O mercado de carros elétricos no Brasil está em crescimento, e a eficiência energética desses veículos é uma consideração importante para os consumidores. O Inmetro, através do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), classifica os veículos pela quantidade de energia consumida por quilômetro. Esse sistema de classificação permite uma comparação justa entre diferentes modelos, auxiliando os consumidores na escolha do carro elétrico mais adequado às suas necessidades.
O carro elétrico mais econômico atualmente é o BYD Dolphin Mini. Com um motor de 75 cv e 13,8 kgfm de torque, ele apresenta um consumo energético de 0,41 MJ/km. De acordo com o Inmetro, o consumo na cidade é de 58,6 km/l e, na estrada, é de 41,9 km/l. Este modelo é o mais acessível da linha BYD, com um preço inicial de R$ 115.800. Existe também uma versão de cinco lugares, custando R$ 119.800.
O segundo carro elétrico mais econômico é o BYD Dolphin na versão GS. Este hatchback elétrico, com 95 cv e 18,3 kgfm de torque, também tem um consumo energético de 0,41 MJ/km. No cálculo do Inmetro, o consumo na cidade é de 51,9 km/l e, na estrada, de 43,5 km/l. A versão GS é uma opção de entrada no mercado de elétricos.
O BYD Dolphin Mini é o carro elétrico mais econômico do mercado brasileiro. Equipado com um motor de 75 cv e 13,8 kgfm de torque, o modelo apresenta um consumo energético de 0,41 MJ/km. De acordo com o Inmetro, o consumo na cidade é de 58,6 km/l, e na estrada é de 41,9 km/l. O preço inicial do BYD Dolphin Mini é R$ 115.800, com uma versão de cinco lugares custando R$ 119.800.
O segundo modelo mais econômico é o BYD Dolphin na versão GS. Este hatchback elétrico, com 95 cv e 18,3 kgfm de torque, também tem um consumo energético de 0,41 MJ/km. O consumo na cidade é de 51,9 km/l, e na estrada, de 43,5 km/l. A versão GS é uma opção de entrada no mercado de elétricos.
O Hyundai Kona ocupa a terceira posição entre os carros elétricos mais econômicos. Este SUV compacto elétrico possui um motor de 136 cv e 40,3 kgfm de torque, com uma bateria de 39,2 kWh. O Inmetro indica um consumo energético de 0,44 MJ/km, equivalente a 52,5 km/l na cidade e 40,6 km/l na estrada. A nova geração do Kona será vendida no Brasil ainda este ano.
O Renault Kwid E-Tech é o quarto carro elétrico mais econômico e o mais acessível do Brasil, com um preço de R$ 99.990. Ele possui um motor de 65 cv e 11,5 kgfm de torque, e uma bateria de 26,8 kWh, proporcionando uma autonomia de 185 km. Seu consumo energético é de 0,44 MJ/km, equivalente a 52,7 km/l na cidade e 39,6 km/l na estrada.
O Caoa Chery iCar é um hatchback subcompacto com 61 cv e 15,3 kgfm de torque, equipado com uma bateria de 30,8 kWh. Seu consumo energético é de 0,46 MJ/km, resultando em um consumo de 50,8 km/l na cidade e 38,6 km/l na estrada. Este modelo é uma opção interessante para quem busca um carro elétrico compacto e econômico.
O Fiat 500e, um modelo elétrico da linha 500, tem um consumo energético de 0,46 MJ/km, equivalente a 47,3 km/l na cidade e 40,4 km/l na estrada. Com uma potência de 118 cv e 22,4 kgfm de torque, sua bateria de 42 kWh proporciona uma autonomia de 227 km. O preço inicial do Fiat 500e é de R$ 214.990.
O JAC E-JS4 é um SUV compacto com uma bateria de 55 kWh, gerando 150 cv e 34,7 kgfm de torque. Seu consumo energético é de 0,47 MJ/km, o que equivale a 47,5 km/l na cidade e 39,1 km/l na estrada. A autonomia divulgada é de 256 km. Este modelo é uma opção robusta para quem busca um SUV elétrico.
O Chevrolet Bolt, apesar de não ser mais importado para o Brasil, continua sendo um dos carros elétricos mais eficientes. Com um motor de 203 cv e 36,7 kgfm de torque, e uma bateria de 66 kWh, o Bolt tem um consumo energético de 0,48 MJ/km, equivalente a 47,2 km/l na cidade e 38,2 km/l na estrada. Sua autonomia é de 390 km.
O Volvo C40 é um SUV compacto elétrico com um consumo energético de 0,49 MJ/km, equivalente a 42,2 km/l na cidade e 38,4 km/l na estrada. Com 238 cv, 42,8 kgfm de torque e uma bateria de 69 kWh, o C40 oferece uma autonomia de 385 km.
O JAC E-JS1, com 62 cv e 15,3 kgfm de torque, possui uma bateria de 30,2 kWh e uma autonomia de 161 km. Seu consumo energético é de 0,50 MJ/km, equivalente a 46,6 km/l na cidade e 35 km/l na estrada.
O JAC E-J7 é um sedã médio com 192 cv e 34,7 kgfm de torque. Seu consumo energético é de 0,50 MJ/km, com 44,2 km/l na cidade e 37,1 km/l na estrada. A autonomia do E-J7 é de 249 km segundo o PBEV.
O GWM Ora 03 tem um consumo energético de 0,51 MJ/km, fazendo 42,4 km/l na cidade e 36,5 km/l na estrada. Equipado com um motor de 171 cv e 25,5 kgfm de torque, sua bateria de 48 kWh proporciona uma autonomia de 232 km na versão de entrada, chamada Skin.
O Renault Megane E-Tech possui um consumo energético de 0,51 MJ/km. Na cidade, ele faz 41,4 km/l e, na estrada, 38,8 km/l. Com 220 cv e 30,6 kgfm de torque, sua bateria de 60 kWh oferece uma autonomia de 357 km. O preço do Megane E-Tech é de R$ 279.900.
O Volvo EX30 tem consumo energético de 0,52 MJ/km. Na cidade, ele faz 43,2 km/l e, na estrada, 35,3 km/l. Recém-lançado, a versão de entrada Core Single Engine custa R$ 229.950 e oferece 272 cv, 35 kgfm de torque, uma bateria de 51 kWh e autonomia de 250 km.
Os consumidores que procuram carros elétricos no Brasil têm diversas opções eficientes à disposição. Desde modelos compactos como o Renault Kwid E-Tech até SUVs como o Hyundai Kona e o JAC E-JS4, cada veículo oferece uma combinação única de desempenho, eficiência e custo, permitindo uma escolha adequada para diferentes necessidades e orçamentos.