Conheça o primeiro carro elétrico da BMW

Pra quem acha que veículos elétricos são modernos, apresento o primeiro carro elétrico da BMW, criado a mais de 50 anos atrás.
Publicado por Alan Corrêa em História dia 17/05/2022

Pra quem acha que veículos elétricos são modernos, apresento o primeiro carro elétrico da BMW, criado a mais de 50 anos atrás.

O modelo era um BMW 1602, só que modificado para aceitar a tecnologia das baterias e acredite, já tinha até sistema de freios regenerativo para deixar o carro ainda mais eficiente.

BMW 1602 elétrico

Primeiro carro elétrico da BMW completa 50 anos
Primeiro carro elétrico da BMW completa 50 anos

O ano era 1972 e os Jogos Olímpicos de Munique, na Alemanha, estavam prestes a começar. Antecipando a crise do petróleo, que estourou em 1973, e para comemorar a realização da competição, a BMW lançou o 1602.

Embaixo do capô o carro tinha 12 baterias padrão de chumbo-ácido
Embaixo do capô o carro tinha 12 baterias padrão de chumbo-ácido

Derivado diretamente dos modelos convencionais, o modelo se destacava por um detalhe: a motorização elétrica. Sim, um veículo 100% elétrico, desenvolvido e produzido há 50 anos.

O BMW 1602 elétrico é o pai dos carros elétricos da BMW
O BMW 1602 elétrico é o pai dos carros elétricos da BMW

Responsáveis por desenvolver o modelo, os engenheiros que criaram o 1602 não faziam ideia de que aquele carro seria o pai de veículos extremamente avançados tecnologicamente – e elétricos – hoje em dia, como o BMW i3. Chamado de Elektro-antrieb, que em tradução livre significa acionamento elétrico, o 1602 laranja brilhante utilizava os recursos mais avançados da sua época.

Interior do primeiro carro elétrico da BMW
Interior do primeiro carro elétrico da BMW

Embaixo do capô, 12 baterias padrão de chumbo-ácido, pesavam 350 quilos e eram as responsáveis por fornecer energia para acionar o motor elétrico de 32kW de potência (o equivalente a 43 cavalos).

O modelo se destacava por um detalhe: a motorização elétrica
O modelo se destacava por um detalhe: a motorização elétrica

O BMW 1602 era equipado com um inovador sistema de freios regenerativo, que gerava eletricidade com a força das frenagens. O modelo está no acervo e eventualmente é incorporado a exposições no BMW Museum, na cidade de Munique, Alemanha, em plenas condições de funcionamento.