Este é o novo Rolls-Royce Cullinan Série II

Visualmente, a Cullinan Série II passou por modificações que incluem novas luzes diurnas e entradas de ar que alteram a postura do veículo e suavizam suas proporções. O design externo agora apresenta também uma nova grelha Pantheon iluminada e novos elementos em preto brilhante nas soleiras. Além disso, a traseira foi atualizada com um novo design dos envoltórios dos escapamentos em aço inoxidável com acabamento espelhado.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 7/05/2024

A Rolls-Royce anunciou o lançamento da Cullinan Série II, marcando a atualização mais abrangente até o momento entre as versões Série II dos seus modelos. Esta revisão ocorre seis anos após a introdução do SUV da marca no mercado. A nova edição foi desenvolvida em resposta às mudanças nas exigências de luxo e adaptações no uso do veículo observadas pela empresa.

O Cullinan original, lançado em 2018, foi o primeiro SUV superluxo do mundo, cumprindo uma proposta única e exigente. Do ponto de vista de desempenho e engenharia, tinha que ter capacidades off-road genuínas, equivalentes aos ambientes mais exigentes e hostis da Terra. Ao mesmo tempo, tinha que oferecer o conforto inigualável da marca e a assinatura da sensação de ‘tapete mágico’, independentemente do terreno. Tinha que ser nada menos que o SUV superluxo definitivo – robusto ainda que refinado, imparável, porém sereno: esforçado, em todo lugar. Seu sucesso superou as expectativas mais ambiciosas da Rolls-Royce em todo o mundo, e hoje o Cullinan é o Rolls-Royce mais solicitado no portfólio da marca.

“Em 2018, o Cullinan redefiniu a motorização superluxo, permitindo que os clientes da Rolls-Royce experimentassem a mágica sensação de flutuar em um tapete, independentemente do terreno e em todos os cantos do mundo. Nos seis anos desde então, o Cullinan atraiu grupos totalmente novos de clientes para a Rolls-Royce e alterou profundamente as percepções do que é um automóvel Rolls-Royce e o que ele pode significar para seu proprietário. O Cullinan Série II foi criado para construir esse sucesso. Integrando novas tecnologias, novos materiais, atualizações de design meticulosamente consideradas e oportunidades inovadoras para expressão individual através do Bespoke, mantemos tudo que nossos clientes amam neste automóvel, garantindo seu contínuo fascínio”.

As modificações externas incluem novas luzes diurnas e entradas de ar que alteram a estética do veículo, introduzindo uma nova grelha Pantheon iluminada.
As modificações externas incluem novas luzes diurnas e entradas de ar que alteram a estética do veículo, introduzindo uma nova grelha Pantheon iluminada.

No que diz respeito às alterações externas, a Rolls-Royce incorporou novidades nas luzes diurnas e nas entradas de ar para modificar a estética do veículo. Foram introduzidos uma grelha Pantheon iluminada pela primeira vez e elementos em preto brilhante nas soleiras. Os envoltórios dos escapamentos agora possuem um acabamento em aço inoxidável espelhado. O veículo está equipado com rodas de liga leve de 23 polegadas com um design de sete raios, o que representa uma novidade na linha.

No interior, destaca-se um painel de vidro que se estende por todo o comprimento e o sistema operacional "Spirit", usado pela primeira vez no Spectre.
No interior, destaca-se um painel de vidro que se estende por todo o comprimento e o sistema operacional “Spirit”, usado pela primeira vez no Spectre.

Internamente, a Rolls-Royce introduziu um painel de vidro que se estende por todo o comprimento do veículo e adotou o sistema operacional “Spirit”, previamente utilizado no modelo Spectre. O painel principal é digital, mas foi concebido para emular um display analógico. O passageiro da frente pode apreciar um painel iluminado com 7.000 aperturas a laser, projetadas para criar um efeito de profundidade. Além disso, o relógio Spirit of Ecstasy foi incorporado ao interior, situando-se em um gabinete iluminado que serve como um pequeno palco para o emblemático logo da marca.

A conectividade e a digitalização são sutilmente integradas. Os ocupantes dos bancos traseiros podem conectar dispositivos de streaming a telas individuais e utilizar a conectividade Bluetooth para fones de ouvido. O sistema de áudio personalizado inclui 18 canais e um amplificador de 1400 watts, utilizando cavidades no quadro de alumínio como câmaras de ressonância para melhorar a acústica, incorporando uma função natural de sub-woofer.

Os interiores apresentam uma nova opção de acabamento em madeira cinza manchada e um tecido feito de fibras de bambu, denominado twill dualidade, que exibe uma interpretação abstrata do logotipo R-R entrelaçado. Este material foi desenvolvido ao longo de quatro anos, envolvendo até 2,2 milhões de pontos e 11 milhas de linha. O design dos painéis de porta inclui 408.284 perfurações meticulosamente inspecionadas por uma única pessoa encarregada dessa tarefa.

A especificação mecânica permanece com o motor V12 twin turbo de 6,75 litros, oferecendo uma experiência de condução suave e luxuosa.
A especificação mecânica permanece com o motor V12 twin turbo de 6,75 litros, oferecendo uma experiência de condução suave e luxuosa.

A especificação mecânica do Cullinan permaneceu inalterada. O modelo está equipado com um motor V12 twin turbo de 6,75 litros, capaz de produzir 563 cavalos de potência e 663 libras-pé de torque, mantendo a característica de oferecer uma experiência semelhante a um “tapete mágico” em termos de suavidade e conforto de condução.

A Rolls-Royce continua a posicionar seus veículos como refúgios do cotidiano, promovendo uma experiência que transcende a funcionalidade básica do transporte. O aumento no preço do Cullinan Série II reflete o compromisso contínuo da marca em atender às necessidades e expectativas de um mercado de luxo que está sempre em evolução.

A Rolls-Royce posiciona seus veículos como refúgios do cotidiano, promovendo uma experiência que transcende a funcionalidade básica do transporte, com um aumento de preço no Série II.
A Rolls-Royce posiciona seus veículos como refúgios do cotidiano, promovendo uma experiência que transcende a funcionalidade básica do transporte, com um aumento de preço no Série II.

A empresa destaca que essas alterações não são meramente estéticas ou superficiais, mas respondem a um entendimento profundo das mudanças nas preferências e expectativas dos clientes. Com isso, a Rolls-Royce busca solidificar ainda mais seu status no segmento de veículos de luxo, mantendo-se relevante e desejável para uma base de clientes global que valoriza tanto a tradição quanto a inovação.

*Com informações da Rolls-Royce, Forbes e TopGear.