Poucos carros na história possuem um apelo emocional e cultural tão grande quanto o Volkswagen Fusca. Um dos modelos que mais vendeu unidades no mundo, perdendo apenas para o Corolla, Ford F-Series e seu “sucessor” Golf, o hatch é até hoje um dos modelos mais aclamados por todos aqueles que são apaixonados por carros.
Hoje os tempos são outros e, além de mais modernos, os carros hoje tem a tendência de cada vez mais chegarem eletrificados ao mercado. Mas você já parou para pensar na possibilidade de existir um Fusca com motor elétrico? Pode parecer uma bizarrice sem tamanho, mas a própria Volkswagen já tirou essa ideia maluca do papel!
Já não é novidade para ninguém que o futuro do mundo automotivo será elétrico e cada vez mais esta ideia se torna unânime. Os motores eletrificados chegaram para ficar e cada vez mais estarão presentes nas linhas de montagem de todas as montadoras do mundo.
Por mais que existam outras tecnologias de combustíveis de fontes renováveis como a gasolina sintética e até mesmo o próprio etanol, a tendência é que os motores a combustão entrem em extinção até a metade do século.
E para aqueles que possuem um carro com motores a combustão, como fica? São algumas poucas alternativas, sendo elas ou se desfazer o carro, ou utilizar estes combustíveis sintéticos que até o momento são caríssimos ou, até mesmo, eletrificar seu modelo, substituindo seu motor a combustão por um elétrico e assim salvar seu modelo antigo de ser proibido de circular pelo mundo.
“O Fusca eletrificado combina o charme do nosso carro clássico com a mobilidade do futuro. Componentes eletrônicos inovadores da Volkswagen Group Components estão sob o capô – trabalhamos com eles para eletrificar veículos historicamente importantes, em um processo emocional”, explica Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração da Volkswagen Group Components. “Também estamos fornecendo aos proprietários do Beetle uma solução de conversão profissional, usando peças de produção da mais alta qualidade.”
Foi pensando neste problema que os carros mais antigos podem enfrentar que a Volkswagen decidiu fazer uma parceria inédita com uma empresa chamada eClassic, que realiza todo o processo de substituição de motores a combustão por motores elétricos, salvando assim carros clássicos de se tornarem peças de museu no futuro.
A Volkswagen, por se tratar de uma marca com inúmeros modelos icônicos, já estuda a possibilidade de expandir o serviço de eletrificação do Fusca para a Kombi e também para o Porsche 356, lembrando que a icônica marca de Stuttgart pertence ao grupo Volkswagen.
Mas você deve estar se perguntando neste momento: como é possível fazer com que um carro do século XX tenha um motor elétrico e que esta transformação não altere em sua performance? Calma que vamos explicar como funciona!
Para que a mágica aconteça, é necessário substituir absolutamente todas as peças do motor e inserir as novas peças e, principalmente, a bateria, que conta com uma carga de 36,8 kWh e fica localizada sob o assoalho do veículo, além de criar uma entrada plug-in para carregar o veículo, que fica abaixo da lanterna direita. Com o motor instalado, é estimado que o veículo tenha autonomia de 200 km sem precisar recarregar.
As peças utilizadas para o motor elétrico são as mesmas que a Volkswagen usa no E-Up, o modelo elétrico do Up que já é vendido na Europa. Dessa forma, o Fusca elétrico conseguirá produzir 82 cv de potência e chegar até 150 km/h!
Existem três opções de pacotes para deixar seu Fusca com motor elétrico, mas não pense que os mesmos serão baratos (longe disso, aliás)!
No primeiro pacote está contemplando: assoalho, baterias, freios, suspensão, transmissão e motor por 40 mil euros (cerca de 200 mil reais). Vale lembrar que este valor é somente das peças e instalação, a carroceria do Fusca é por conta do comprador. O segundo pacote custa 49.900 euros (250 mil reais) e contempla toda a plataforma com um novo chassi.
Agora, se você quiser receber um Fusca com todas as alterações feitas, tanto mecânicas quanto visuais, contendo bancos em couro, faróis em led, central multimídia e afins, terá que desembolsar a bagatela de 100 mil euros, pouco mais de 500 mil reais, praticamente o mesmo valor de um BMW M3 zero km na Europa. Haja vontade (e dinheiro) para transformar um Fusca em um carro elétrico!
*Com informações da Volkswagen.