O Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 2018 é uma excelente opção para quem busca um SUV compacto com bom desempenho e alto nível de conforto. Com seu motor 2.0 de 176 cv e câmbio automático de seis marchas, ele é ideal para quem precisa de um carro versátil para o dia a dia e viagens. A versão Titanium, a mais completa da linha, traz itens de destaque como teto solar, bancos de couro, sete airbags e sistema multimídia SYNC 3 com conectividade Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, o modelo se destaca pela boa dirigibilidade em estradas e segurança avançada, sendo uma escolha atrativa para famílias.
Pontos Principais:
No entanto, antes de adquirir um EcoSport 2018 usado, é importante avaliar alguns pontos. O consumo elevado de combustível é uma das maiores críticas, especialmente em trajetos urbanos. Além disso, o porta-malas de 356 litros pode ser pequeno para quem precisa de mais espaço para bagagem. A suspensão tende a ser um pouco rígida, o que pode gerar desconforto em vias irregulares. Ainda assim, a robustez do conjunto mecânico e a durabilidade do modelo o tornam confiável, desde que tenha sido bem cuidado pelo antigo proprietário.
Na hora de comprar, verifique o histórico de manutenção do veículo e priorize unidades com revisões realizadas em concessionárias. Inspecione o estado dos amortecedores, freios e pneus, e certifique-se de que o sistema multimídia e as funções do SYNC 3 estão funcionando corretamente. Também é importante observar a quilometragem, pois um uso intenso pode significar maior desgaste no câmbio e na suspensão. Teste o carro antes de fechar negócio para avaliar ruídos e o conforto da suspensão. Com atenção a esses detalhes, o EcoSport Titanium 2.0 pode ser um ótimo companheiro no dia a dia e em viagens.
O modelo apresenta desempenho sólido, suportado por um motor dianteiro de aspiração natural. O propulsor possui quatro cilindros em linha, dispostos transversalmente, com injeção direta de combustível. O motor possui comando de válvulas duplo no cabeçote, com variação de admissão e escape, acionado por corrente. A cilindrada total é de 1999 cm³, com cilindrada unitária de 500 cm³.
A potência máxima é de 170 cv com gasolina e 176 cv com álcool, alcançada a 6.500 rpm. Já o torque máximo chega a 22,5 kgfm com álcool e 20,6 kgfm com gasolina, disponível a 4.500 rpm. O modelo entrega uma relação peso/potência de 7,72 kg/cv e potência específica de 88 cv/litro. A velocidade máxima é de 180 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.
A tração é dianteira, acoplada a uma transmissão automática de seis marchas, com código 6f35. O câmbio utiliza um conversor de torque, oferecendo trocas suaves e eficientes. O veículo utiliza a plataforma b-car, característica de sua categoria.
O consumo urbano é de 6,1 km/l com álcool e 8,8 km/l com gasolina. Em trajetos rodoviários, o consumo melhora para 8,3 km/l com álcool e 12 km/l com gasolina. A autonomia urbana alcança 317 km com álcool e 458 km com gasolina. Em condições rodoviárias, a autonomia é de 432 km com álcool e 624 km com gasolina, graças ao tanque de combustível com capacidade de 52 litros.
O interior é espaçoso e oferece acomodações para até cinco ocupantes. O porta-malas possui capacidade de 356 litros, ideal para uso diário e viagens curtas. A carga útil é de 376 kg.
O espaço interno é complementado por diversos itens de conforto, como ar-condicionado automático, direção elétrica, bancos revestidos em couro com ajuste de altura para o motorista e apoio de braço. Além disso, o volante possui ajustes de altura e profundidade, contribuindo para a ergonomia.
No quesito segurança, o modelo é equipado com freios abs, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus e sensores de estacionamento traseiro. Também conta com airbags frontais, laterais e de cortina, além de sistema isofix para fixação de cadeirinhas infantis.
O sistema de entretenimento inclui conexão bluetooth, usb e espelhamento de tela do celular. Há ainda navegação gps e computador de bordo. Os controles são acessíveis por meio do volante multifuncional.
O modelo possui suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, e traseira com eixo de torção, também com molas helicoidais. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros utilizam tambores.
O peso total é de 1359 kg. O comprimento é de 4259 mm, com largura de 1765 mm, altura de 1693 mm e distância entre-eixos de 2519 mm. A altura mínima do solo é de 200 mm, com ângulos de entrada, saída e central de 21,5°, 31,5° e 19°, respectivamente.
Os pneus utilizados são 205/50 r17, equipando tanto as rodas dianteiras quanto as traseiras. O estepe segue a mesma especificação. A direção possui assistência elétrica e um diâmetro de giro de 10,6 metros, ideal para manobras urbanas.
Fonte: AutoEsporte, Webmotors e Motor1.