Os fãs de Simpsons sabem muito bem que se as empresas de veículos deixassem o consumidor escolher como ele gostaria que os carros fossem, seria uma monstruosidade atrás da outra.
Se você não sabe o que eu estou falando, recomendo que assista o episódio “Irmão, onde estarás?”, onde Homer descobre um meio-irmão, Herbert Powell, que é um rico proprietário de uma empresa de carros. Ele pede a ajuda de Homer para desenvolver um novo e incrível veículo, claro que o resultado foi a falência de Herbert.
Apesar da brincadeira, essa história tem uma base de verdade, os engenheiros e designers trabalham por vários anos até chegarem a um conceito de veículo, até poderem mostrar ao público e a fábrica resolverem se vão produzir o modelo para o mercado. Mas não é sempre que as inovações e idéias criativas dão certo, as vezes eles também falham.
O meu advogado me recomendou a não usar o termo “carros feios”, porque pode ofender algumas pessoas e até me render um processo, então vamos chamá-los de “projetos com gostos duvidosos”, pra não dizer que são feios, oks?
O design exterior e interior da Multipla foi exibido no Museu de Arte Moderna (MOMA), em Nova York, durante a exposição “Different Roads – Automobiles for the Next Century” (Caminhos Diferentes – Automóveis para o próximo século, em tradução livre), em 1999.
Ele ganhou o prêmio Carro do Ano (1999) do programa britânico Top Gear, assim como o “Carro mais feio” no mesmo programa de prêmios. Ela também foi escolhida como o “carro de família do ano” pela Top Gear Magazine por quatro anos consecutivos (2001-2004).
A marca Pontiac nem existe mais, mas o Aztek foi um começo para os amados SUVs do momento, será que nos dias atuais o carro faria mais sucesso?
Queridinho de muitos nacionalistas, o Gurgel BR-800 foi um marco na indústria automobilística brasileira, isso é inegável, porém outro fato do carro é que seu visual não era nada bonito, mesmo pra época.
O BR-800 foi o primeiro automóvel 100% desenvolvido e fabricado no Brasil, fruto da perseverança do engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, fundador da Gurgel Motores S/A.
O problema aqui já começa na pronuncia do nome da marca, todo mundo se enrola.
O Actyon é um SUV da SsangYong. Tem dois sistemas de tração, um 4×2 ou 4×4, conforme a opção. Utiliza um antiquado chassis de longarinas, adequado aos jipes, mas desatualizado para um SUV. O motor Diesel 2.0 litros é de origem Mercedes-Benz. Foi desenhado pelo conceituado Giorgetto Giugiaro.
Um misto de futurismo, design retrô e desenho infantil, o carro da marca japonesa inovou demais no seu furgão em 1989.
O estilo externo do S-Cargo foi inspirado na van Citroën 2CV Fourgonnette, e o estilo interno emprestou um volante de raio único no estilo Citroën. O nome tinha um duplo sentido, significando “Small Cargo” e soando como “escargot”, a palavra francesa para caracol, que por sua vez é um apelido para o Citroën 2CV.