Diferenças, vantagens e desvantagens entre motor turbo e aspirado

Hoje em dia os motores com denominação Turbo são cada vez mais frequentes e comuns ao dia a dia dos motoristas brasileiros. No imaginário popular o turbo seria uma espécie de jato que impulsiona o carro para frente, e que até solta fogo. Mas não é bem assim.

Dicas
1 mês atrás
Diferenças, vantagens e desvantagens entre motor turbo e aspirado

Aquelas cenas de filme que vemos os carros saindo em disparada deixando para trás um rastro de fogo permanecem ainda apenas nos filmes de ação. Por essas e outras razões muitos não entendem o que é um motor turbo, qual a diferença do motor aspirado e, mais importante, quais as vantagens e desvantagens de um ou outro.

Principais diferenças entre os motores turbo e aspirado

Com o desenvolvimento tecnológico e o contínuo endurecimento nas regras ambientais para controlar a poluição gerada pelos veículos automotores, as fabricantes têm-se esforçado no sentido de entregar ao consumidor a mesma potência, mas com uma significativa redução na emissão de gases.

Um dos métodos utilizados para alcançar esse objetivo é a introdução de um turbocompressor no motor dos carros. Dessa forma, os gases gerados pela queima são aproveitados de maneira mais eficiente.

O motor aspirado convencional obtém o ar para os cilindros com pressão atmosférica. Já no caso do motor turbo, esse ar é pressurizado por uma turbina, aproveitando os gases de escape, de modo que para uma mesma potência é preciso muito menos queima de combustível.

Vantagens e desvantagens

Como tudo nesta vida, os motores turbos, apesar de serem mais modernos e eficientes, possuem vantagens e desvantagens em relação aos motores aspirados. Por exemplo, os motores turbo exigem uma manutenção muito mais completa e detalhada do que os motores aspirados.

Isso e os componentes adicionais ou mais resistentes fazem com que o preço desses motores seja mais elevado, bem como sua manutenção. Por isso, as revisões programadas, trocas de óleo, enfim, tudo deve ser feito com mais rotina e cuidado do que os motores aspirados.

Outro fator que faz com que o motor turbo precise de mais atenção e cuidado, com manutenção mais completa, é que ele trabalha numa temperatura muito maior do que o motor aspirado, justamente por causa da grande pressão – podendo ser entre 0,5 e 1,5 bar acima – sofrendo um desgaste maior.

Mas existem grandes vantagens também. A principal delas é em relação ao Meio Ambiente, pois sua emissão de poluentes é bem menor do que a dos motores aspirados. Justamente por causa disso, o consumo de combustível também é significativamente menor.

Mas não é só a economia que conta. O desempenho de um motor turbo é muito maior do que o de um motor aspirado. Em baixas e médias rotações ele oferece muito mais desempenho do que seu rival aspirado.

Para se ter uma ideia, num motor aspirado é preciso usar a mudança de marcha e a aceleração máxima para se obter a potência total do motor. Num motor turbo isso não é assim, pois é possível alcançar essa potência muito antes do limite de marchas ou aceleração, graças à pressão a que é submetido pela turbina.

Quanto ao consumo de combustível, é preciso fazer uma pequena apreciação. Embora seja verdade que em termos gerais o motor turbo seja mais econômico, isso na prática só se verifica quando os dois sejam colocados nos extremos de seu desempenho. Mas no dia a dia, quando as situações de trânsito impedem isso, o consumo pode não ser tão diferente assim.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?