Muitas pessoas se perguntam porque o celular demora tanto para carregar quando conectado ao USB do veículo, às vezes nem carrega, apenas mantém o nível da bateria. Porque? Entenda os motivos.
O sistema elétrico do veículo é diferente do sistema elétrico que temos nas nossas casas. Ele conta apenas com uma bateria e o alternador, os quais estão destinados a outras funções mais importantes do veículo que as portas USB.
A bateria do carro precisa “suportar” diversas funcionalidades ao mesmo tempo: alimentar sistemas eletrônicos como faróis e rádio, movimentar o motor de arranque e alimentar o sistema de injeção eletrônica, além de luzes internas, do porta-luvas e do porta-malas.
Enquanto isso o alternador está trabalhando para converter a energia cinética gerada pelo motor em elétrica. Entende-se facilmente que a quantidade de energia gerada não é muito grande, e segundo testes do site How-To Geek, nas portas USB não chegam mais que 0,5 amperes.
Fica fácil entender, com a explicação acima, porque o celular demora tanto tempo em carregar quando conectado ao veículo. Na verdade, a principal função das portas USB nos carros é permitir a conexão dos aparelhos com a central multimídia do carro. Elas conseguem, em geral, sustentar a bateria do celular estável, mas não podem oferecer muito mais do que isso.
Uma das possíveis soluções para o problema é comprar um tipo de carregador especial que se conecta ao acendedor de cigarros – ou seu equivalente moderno – já que esses carregadores conseguem puxar uma corrente maior de energia do veículo. Esses carregadores costumam custar algo em torno dos R$ 50,00.
Outra solução ainda é comprar uma bateria externa que pode ser conectada ao aparelho e aumentar a sua autonomia.
Fazemos um alerta para quem costuma deixar o celular carregando no carro enquanto este se encontra desligado. Isso pode afetar o sistema elétrico, tal como deixar o rádio ligado com o carro desligado. Além disso, a possibilidade de descarregar a bateria do veículo existe, e você pode ficar numa situação complicada em seu caminho.
*Com informações do Techtudo.