É verdade que carros elétricos perdem autonomia no frio e no calor extremo? Pesquisa revela

Carros elétricos perdem alcance tanto em climas frios quanto em climas quentes. Em temperaturas acima de 32ºC, a eficiência das baterias diminui entre 2% e 5%. Em temperaturas acima de 35ºC, a perda de alcance varia de 15% a 31%. Teslas têm sistemas de controle climático mais eficientes que minimizam o impacto do calor.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 13/06/2024

Os carros elétricos são conhecidos por perderem eficiência em climas frios, mas um estudo recente da Recurrent Auto mostrou que temperaturas altas também afetam negativamente esses veículos. A pesquisa analisou dados de 7.500 carros elétricos nos Estados Unidos e descobriu que, acima de 32ºC, as baterias perdem entre 2% e 5% do alcance máximo. Quando a temperatura ultrapassa os 35ºC, a eficiência cai entre 15% e 31%.

Essa perda de eficiência ocorre porque os veículos elétricos consomem mais energia para resfriar a bateria e a cabine. A energia adicional necessária para o sistema de arrefecimento afeta a autonomia do veículo. Embora a queda de eficiência no calor seja menor que no frio, ela ainda é perceptível para os motoristas.

Estudos mostram que, além do frio, altas temperaturas também reduzem a eficiência dos carros elétricos. A pesquisa analisou dados de 7.500 veículos nos Estados Unidos.
Estudos mostram que, além do frio, altas temperaturas também reduzem a eficiência dos carros elétricos. A pesquisa analisou dados de 7.500 veículos nos Estados Unidos.

A pesquisa mostrou que diferentes modelos de carros elétricos são afetados de maneiras distintas. O Ford F-150 Lightning e o Mustang Mach-E, por exemplo, perdem cerca de 1% de alcance a 32ºC, enquanto o Nissan Leaf perde 22% sob as mesmas condições. Os modelos da Tesla, como o Model 3, Y, S e X, são menos impactados pelo calor devido ao seu sistema de controle climático avançado.

Os Teslas são equipados com uma bomba de calor que controla tanto o aquecimento no inverno quanto o resfriamento no verão. Este sistema inclui uma proteção contra superaquecimento da cabine, evitando que o interior do carro fique excessivamente quente e exigindo menos energia para resfriá-lo.

Para mitigar a perda de alcance em dias quentes, recomenda-se resfriar a cabine antes de iniciar a viagem, enquanto o carro ainda estiver conectado ao carregador. Isso permite que a energia necessária para o resfriamento seja retirada da rede elétrica, mantendo a carga da bateria.

Além disso, é aconselhável procurar estacionamentos sombreados ou cobertos para evitar o superaquecimento do veículo. Não deixar o carro estacionado sob o sol com a bateria baixa também é recomendado, pois o sistema de arrefecimento pode consumir muita energia, afetando o funcionamento geral do carro.

Essas estratégias ajudam a reduzir o impacto do calor na eficiência dos carros elétricos, garantindo um desempenho mais consistente mesmo em condições extremas.

*CNN.