A Stock Car Pro Series, principal competição do automobilismo brasileiro, encerra em 2024 um ciclo histórico com a despedida dos modelos Sedans, que foram a base da categoria desde sua criação em 1979. Após 45 anos de competições com carros desse estilo, a última prova do campeonato, realizada em 15 de dezembro, marca o fim da “era Sedan” e abre caminho para uma nova fase que trará SUVs como os protagonistas da categoria a partir de 2025.
Pontos Principais:
Ao longo de sua trajetória, a Stock Car estabeleceu-se como um dos campeonatos mais relevantes do esporte a motor nacional. Com a presença de modelos emblemáticos e autódromos históricos, a competição alcançou reconhecimento internacional e ajudou a formar ídolos das pistas. Entre os circuitos que receberam a categoria estão Interlagos, Goiânia, Tarumã e Brasília, além de pistas urbanas como Salvador e Belo Horizonte.
O Chevrolet Opala foi o modelo inaugural da Stock Car em 1979, marcando o início de uma era que se estendeu por mais de quatro décadas. O Opala, amplamente conhecido no mercado nacional, esteve nas pistas até 1993, quando foi substituído pelo Omega, outro modelo de destaque da Chevrolet. Essa transição foi um marco importante, consolidando a proximidade da categoria com a indústria automotiva brasileira.
Nos anos 2000, a Stock Car adotou chassis tubulares fabricados pela JL, empresa comandada pelo ex-piloto Zeca Giaffone. Com essa mudança, os carros passaram a ser desenvolvidos especificamente para competição. Nesse contexto, o Chevrolet Vectra e, posteriormente, o Astra, sucederam o Omega.
A evolução dos carros acompanhou o desenvolvimento do mercado automotivo nacional, mantendo a relevância da competição.
A partir de 2005, a Stock Car passou a ser uma categoria multimarcas.
A Chevrolet ganhou concorrência da Mitsubishi, que trouxe o modelo Lancer, seguido pela Volkswagen, com o Bora, e pela Peugeot, com os modelos 307 Sedan e 408 Sedan. Essa diversidade aumentou a competitividade e trouxe novos desafios técnicos para equipes e pilotos.
Em 2009, foi apresentada uma nova geração de carros, o JL-G09, desenvolvida para aumentar a eficiência aerodinâmica, a segurança e reduzir os custos de manutenção. Esse modelo foi um marco no alinhamento da Stock Car com padrões internacionais de engenharia no automobilismo. Durante essa fase, a Chevrolet alternou entre os modelos Sonic e Cruze, que esteve em ação desde 2016 e fará sua despedida em 2024.
A Toyota, que ingressou na competição em 2020 com o Corolla, trouxe mais um elemento de disputa ao grid. Essa fase recente foi marcada por corridas equilibradas, com Chevrolet e Toyota dividindo as vitórias em números iguais nas temporadas de 2023 e 2024. A paridade reforça o nível de competitividade alcançado pela categoria.
O ano de 2025 marcará a introdução dos SUVs na Stock Car, com modelos que refletem as tendências atuais do mercado automotivo. A Chevrolet competirá com o Tracker, enquanto a Toyota trará o Corolla Cross. A Mitsubishi retorna ao grid com o Eclipse Cross, encerrando um hiato de quase 20 anos.
O projeto que introduz os SUVs representa uma mudança significativa na história da categoria. A proposta é alinhar a Stock Car às novas demandas do mercado, investindo em conectividade, segurança e inovação tecnológica. A expectativa é que os novos modelos inspirem outras competições no cenário internacional, fortalecendo a posição da Stock Car no automobilismo global.
A era Sedan deixou um legado significativo para a Stock Car e para o automobilismo brasileiro. Os modelos Sedans ajudaram a consolidar a categoria como referência no esporte a motor, atraindo grandes marcas e pilotos de destaque, incluindo nomes com passagens pela Fórmula 1 e pela Indy.
As contribuições técnicas e esportivas dessa fase foram cruciais para a evolução da competição. A transição para os SUVs simboliza não apenas o encerramento de um ciclo, mas também a busca por inovação e sustentabilidade no esporte, mantendo a Stock Car alinhada às transformações do mercado automotivo global.
*De 1987 a 1989, na versão Chevrolet Opala Caio-Hidroplas. De 1990 a 1993, versão Chevrolet Opala Protótipo.
Fonte: Stockproseries.