Ferrari apresenta nova F8 Tributo

Apresentada no Salão de Genebra, a nova Ferrari F8 Tributo conta com 720 cavalos de potência, motor V8 de 3.902 cc e é capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, chegando à velocidade máxima de 340 km/h. Um sonho para pouquíssimos habitantes desse mundo.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 18/04/2019

Apresentada no Salão de Genebra, a nova Ferrari F8 Tributo conta com 720 cavalos de potência, motor V8 de 3.902 cc e é capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, chegando à velocidade máxima de 340 km/h. Um sonho para pouquíssimos habitantes desse mundo.

Conheça a Ferrari F8 Tributo

A nova Ferrari F8 Tributo vem para substituir a 488 GTB lançada apenas há 4 anos. Ela conta com um incrível motor V8 3.902 cilindradas com 720 cv de potência – 50 a mais que a anterior – e um torque máximo de 78,51 kgf.m (10 a mais que a anterior). É o motor mais potente já feito pela Ferrari.

Suas medidas são: 4.611 mm de comprimento, 1.979 mm de largura e 1.206 mm de altura. Toda essa máquina pesa apenas 1.330 kg, ficando 40 kg abaixo do peso da geração anterior que saiu de linha.

Ferrari F8 Tributo
Ferrari F8 Tributo

Esse conjunto é capaz de atingir de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos, chaga aos 200 km/h em 7,8 segundos e alcança a velocidade máxima de 340 km/h. Ainda não se sabe qual a caixa de transmissão que será utilizada, mas se for a mesma da 488 GTB será uma automática de 7 marchas com tração traseira.

A marca ainda defende que não há o menor indício de turbo lag, efeito que atrasa em frações de segundo a aceleração a partir da inércia.

Aumento da eficiência aerodinâmica

Do que estamos tratando aqui, de uma nova Ferrari? Ou de uma reestilização da 488 GTB? A resposta é mais complicada o que parece, um pouco de cada diríamos. Por um lado, a F8 Tributo traz o mesmíssimo motor da 488 GTB, e parte do seu ganho de potência se deve à redução de peso que teve.

Ferrari F8 Tributo
Ferrari F8 Tributo

Por outro lado, o desenho foi tão profundamente modificado que é difícil falar apenas em reestilização. Não se trata, no novo projeto, apenas de uma alteração visual que deixou o modelo mais elegante do que nunca, mas sim de uma melhoria de 10% na aerodinâmica.

Note, leitor, que estamos falando de dois modelos da Ferrari, os dois mais recentes, e quando a aerodinâmica evolui em 10% significa a abertura de um novo caminho de design para uma das marcas mais conceituadas do planeta.

Interior completamente renovado

Se por fora a F8 Tributo já se destaca da 488GTB, por dentro a evolução é ainda maior. Sua cabine foi completamente atualizada, o volante é novo, as saídas de ar agora redondas também são novas, os controles, as laterais das portas e a tela touchscreen de 7 polegadas no lado do passageiro, tudo isso é novo.

Ferrari F8 Tributo
Ferrari F8 Tributo

Ferrari Dynamic Enhancer

Outra novidade que o modelo trará é o Ferrari Dynamic Enhancer (FDE +), que funciona mais ou menos como um “modo de condução” que deixa a Tributo mais esperta ou mais tranquila de acordo com que o motorista quiser no momento.

Interior da Ferrari F8 Tributo
Interior da Ferrari F8 Tributo

Além disso, os S-Duct (tomadas de ar) foram redesenhados para estarem de acordo com as novas linhas, e com isso aumentam em 15% a downforce (pressão que segura o carro no chão em alta velocidade). As novas entradas de refrigeração dos freios também contribuem na melhoria das frenagens.