A Toyota anunciou uma mudança significativa nas suas picapes Hilux GR-Sport e SRX Plus. A partir deste mês, a empresa decidiu remover a “barra aerodinâmica” dos modelos novos antes da entrega. A decisão foi tomada após identificar que a durabilidade da peça não atendia aos padrões esperados pela fabricante.
A barra, conhecida por seu design que contribui para a redução da resistência do ar, era fixada diretamente na carroceria dos veículos. Durante testes realizados pela Toyota, observou-se que, em velocidades superiores a 100 km/h, a vibração causada pelo aerofólio era perceptível no assento do motorista, indicando que a fixação poderia não ser a mais adequada para a função desempenhada pela peça.
Em modelos anteriores, como a SRX Plus, a Toyota havia adicionado um ponto de fixação extra na carroceria, o que reduziu significativamente a vibração transmitida pela barra aerodinâmica. No entanto, essa medida não se mostrou uma solução definitiva para os problemas identificados.
Diante dessa situação, a Toyota optou por interromper a inclusão do aerofólio nos novos modelos, e iniciou um processo de inspeção para as unidades já em circulação. Os proprietários das versões GR-Sport e SRX Plus estão sendo convocados para levar seus veículos às concessionárias, onde a barra será inspecionada e, se necessário, removida.
A fabricante japonesa informou que está avaliando a situação e considerando medidas adicionais para garantir a satisfação e a segurança dos usuários. Os clientes afetados serão notificados sobre a disponibilidade de um novo modelo de barra aerodinâmica, que será apresentado em breve, como parte das opções de personalização do veículo.
A decisão também se refletiu na produção das picapes na Argentina, onde as unidades da Hilux GR-Sport e SRX Plus também estão sendo fabricadas sem o aerofólio desde o início de maio. As alterações já foram incorporadas ao catálogo online da Toyota na Argentina, onde as imagens das picapes foram atualizadas para refletir a ausência da peça.
Este ajuste nos modelos Hilux ressalta a importância que a Toyota dá à qualidade e à experiência do usuário. Embora a barra aerodinâmica oferecesse benefícios como a redução de turbulência e o decréscimo no ruído do vento, além de contribuir para a diminuição do consumo de combustível, a integridade estrutural e a longevidade da peça se mostraram comprometidas.
A empresa permanece comprometida com a manutenção do alto padrão de seus produtos e espera resolver completamente a questão em breve. Enquanto isso, os proprietários dos modelos afetados podem esperar uma comunicação direta da Toyota para mais informações sobre as próximas etapas do processo de inspeção e substituição do aerofólio.
A Toyota iniciou um recall das versões SRX Plus e GR-Sport da picape Hilux no Brasil devido a um problema identificado com o aerofólio instalado entre a cabine e a caçamba. O componente, também conhecido como barra esportiva, apresentou rachaduras nos suportes sob condições severas de uso, o que pode levar ao desprendimento da peça do veículo. Esse problema aumenta o risco de acidentes, incluindo danos a terceiros nas vias públicas.
A falha foi detectada após a Toyota observar que a peça poderia não suportar as tensões para as quais foi projetada, principalmente em uso intenso. O recall afeta tanto unidades vendidas no Brasil quanto na Argentina, e embora a quantidade exata de veículos envolvidos não tenha sido divulgada, a Toyota já interrompeu a produção da picape com o aerofólio desde o início de maio.
O reparo, que consiste na remoção completa do aerofólio, começará a ser realizado em 20 de maio na rede nacional de revendas da Toyota. O processo é parte do compromisso da empresa em garantir a segurança dos usuários e prevenir potenciais acidentes.
As versões SRX Plus e GR-Sport são conhecidas por suas modificações significativas na suspensão e por oferecerem um chassi alargado, diferenciando-se das versões regulares da Hilux. Na época do lançamento da Hilux SRX Plus na Argentina, foi mencionado que o aerofólio foi adicionado para contrabalancear o aumento do coeficiente aerodinâmico causado pelas alterações na suspensão. Com arcos de roda mais amplos, o arrasto aerodinâmico da picape foi negativamente afetado, e a introdução do aerofólio reduziu novamente o coeficiente para níveis quase normais.
*Com informações da Toyota, Motor1, R7 e QuatroRodas.