Ferrari vence em 24 Horas de Le Mans 2024 após disputa com Toyota

A 92ª edição das 24 Horas de Le Mans terminou com a vitória da Ferrari AF Corse. A corrida foi marcada por desafios técnicos, clima instável e uma disputa acirrada com a Toyota. A próxima etapa do campeonato FIA WEC será a Rolex 6 Horas de São Paulo, no Brasil.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 16/06/2024

A 92ª edição das 24 Horas de Le Mans viu a Ferrari AF Corse garantir a vitória após uma disputa acirrada com a Toyota Gazoo Racing. A corrida, parte do campeonato FIA WEC, aconteceu no Circuit de la Sarthe, França, e foi marcada por mudanças constantes na liderança e condições climáticas desafiadoras. O Ferrari 499P #50, pilotado por Nicklas Nielsen, Antonio Fuoco e Miguel Molina, enfrentou um problema técnico nas horas finais, mas conseguiu superar o desafio e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

A Toyota Gazoo Racing, com o trio Kamui Kobayashi, Nyck de Vries e José María “Pechito” López, terminou em segundo lugar, apenas 14 segundos atrás da Ferrari. A corrida foi intensa, com a liderança mudando de mãos várias vezes, especialmente durante a noite, quando a chuva forte causou longas intervenções do safety car. A Ferrari e a Toyota, junto com outros competidores, travaram uma batalha estratégica ao longo de toda a prova.

Na classe GT3, a equipe Manthey EMA da Porsche saiu vitoriosa. Richard Lietz, Morris Schuring e Yasser Shahin lideraram a equipe. O brasileiro Augusto Farfus terminou em segundo lugar na classe GT3 com a BMW M4 LMGT3 do Team WRT, marcando seu primeiro pódio em Le Mans. Farfus competiu ao lado de Sean Gelael e Darren Leung, mostrando um desempenho consistente ao longo da corrida.

Na categoria LMP2, a United Autosports garantiu a vitória com Oliver Jarvis, Bijoy Garg e Nolan Siegel. A equipe reassumiu a liderança nas últimas horas da corrida, destacando-se pela consistência e estratégia. Outros destaques da LMP2 incluíram a COOL Racing, Vector Sport e AF Corse, que frequentemente disputaram a liderança, mas não conseguiram manter a vantagem até o fim.

Detalhes da Corrida

Ferrari vence após disputa intensa com Toyota em Le Mans - Foto: Divulgação
Ferrari vence após disputa intensa com Toyota em Le Mans – Foto: Divulgação

A Ferrari 499P #50, pilotada por Nicklas Nielsen, Antonio Fuoco e Miguel Molina, enfrentou um desafio técnico nas horas finais. Um problema com a porta do carro exigiu uma parada não programada nos boxes. Apesar da adversidade, a equipe conseguiu poupar combustível e garantir a vitória.

A segunda colocação ficou com a Toyota Gazoo Racing. O trio do GR010 Hybrid #7, formado por Kamui Kobayashi, Nyck de Vries e José María “Pechito” López, esteve próximo da vitória em vários momentos. A diferença para a Ferrari foi de apenas 14 segundos na linha de chegada.

A corrida foi marcada por constantes mudanças na liderança. Durante a noite, uma forte chuva causou mais de quatro horas de intervenção do safety car, complicando as estratégias das equipes. A Ferrari, a Toyota e outros competidores se alternaram na liderança ao longo da prova.

Classe GT3 e LMP2

Na classe GT3, a vitória foi da Manthey EMA, equipe da Porsche. Richard Lietz, Morris Schuring e Yasser Shahin lideraram a equipe. O brasileiro Augusto Farfus terminou em segundo lugar com a BMW M4 LMGT3 do Team WRT, ao lado de Sean Gelael e Darren Leung.

A categoria LMP2 teve como vencedora a United Autosports. Oliver Jarvis, Bijoy Garg e Nolan Siegel conduziram o protótipo #22 à vitória. A equipe reassumiu a liderança nas últimas horas da corrida, destacando-se pela performance consistente.

Outros destaques da LMP2 incluíram a COOL Racing, Vector Sport e AF Corse, que apareceram com frequência na liderança. No entanto, foi a United Autosports que manteve a vantagem até o fim.

Participação Brasileira

O brasileiro Augusto Farfus obteve um resultado significativo ao terminar em segundo na classe GT3. Esta foi sua primeira conquista de pódio em Le Mans, um marco importante em sua carreira no automobilismo.

Nicolas Costa, também brasileiro, competiu na GT3 com a McLaren da United Autosports. Sua equipe liderou a prova em alguns momentos antes de enfrentar problemas mecânicos que resultaram na desistência.

Felipe Drugovich e Felipe Nasr também participaram da corrida. Drugovich, correndo pela Whelen Cadillac Racing, terminou em 16º na Hypercar. Nasr, representando a Porsche Penske, não completou a prova após um incidente, mas registrou a maior velocidade final da corrida.

