Os carros híbridos são uma alternativa aos veículos a combustão e elétricos puros. Eles combinam motores a combustão interna e elétricos para melhorar a eficiência de combustível e reduzir as emissões. Os híbridos oferecem diferentes níveis de eletrificação, o que resulta em variações no desempenho e na economia de combustível.
Existem três tipos principais de carros híbridos: MHEV (Micro Hybrid Electric Vehicle), HEV (Hybrid Electric Vehicle) e PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle). Cada tipo possui características específicas que determinam como o motor elétrico e o motor a combustão trabalham juntos para mover o veículo.
Os híbridos estão se tornando populares no Brasil e no mundo devido à sua capacidade de oferecer um compromisso entre desempenho e eficiência. Eles ajudam a reduzir o impacto ambiental sem exigir uma mudança completa para a tecnologia totalmente elétrica.
O mercado de veículos eletrificados no Brasil está crescendo, com híbridos representando uma parcela significativa das vendas. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), cerca de 60% dos veículos eletrificados vendidos são híbridos. Isso demonstra o interesse crescente por alternativas que combinem eficiência e familiaridade.
Os consumidores estão cada vez mais conscientes dos benefícios dos carros híbridos, como a economia de combustível e a redução de emissões. A variedade de modelos disponíveis também oferece opções para diferentes preferências e necessidades, desde compactos até SUVs.
À medida que a infraestrutura de recarga se expande, espera-se que o número de veículos híbridos e elétricos continue a aumentar. O avanço da tecnologia e a conscientização ambiental são fatores-chave para essa transição.
Os híbridos leves, conhecidos como MHEV, são os mais básicos em termos de eletrificação. Nesse sistema, o motor de arranque é substituído por um motor elétrico pequeno que também atua como alternador. Ele fornece energia a uma bateria de 12 ou 48 volts, mas não traciona as rodas do veículo.
O principal papel do motor elétrico em um MHEV é fornecer um impulso adicional ao motor a combustão durante arrancadas e ultrapassagens. Isso resulta em uma economia de combustível ligeiramente melhorada em comparação com os veículos exclusivamente a combustão. Essa configuração é mais comum em veículos que buscam eficiência sem a complexidade de sistemas híbridos mais avançados.
No Brasil, modelos como o Caoa Chery Tiggo 5X e o Kia Stonic utilizam a tecnologia MHEV. Esses veículos oferecem uma introdução ao mundo dos carros híbridos, com melhorias sutis na eficiência de combustível.
Os híbridos plenos, ou HEV, possuem um sistema mais sofisticado. Ao contrário dos MHEV, os HEV têm um motor elétrico capaz de tracionar o veículo em determinadas condições. As baterias são maiores e não dependem de uma fonte externa de energia.
Os HEV recarregam suas baterias através do motor a combustão e da frenagem regenerativa. Esse sistema permite que o motor elétrico mova o carro sozinho em curtas distâncias e velocidades baixas, contribuindo para a economia de combustível em situações urbanas.
Exemplos de HEV populares no Brasil incluem o Toyota Corolla e o Honda Civic. Esses veículos demonstram como a integração de motores elétricos pode melhorar a eficiência sem comprometer o desempenho.
Os híbridos plug-in, ou PHEV, têm uma configuração mais avançada que permite carregamento externo. Eles possuem baterias maiores que podem ser carregadas em estações de recarga, permitindo que o veículo opere em modo totalmente elétrico por distâncias significativas.
Quando as baterias se esgotam, o PHEV funciona como um veículo a combustão tradicional. Esse sistema oferece flexibilidade, permitindo aos motoristas escolher entre combustível e eletricidade, dependendo das condições de direção e disponibilidade de estações de recarga.
No mercado brasileiro, modelos como o BYD Song Plus e o Jeep Compass 4xe são exemplos de PHEV. Esses veículos representam um passo em direção à eletrificação total, oferecendo um meio-termo entre híbridos e elétricos puros.
Fonte: CNN.