Cuide bem do seu motor turbo

Ter um carro com motor turbo é o sonho de muita gente. Mas o que nem todos sabem é que eles precisam de um cuidado especial para ter um bom rendimento e para que sua vida útil não seja cortada pela metade. Entenda!
Publicado em Notícias dia 22/09/2018 por Alan Corrêa

Ter um carro com motor turbo é o sonho de muita gente. Mas o que nem todos sabem é que eles precisam de um cuidado especial para ter um bom rendimento e para que sua vida útil não seja cortada pela metade. Entenda!

Característica de um motor turbo

O motor turbo é feito para suportar até 200.000 rpm e sua temperatura pode chegar aos 1.000°C. É algo extremo, mas seus componentes foram feitos para isso. Nesse sentido, os próprios fabricantes afirmam que não há muito o que fazer em relação ao motor dos carros mais recentes e modernos. O mais importante é a utilização correta e a manutenção adequada.

Atenção com a troca de óleo

A necessidade da troca de óleo nos carros de motor turbo é diferente dos carros de motor aspirado. Os fabricantes dizem que o motor consome 1 litro de óleo a cada 1.000 km. A troca deve ser feita de acordo com o indicado, pois como o óleo passa pelo motor, pode acontecer de o óleo velho obstruir os dutos de acesso, o que causaria o desgaste prematuro das peças.

Temperatura certa para o motor turbo

O motor turbo precisa chegar a uma temperatura mínima para funcionar de modo correto. Enquanto essa temperatura não é alcançada o ideal é que o motorista não ultrapasse 2.500 rpm.

Os motores mais modernos já contam com um sistema para acelerar o aquecimento até atingir a temperatura correta. O mesmo acontece se o motor estiver superaquecido, o sistema consegue diminuir essa temperatura através da admissão de ar frio no motor.

Deixar o motor ligado por alguns minutos depois de chegar ao destino

Esse conselho serve de forma especial quando se termina uma grande viagem. Isso é importante para manter o líquido de arrefecimento circulando e evita que o óleo fique muito quente.

Contudo, para os carros mais recentes com motores modernos isso não é necessário, já que o arrefecimento continua funcionando mesmo quando o veículo é desligado, como acontece com os THP.

Não permita as baixas rotações

Os carros com motor turbo entregam o torque em baixa rotação, o que pode induzir o motorista a antecipar a troca de marcha – para os modelos manuais ou com possibilidade de troca manual – e isso pode fazer com que o motor trabalhe em rotações baixas demais, de modo que o carro até treme como se estivesse na marcha errada.

Isso pode até fazer com que o consumo de combustível diminua, mas também provocará o desgaste prematuro dos componentes. Então, espere o motor esquentar um pouco e depois mantenha a rotação adequada.