torque de 76,5 kgfm. O veículo também é equipado com um câmbio automático de nove marchas, projetado especificamente para veículos híbridos, e tração 4×4 mecânica com opções de bloqueio de diferenciais e redução de marchas, adequadas para o uso em terrenos desafiadores.

Capacidades de Bateria e Autonomia

O Tank 400 é baseado na plataforma da picape Poer, prevista para o final do próximo ano. Competirá no segmento de SUVs médios a grandes com um preço de R$ 350 mil.
O Tank 400 é baseado na plataforma da picape Poer, prevista para o final do próximo ano. Competirá no segmento de SUVs médios a grandes com um preço de R$ 350 mil.

O banco de baterias do Tank 400 é composto por células de íons de lítio do tipo NMC (níquel, cobalto e manganês). Com uma capacidade de 37,1 kWh, a bateria proporciona uma autonomia de mais de 100 km em modo totalmente elétrico, conforme avaliação pelo ciclo chinês CLTC. Este tipo de autonomia é um aspecto importante para consumidores que desejam um veículo com capacidades elétricas para trajetos urbanos ou curtas distâncias sem a necessidade de usar combustível.

O consumo de combustível do Tank 400 é de 10 km/l utilizando gasolina. Este valor é considerado adequado para um veículo de seu porte e capacidades técnicas, pesando quase 2,8 toneladas. A eficiência no consumo é uma consideração importante tanto para a economia operacional quanto para o impacto ambiental do veículo.

Design e Características Estruturais

O design robusto e a estrutura sobre chassi de longarina são algumas características do Tank 400, diferenciando-o de outros modelos como o Haval H6.
O design robusto e a estrutura sobre chassi de longarina são algumas características do Tank 400, diferenciando-o de outros modelos como o Haval H6.

O Tank 400 apresenta uma carroceria alta com molduras das caixas de roda que incluem rebites expostos, uma escolha de design que sugere capacidade para uso em diferentes tipos de terreno. Ao contrário do Haval H6, o Tank 400 é construído sobre um chassi de longarina, uma estrutura que tradicionalmente oferece maior resistência em usos mais exigentes, como em terrenos irregulares ou condições adversas de tráfego.

As dimensões do veículo incluem 4,99 metros de comprimento, 1,96 metros de largura, 1,90 metros de altura e 2,85 metros de entre-eixos. Estas medidas contribuem para o espaço interno e a estabilidade do veículo, características valorizadas em SUVs destinados tanto ao uso familiar quanto para atividades que demandam mais do veículo em termos de desempenho e capacidade de carga.

Contexto de Mercado e Futuros Lançamentos

O interior do GWM Tank 400 é espaçoso e moderno, equipado com tecnologia de ponta e acabamentos de qualidade para conforto e conveniência dos ocupantes.
O interior do GWM Tank 400 é espaçoso e moderno, equipado com tecnologia de ponta e acabamentos de qualidade para conforto e conveniência dos ocupantes.

Além do Tank 400, a GWM planeja introduzir outros modelos baseados na mesma plataforma no mercado brasileiro. Um desses modelos é o Tank 700, um SUV ainda maior com capacidade para sete passageiros, indicando uma expansão na oferta de veículos grandes e versáteis da marca. O lançamento do Tank 300, um modelo menor e híbrido, ainda está sob avaliação e pode necessitar de ajustes visuais para adequação ao gosto e às expectativas do consumidor brasileiro.

O Tank 500, inicialmente considerado nos planos de lançamento devido à sua base comum com a picape Poer, foi descartado. A decisão reflete uma otimização da estratégia de produtos da GWM no Brasil, focando em modelos que oferecem diferenciais claros em termos de tamanho, capacidade e tecnologia.

Esta série de lançamentos posiciona a GWM como um player ativo no mercado de SUVs no Brasil, contribuindo para a diversificação das opções disponíveis ao consumidor e fortalecendo a competição no segmento de veículos híbridos e elétricos. A chegada do Tank 400 será um marco importante nesse contexto, oferecendo uma nova alternativa para consumidores interessados em tecnologia híbrida e desempenho robusto.

*Com informações do Terra, Autoesporte e Mobiauto.