Entenda o que fez as Hilux GR-Sport e SRX Plus perderem o aerofólio; picape vai passar por recall no Brasil

Toyota retirou recentemente o aerofólio das versões GR-Sport e SRX Plus de sua linha Hilux, uma decisão que impacta tanto unidades novas quanto as que já estão em circulação. O aerofólio, também conhecido como barra aerodinâmica, era uma característica marcante desses modelos, posicionado entre a caçamba e a cabine, destinado a melhorar a eficiência aerodinâmica da picape. Esta peça visava reduzir a turbulência do ar, diminuindo o ruído do vento, as vibrações e o consumo de combustível.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 8/05/2024

A Toyota anunciou uma mudança significativa nas suas picapes Hilux GR-Sport e SRX Plus. A partir deste mês, a empresa decidiu remover a “barra aerodinâmica” dos modelos novos antes da entrega. A decisão foi tomada após identificar que a durabilidade da peça não atendia aos padrões esperados pela fabricante.

A barra, conhecida por seu design que contribui para a redução da resistência do ar, era fixada diretamente na carroceria dos veículos. Durante testes realizados pela Toyota, observou-se que, em velocidades superiores a 100 km/h, a vibração causada pelo aerofólio era perceptível no assento do motorista, indicando que a fixação poderia não ser a mais adequada para a função desempenhada pela peça.

Em modelos anteriores, como a SRX Plus, a Toyota havia adicionado um ponto de fixação extra na carroceria, o que reduziu significativamente a vibração transmitida pela barra aerodinâmica. No entanto, essa medida não se mostrou uma solução definitiva para os problemas identificados.

Toyota removeu o aerofólio das versões Hilux GR-Sport e SRX Plus. A decisão afeta tanto as novas unidades quanto as já em circulação. O aerofólio melhorava a eficiência aerodinâmica.
Toyota removeu o aerofólio das versões Hilux GR-Sport e SRX Plus. A decisão afeta tanto as novas unidades quanto as já em circulação. O aerofólio melhorava a eficiência aerodinâmica.

Diante dessa situação, a Toyota optou por interromper a inclusão do aerofólio nos novos modelos, e iniciou um processo de inspeção para as unidades já em circulação. Os proprietários das versões GR-Sport e SRX Plus estão sendo convocados para levar seus veículos às concessionárias, onde a barra será inspecionada e, se necessário, removida.

A fabricante japonesa informou que está avaliando a situação e considerando medidas adicionais para garantir a satisfação e a segurança dos usuários. Os clientes afetados serão notificados sobre a disponibilidade de um novo modelo de barra aerodinâmica, que será apresentado em breve, como parte das opções de personalização do veículo.

A barra era instalada entre a caçamba e a cabine, reduzindo turbulência do ar e diminuindo ruído, vibrações e consumo de combustível. A fixação direta causava vibrações em altas velocidades.
A barra era instalada entre a caçamba e a cabine, reduzindo turbulência do ar e diminuindo ruído, vibrações e consumo de combustível. A fixação direta causava vibrações em altas velocidades.

A decisão também se refletiu na produção das picapes na Argentina, onde as unidades da Hilux GR-Sport e SRX Plus também estão sendo fabricadas sem o aerofólio desde o início de maio. As alterações já foram incorporadas ao catálogo online da Toyota na Argentina, onde as imagens das picapes foram atualizadas para refletir a ausência da peça.

Este ajuste nos modelos Hilux ressalta a importância que a Toyota dá à qualidade e à experiência do usuário. Embora a barra aerodinâmica oferecesse benefícios como a redução de turbulência e o decréscimo no ruído do vento, além de contribuir para a diminuição do consumo de combustível, a integridade estrutural e a longevidade da peça se mostraram comprometidas.

No Brasil, desde maio, as Hilux GR-Sport e SRX Plus são entregues sem o aerofólio. Concessionárias inspecionam e removem a peça de unidades em uso se necessário.
No Brasil, desde maio, as Hilux GR-Sport e SRX Plus são entregues sem o aerofólio. Concessionárias inspecionam e removem a peça de unidades em uso se necessário.

A empresa permanece comprometida com a manutenção do alto padrão de seus produtos e espera resolver completamente a questão em breve. Enquanto isso, os proprietários dos modelos afetados podem esperar uma comunicação direta da Toyota para mais informações sobre as próximas etapas do processo de inspeção e substituição do aerofólio.

Mudanças foram feitas também no site e catálogo da Toyota Argentina, com imagens atualizadas das picapes sem o aerofólio. Essa peça não era meramente estética, mas funcional.
Mudanças foram feitas também no site e catálogo da Toyota Argentina, com imagens atualizadas das picapes sem o aerofólio. Essa peça não era meramente estética, mas funcional.

Recall no Brasil

A Toyota iniciou um recall das versões SRX Plus e GR-Sport da picape Hilux no Brasil devido a um problema identificado com o aerofólio instalado entre a cabine e a caçamba. O componente, também conhecido como barra esportiva, apresentou rachaduras nos suportes sob condições severas de uso, o que pode levar ao desprendimento da peça do veículo. Esse problema aumenta o risco de acidentes, incluindo danos a terceiros nas vias públicas.

A falha foi detectada após a Toyota observar que a peça poderia não suportar as tensões para as quais foi projetada, principalmente em uso intenso. O recall afeta tanto unidades vendidas no Brasil quanto na Argentina, e embora a quantidade exata de veículos envolvidos não tenha sido divulgada, a Toyota já interrompeu a produção da picape com o aerofólio desde o início de maio.

O reparo, que consiste na remoção completa do aerofólio, começará a ser realizado em 20 de maio na rede nacional de revendas da Toyota. O processo é parte do compromisso da empresa em garantir a segurança dos usuários e prevenir potenciais acidentes.

As versões SRX Plus e GR-Sport são conhecidas por suas modificações significativas na suspensão e por oferecerem um chassi alargado, diferenciando-se das versões regulares da Hilux. Na época do lançamento da Hilux SRX Plus na Argentina, foi mencionado que o aerofólio foi adicionado para contrabalancear o aumento do coeficiente aerodinâmico causado pelas alterações na suspensão. Com arcos de roda mais amplos, o arrasto aerodinâmico da picape foi negativamente afetado, e a introdução do aerofólio reduziu novamente o coeficiente para níveis quase normais.

O reparo será realizado a partir de 20 de maio na rede nacional de revendas da Toyota. Consiste na remoção completa do aerofólio para evitar riscos de acidentes e danos a terceiros.
O reparo será realizado a partir de 20 de maio na rede nacional de revendas da Toyota. Consiste na remoção completa do aerofólio para evitar riscos de acidentes e danos a terceiros.
  • Defeito apresentado: Fixação da Barra Esportiva (Aerofólio). Em situações de uso severo do veículo, a base metálica da barra esportiva poderá trincar e, consequentemente, acarretar seu desprendimento da carroceria.
  • Riscos e implicações: A condição apresentada pode causar a soltura da peça, ocasionando danos ou lesões a terceiros em via pública. Não há risco aos ocupantes do veículo.
  • Medidas corretivas: A Campanha será feita em 2 etapas, com início do reparo em 20/05/2024, e consistirá na remoção da Barra Esportiva. O tempo de reparo é de até 1 (uma) hora.
  • Locais de atendimento e agendamento: O proprietário deverá entrar em contato com a Rede de Concessionárias Autorizadas Toyota, para agendamento prévio. A relação de concessionárias autorizadas para atendimento está disponível no site www.toyota.com.br.

*Com informações da Toyota, Motor1, R7 e QuatroRodas.