Donos do BYD Song Plus denunciam cobranças acima da tabela nas revisões obrigatórias

Ao marcar a revisão, os donos do BYD Song Plus esperavam cumprir o combinado. Mas nas concessionárias, o valor subiu até 40%. Da promessa de preço fixo restaram questionamentos, e clientes buscam Justiça para pagar apenas o que estava no site.
Publicado por Alan Corrêa em BYD e Problemas dia 8/04/2025

Donos do BYD Song Plus, um dos SUVs híbridos mais vendidos pela marca no Brasil, estão relatando experiências divergentes em relação ao custo de manutenção informado oficialmente pela montadora. A promessa de preços fixos para as revisões periódicas tem sido colocada em xeque após relatos de cobranças superiores às tabelas apresentadas no site da própria fabricante.

Pontos Principais:

  • Donos do BYD Song Plus relatam cobranças até R$ 400 acima da tabela oficial nas revisões.
  • Fabricante afirma que valores do site são apenas sugestões e podem variar por região.
  • Consumidores recorrem ao Procon e à Justiça para reaver diferenças cobradas a mais.
  • Especialistas citam leis que garantem o pagamento do menor valor anunciado.
  • Revisões Premium são aplicadas mesmo sem solicitação do cliente.

As reclamações ganharam força depois de casos em que a primeira revisão, divulgada com valor fixado, acabou saindo consideravelmente mais cara nas concessionárias autorizadas. Em alguns atendimentos, a justificativa dada foi de que o valor se referia à versão Premium da revisão, embora o cliente tenha adquirido a versão comum do veículo, conforme registrado na documentação de compra.

Donos do BYD Song Plus reclamam de cobranças acima da tabela oficial nas revisões. A diferença chega a R$ 400 e gerou insatisfação entre clientes em várias regiões do país.
Donos do BYD Song Plus reclamam de cobranças acima da tabela oficial nas revisões. A diferença chega a R$ 400 e gerou insatisfação entre clientes em várias regiões do país.

O cenário gerou insatisfação entre proprietários em diferentes estados do país. Muitos buscaram explicações diretas com a fabricante, enquanto outros recorreram a órgãos de defesa do consumidor ou até mesmo à Justiça para reivindicar reembolso da diferença cobrada a mais.

Diferenças entre a tabela oficial e os valores cobrados

César Groh, residente em Porto Alegre (RS), esperava pagar R$ 860 na primeira revisão do seu BYD Song Plus 2025, conforme constava no site da montadora. Contudo, ao comparecer à concessionária, recebeu uma nota no valor de R$ 950. O aumento de quase R$ 100 foi justificado por um suposto reajuste de tabela ou pela aplicação de um pacote Premium de revisão, o que não havia sido solicitado.

Outro caso envolve Pedro Leite Machado, psicólogo de Vila Velha (ES), que levou o veículo para revisão em novembro de 2024. O serviço resultou numa cobrança de R$ 1.295, embora o site da BYD indicasse um valor tabelado de R$ 920. Após contato direto com a empresa, a concessionária ofereceu descontar a diferença na revisão seguinte. O cliente recusou e precisou insistir por mais de um mês até conseguir o reembolso do valor pago a mais.

Além desses casos, outros relatos coletados em plataformas como o Reclame Aqui mostram que essa situação não é isolada. Um proprietário de Salvador (BA) reclamou de uma cobrança de R$ 1.303 na primeira revisão, contra os R$ 950 prometidos. Outro cliente, também de Salvador, relatou ter pago R$ 1.472 na revisão de 20 mil quilômetros, sendo R$ 520 apenas de mão de obra.

Posicionamento da marca e fundamentos legais

Procurada, a BYD afirmou que, no caso de César Groh, os valores estavam de acordo com os preços sugeridos pela empresa e não houve cobrança além do previsto. Em relação ao caso de Pedro Leite, a marca confirmou a devolução da diferença e declarou estar revisando seus procedimentos internos para evitar novos conflitos.

