Apresentada no Salão de Genebra, a nova Ferrari F8 Tributo conta com 720 cavalos de potência, motor V8 de 3.902 cc e é capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, chegando à velocidade máxima de 340 km/h. Um sonho para pouquíssimos habitantes desse mundo.
A nova Ferrari F8 Tributo vem para substituir a 488 GTB lançada apenas há 4 anos. Ela conta com um incrível motor V8 3.902 cilindradas com 720 cv de potência – 50 a mais que a anterior – e um torque máximo de 78,51 kgf.m (10 a mais que a anterior). É o motor mais potente já feito pela Ferrari.
Suas medidas são: 4.611 mm de comprimento, 1.979 mm de largura e 1.206 mm de altura. Toda essa máquina pesa apenas 1.330 kg, ficando 40 kg abaixo do peso da geração anterior que saiu de linha.
Esse conjunto é capaz de atingir de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos, chaga aos 200 km/h em 7,8 segundos e alcança a velocidade máxima de 340 km/h. Ainda não se sabe qual a caixa de transmissão que será utilizada, mas se for a mesma da 488 GTB será uma automática de 7 marchas com tração traseira.
A marca ainda defende que não há o menor indício de turbo lag, efeito que atrasa em frações de segundo a aceleração a partir da inércia.
Do que estamos tratando aqui, de uma nova Ferrari? Ou de uma reestilização da 488 GTB? A resposta é mais complicada o que parece, um pouco de cada diríamos. Por um lado, a F8 Tributo traz o mesmíssimo motor da 488 GTB, e parte do seu ganho de potência se deve à redução de peso que teve.
Por outro lado, o desenho foi tão profundamente modificado que é difícil falar apenas em reestilização. Não se trata, no novo projeto, apenas de uma alteração visual que deixou o modelo mais elegante do que nunca, mas sim de uma melhoria de 10% na aerodinâmica.
Note, leitor, que estamos falando de dois modelos da Ferrari, os dois mais recentes, e quando a aerodinâmica evolui em 10% significa a abertura de um novo caminho de design para uma das marcas mais conceituadas do planeta.
Se por fora a F8 Tributo já se destaca da 488GTB, por dentro a evolução é ainda maior. Sua cabine foi completamente atualizada, o volante é novo, as saídas de ar agora redondas também são novas, os controles, as laterais das portas e a tela touchscreen de 7 polegadas no lado do passageiro, tudo isso é novo.
Outra novidade que o modelo trará é o Ferrari Dynamic Enhancer (FDE +), que funciona mais ou menos como um “modo de condução” que deixa a Tributo mais esperta ou mais tranquila de acordo com que o motorista quiser no momento.
Além disso, os S-Duct (tomadas de ar) foram redesenhados para estarem de acordo com as novas linhas, e com isso aumentam em 15% a downforce (pressão que segura o carro no chão em alta velocidade). As novas entradas de refrigeração dos freios também contribuem na melhoria das frenagens.