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Era Sedan da Stock Car chega ao fim para dar lugar aos SUVs

A Stock Car Pro Series, principal categoria do automobilismo brasileiro, encerra um ciclo de 45 anos com a aposentadoria dos modelos Sedans e inicia, em 2025, a "era dos SUVs". A mudança representa uma atualização importante para acompanhar as tendências do mercado automotivo.
Publicado em Esportes dia 15/12/2024 por Alan Corrêa

A Stock Car Pro Series, principal competição do automobilismo brasileiro, encerra em 2024 um ciclo histórico com a despedida dos modelos Sedans, que foram a base da categoria desde sua criação em 1979. Após 45 anos de competições com carros desse estilo, a última prova do campeonato, realizada em 15 de dezembro, marca o fim da “era Sedan” e abre caminho para uma nova fase que trará SUVs como os protagonistas da categoria a partir de 2025.

Pontos Principais:

  • A Stock Car Pro Series adotará SUVs como modelos principais em 2025.
  • Chevrolet Tracker, Toyota Corolla Cross e Mitsubishi Eclipse Cross formarão o grid inicial.
  • Essa transição reflete tendências de mercado e promove avanços tecnológicos.
  • A Chevrolet e a Toyota já competem, enquanto a Mitsubishi retorna após 20 anos.

Ao longo de sua trajetória, a Stock Car estabeleceu-se como um dos campeonatos mais relevantes do esporte a motor nacional. Com a presença de modelos emblemáticos e autódromos históricos, a competição alcançou reconhecimento internacional e ajudou a formar ídolos das pistas. Entre os circuitos que receberam a categoria estão Interlagos, Goiânia, Tarumã e Brasília, além de pistas urbanas como Salvador e Belo Horizonte.

A trajetória dos modelos Sedan na Stock Car

O Chevrolet Opala foi o modelo inaugural da Stock Car em 1979, marcando o início de uma era que se estendeu por mais de quatro décadas. O Opala, amplamente conhecido no mercado nacional, esteve nas pistas até 1993, quando foi substituído pelo Omega, outro modelo de destaque da Chevrolet. Essa transição foi um marco importante, consolidando a proximidade da categoria com a indústria automotiva brasileira.

Nos anos 2000, a Stock Car adotou chassis tubulares fabricados pela JL, empresa comandada pelo ex-piloto Zeca Giaffone. Com essa mudança, os carros passaram a ser desenvolvidos especificamente para competição. Nesse contexto, o Chevrolet Vectra e, posteriormente, o Astra, sucederam o Omega.

A evolução dos carros acompanhou o desenvolvimento do mercado automotivo nacional, mantendo a relevância da competição.

A partir de 2005, a Stock Car passou a ser uma categoria multimarcas.

A Chevrolet ganhou concorrência da Mitsubishi, que trouxe o modelo Lancer, seguido pela Volkswagen, com o Bora, e pela Peugeot, com os modelos 307 Sedan e 408 Sedan. Essa diversidade aumentou a competitividade e trouxe novos desafios técnicos para equipes e pilotos.

Os avanços tecnológicos e a consolidação da categoria

Em 2009, foi apresentada uma nova geração de carros, o JL-G09, desenvolvida para aumentar a eficiência aerodinâmica, a segurança e reduzir os custos de manutenção. Esse modelo foi um marco no alinhamento da Stock Car com padrões internacionais de engenharia no automobilismo. Durante essa fase, a Chevrolet alternou entre os modelos Sonic e Cruze, que esteve em ação desde 2016 e fará sua despedida em 2024.

A Toyota, que ingressou na competição em 2020 com o Corolla, trouxe mais um elemento de disputa ao grid. Essa fase recente foi marcada por corridas equilibradas, com Chevrolet e Toyota dividindo as vitórias em números iguais nas temporadas de 2023 e 2024. A paridade reforça o nível de competitividade alcançado pela categoria.

A transição para a era dos SUVs

O ano de 2025 marcará a introdução dos SUVs na Stock Car, com modelos que refletem as tendências atuais do mercado automotivo. A Chevrolet competirá com o Tracker, enquanto a Toyota trará o Corolla Cross. A Mitsubishi retorna ao grid com o Eclipse Cross, encerrando um hiato de quase 20 anos.

O projeto que introduz os SUVs representa uma mudança significativa na história da categoria. A proposta é alinhar a Stock Car às novas demandas do mercado, investindo em conectividade, segurança e inovação tecnológica. A expectativa é que os novos modelos inspirem outras competições no cenário internacional, fortalecendo a posição da Stock Car no automobilismo global.

O impacto da era Sedan no automobilismo brasileiro

A era Sedan deixou um legado significativo para a Stock Car e para o automobilismo brasileiro. Os modelos Sedans ajudaram a consolidar a categoria como referência no esporte a motor, atraindo grandes marcas e pilotos de destaque, incluindo nomes com passagens pela Fórmula 1 e pela Indy.

As contribuições técnicas e esportivas dessa fase foram cruciais para a evolução da competição. A transição para os SUVs simboliza não apenas o encerramento de um ciclo, mas também a busca por inovação e sustentabilidade no esporte, mantendo a Stock Car alinhada às transformações do mercado automotivo global.

A história da “era Sedan” da Stock Car em números

Modelo, anos de participação, temporadas disputadas:

*De 1987 a 1989, na versão Chevrolet Opala Caio-Hidroplas. De 1990 a 1993, versão Chevrolet Opala Protótipo.

Maior vencedor da história

Maior campeão da história

Maior vencedor em atividade

Maior campeão em atividade

Todos os campeões da Stock Car na “era Sedan”

Fonte: Stockproseries.