Próxima Etapa do FIA WEC

A próxima etapa do campeonato FIA WEC será a Rolex 6 Horas de São Paulo. O evento acontecerá em Interlagos, Brasil, de 12 a 14 de julho. Esta será a quinta etapa da temporada 2024, e os ingressos já estão disponíveis para venda.

A vitória da Ferrari em Le Mans destacou a importância da estratégia e da resistência no automobilismo. A corrida de 24 horas apresentou desafios técnicos e climáticos, testando as habilidades das equipes e pilotos. O campeonato continua com a próxima etapa no Brasil, onde mais disputas são esperadas.

Resultado Final

Hypercar

  • 1º – Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, 311 voltas
  • 2º – José María López (ARG) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) – Toyota GR010 – Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, a 14s221
  • 3º – Sébastien Bourdais (FRA) / Renger Van der Zande (HOL) / Scott Dixon (NZL) – Cadillac V-Series.R #3, Cadillac Racing, a 36s730
  • 4º – Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, a 37s897
  • 5º – Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, a 1min02s824
  • 6º – Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) – Toyota GR010 – Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, a 1min45s654
  • 7º – Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) – Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, a 2min34s468
  • 8º – Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR)/ Álex Palou (ESP) – Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing, a 3min02s691
  • 9º – Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) – Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA, a 3min36s756
  • 10º – Jenson Button (GBR) / Oliver Rasmussen (DIN) / Philip Hanson (GBR) – Porsche 963 #38, Hertz Team JOTA, a 2 voltas
  • 11º – Mirko Bortolotti (ITA) / Daniil Kvyat / Edoardo Mortara (ITA) – Lamborghini SC63 #63, Lamborghini Iron Lynx, a 2 voltas
  • 12º – Stoffel Vandoorne (BEL) / Loïc Duval (FRA) / Paul Di Resta (GBR) – Peugeot 9X9 #94, Peugeot TotalEnergies, a 2 voltas
  • 13º – Jean-Éric Vergne (FRA)/ Mikkel Jensen (DIN) / Nico Müller (SUI) – Peugeot 9X8 #93, Peugeot TotalEnergies, a 2 voltas
  • 14º – Romain Grosjean (FRA) / Andrea Caldarelli (ITA) / Matteo Cairoli (ITA) – Lamborghini SC63 #19, Lamborghini Iron Lynx, a 2 voltas
  • 15º – Antonio Serravalle (CAN) / Carl Wattana Bennett (TAI) / Jean-Karl Vernay (FRA) – Isotta Fraschini Tipo6-C #11, Isotta Fraschini, a 9 voltas
  • 16º – Luiz Felipe ‘Pipo’ Derani (BRA) / Jack Aitken (GBR) / Felipe Drugovich (BRA) – Cadillac V-Series.R #311, Whelen Cadillac Racing, a 31 voltas
  • 17º – Neel Jani (SUI) / Harry Tincknell (GBR) / Julien Andlauer (FRA) – Porsche 963 #99, Proton Competition, a 60 voltas
  • 18º – Sheldon Van der Linde (AFS) / Robin Frijns (HOL) / René Rast (ALE) – BMW M Hybrid V8 #20, BMW M Team WRT, a 215 voltas
  • 19º – Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) – Ferrari 499P #83, AF Corse, abandonou
  • 20º – Mathieu Jaminet (FRA) / Felipe Nasr (BRA) / Nick Tandy (GBR) – Porsche 963 #4, Porsche Penske Motorsport, abandonou
  • 21º – Dries Vanthoor (BEL) / Raffaele Marciello (ITA) / Marco Wittmann (ALE) – BMW M Hybrid V8 #15, BMW M Team WRT, abandonou
  • 22º – Nicolas Lapierre (FRA) / Mick Schumacher (ALE) / Matthieu Vaxivière (FRA) – Alpine A424 #36, Alpine Endurance Team, abandonou
  • 23º – Paul-Loup Chatin (FRA) / Charles Milesi (FRA) / Ferdinand Habsburg (AUT) – Alpine A424 #35, Alpine Endurance Team, abandonou