Ainda segundo a empresa, os preços divulgados no site são considerados Preços Públicos Sugeridos (PPS) e podem variar conforme os impostos e a carga tributária específica de cada estado. Portanto, as concessionárias teriam liberdade para aplicar valores diferentes, mesmo em serviços previamente anunciados como de preço fixo.

De acordo com o advogado Paulo Henrique Martins de Sousa, do escritório Martins de Sousa & Maciel Advogados, com sede em Brasília (DF), a Lei nº 10.962/2004 garante ao consumidor o direito de pagar o menor valor disponível para um produto ou serviço. Ele explica que, em situações em que há divulgação de informações conflitantes ou promessas comerciais não cumpridas, é possível recorrer ao Código de Defesa do Consumidor, especialmente aos artigos 66 e seguintes, que tratam da publicidade enganosa.

Impacto da experiência dos consumidores

A expectativa de ter um custo de manutenção previsível e fixado pode influenciar diretamente na decisão de compra de um veículo. Para muitos consumidores, especialmente os que optam por modelos híbridos com o objetivo de reduzir despesas operacionais, a revisão com preço fixo representa um diferencial relevante.

Com os relatos apontando práticas divergentes entre o que é divulgado e o que é efetivamente cobrado nas oficinas autorizadas, a relação de confiança entre consumidor e fabricante é colocada à prova. Mesmo diante do argumento da variação regional dos preços, os valores superiores não são explicados com clareza no momento da contratação do serviço.

Os casos mais recentes sugerem que o impacto não se restringe a uma única concessionária ou a um estado específico. A abrangência dos relatos sugere uma possível falha na comunicação institucional da montadora e levanta dúvidas sobre a padronização do serviço oferecido, especialmente em um segmento que cresce de forma acelerada no Brasil.

Reações e caminhos possíveis

A repercussão dos casos gerou movimentação entre consumidores e advogados especializados, que passaram a orientar clientes da BYD a exigirem a aplicação da tabela anunciada no site. A recomendação é registrar as informações em prints e salvar os documentos digitais antes de realizar o agendamento da revisão.

Consumidores que já passaram pela experiência de cobrança superior ao previsto também são aconselhados a registrar reclamações em canais como o Procon e o site Reclame Aqui. Nos casos em que não houver acordo direto com a concessionária ou fabricante, o caminho judicial tem sido considerado por alguns donos como alternativa viável.

Com a chegada crescente de marcas chinesas no mercado brasileiro e a promessa de inovações tecnológicas e menor custo de manutenção, episódios como este com o Song Plus acendem um sinal de alerta. A forma como as marcas tratam os compromissos firmados publicamente pode influenciar sua aceitação junto ao público e afetar suas estratégias comerciais no país.

Expectativas para o futuro do pós-venda da marca

A BYD declarou que está reavaliando seus processos internos para padronizar a comunicação de preços e melhorar a experiência de seus clientes no pós-venda. A marca, que fechou 2023 como uma das líderes em vendas de carros híbridos plug-in na China, vem apostando em uma rápida expansão no Brasil.

Ao mesmo tempo, a empresa busca manter o ritmo de crescimento com o lançamento de novos modelos e com a construção de uma fábrica nacional, o que pode contribuir para a estabilização dos custos de serviço no médio prazo. No entanto, enquanto essas mudanças não se consolidam, o pós-venda permanece como um ponto de atenção.

Para que o consumidor tenha segurança ao adquirir um carro da marca, será essencial que a política de preços seja clara, uniforme e respeitada em todas as concessionárias. Apenas dessa forma será possível garantir uma relação de transparência e previsibilidade no serviço prestado.

Fonte: QuatroRodas, AutoEsporte, Mobiauto e Reclameaqui.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) com foco em análises, lançamentos, testes e novidades do setor. Produzo conteúdo especializado e atualizado para o Carro.Blog.Br.