LMP2

  • 1º – Oliver Jarvis (GBR) / Bijoy Garg (EUA) / Nolan Siegel (EUA) – United Autosports #22, 297 voltas
  • 2º – Jakub Smiechowski (POL) / Vladislav Lomko / Clément Novalak (FRA) – Inter Europol Competition #34, a 18s651
  • 3º- Paul Lafargue (FRA) / Job van Uitert (HOL) / Reshad de Gérus (FRA) – IDEC Sport #28, a 33s222
  • 4º – François Perrodo (FRA) / Ben Barnicoat (GBR) / Nicolas Varrone (ARG) – AF Corse #183, a 35s036
  • 5º – Ryan Cullen (GBR) / Patrick Pilet (FRA) / Stéphane Richelmi (MCO) – Vector Sport #10, a 39s149
  • 6º – PJ Hyett (EUA) / Louis Delétraz (SUI) / Alex Quinn (GBR) – AO by TF #14, a 2 voltas
  • 7º -Alexander Mattschull (ALE) / René Binder (AUT) / Laurents Horr (ALE) – DKR Engineering #33, a 2 voltas
  • 8º – Matthias Kaiser (LIE) / Olli Caldwell (GBR) / Roman De Angelis (CAN) – Algarve Pro Racing #25, a 3 voltas
  • 9º – Rodrigo Sales (EUA) / Mathias Beche (SUI) / Scott Huffaker (EUA) – Panis Racing #65, a 4 voltas
  • 10º – Naveen Rao (EUA) / Matthew Bell (GBR) / Frederik Vesti (DIN) – COOL Racing #47, a 6 voltas
  • 11º – Fabio Scherer (SUI) / David Heinemeier Hansson (DIN) / Kyffin Simpson (BRB) – Nielsen Racing #24, a 6 voltas
  • 12º – Lorenzo Fluxa (ESP) / Malthe Jakobsen (DIN) / Ritomo Miyata (JAP) – COOL Racing #37, a 8 voltas
  • 13º – Ben Keating (USA) / Filipe Albuquerque (POR) / Ben Hanley (GBR) – United Autosports USA #23, a 25 voltas
  • 14º – George Kuntz (EUA) / Colin Braun (EUA) / Nick Catsburg (HOL) – Crowdstrike Racing by APR #45, a 148 voltas
  • 15º – John Falb (USA) / James Allen (AUS) / Jean-Baptiste Simmenauer (FRA) – Duqueine Team #30, a 185 voltas
  • 16º – Jonas Ried (ALE) / Macéo Capietto (FRA) / Bent Viscaal (HOL) – Proton Competition #9, a 211 voltas

GT3

  • 1º – Richard Lietz (AUT) / Morris Schuring (HOL) / Yasser Shahin (AUS) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91, Manthey EMA, 281 voltas
  • 2º – Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) – BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, a 1 volta
  • 3º – Dennis Olsen (NOR) / Mikkel Pedersen (DIN) / Giorgio Roda (ITA) – Ford Mustang LMGT3 #88, Proton Competition, a 1 volta
  • 4º – John Hartshorne (GBR) / Ben Tuck (GBR) / Christofer Mies (ALE) – Ford Mustang LMGT3 #44, Proton Competition, a 1 volta
  • 5º – Rahel Frey (SUI) / Sarah Bovy (BEL) / Michelle Gatting (DIN) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames, a 2 voltas
  • 6º – Alessio Rovera (ITA) / François Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) – Ferrari 296 LMGT3 #55, Vista AF Corse, a 2 voltas
  • 7º – Arnold Robin (FRA) / Timur Boguslavsky / Kelvin Van der Linde (AFS) – Lexus RC F LMGT3 #78, Akkodis ASP Team, a 2 voltas
  • 8º – Johnny Laursen (DIN) / Conrad Laursen (DIN) / Jordan Taylor (USA) – Ferrari 296 LMGT3 #155, Spirit of Race, a 2 voltas
  • 9º – Marco Sørensen (DIN) / Erwan Bastard (FRA) / Clément Mateu (FRA) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #777, D’Station Racing, a 2 voltas
  • 10º – Esteban Masson (FRA) / Takeshi Kimura (JAP) / Jack Hawksworth (GBR) – Lexus RC F LMGT3 #87, Akkodis ASP Team, a 2 voltas
  • 11º – Daniel Juncadella (ESP) / Hiroshi Koizumi (JAP) / Sébastien Baud (FRA) – Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport, a 3 voltas
  • 12º – Michael Wainwright (GBR) / Daniel Serra (BRA) / Riccardo Pera (ITA) – Ferrari 296 LMGT3 #86, GR Racing, a 3 voltas
  • 13º – Brendan Iribe (USA) / Ollie Millroy (GBR) / Frederik Schandorff (DIN) – McLaren 720S LMGT3 Evo #70, Inception Racing, a 6 voltas
  • 14º – Klaus Bachler (AUT) / Joel Sturm (ALE) / Aliaksandr Malykhin (BLR) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92, Manthey Pure Rxcing, a 8 voltas
  • 15º – Charlie Eastwood (IRL) / Tom Van Rompuy (BEL) / Rui Andrade (ANG) – Corvette Z06 LMGT3.R #81, TF Sport, a 14 voltas
  • 16º – Matteo Cressoni (ITA) / Claudio Schiavoni (ITA) / Franck Perera (FRA) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, a 23 voltas
  • 17º – Ben Barker (GBR) / Ryan Hardwick (EUA) / Zacharie Robichon (CAN) – Ford Mustang LMGT3 #77, Proton Competition, a 54 voltas
  • 18º – Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) – McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, abandonou
  • 19º – Nicolás Pino (CHI) / Marino Sato (JAP) / Hiroshi Hamaguchi (JAP) – McLaren 720S LMGT3 Evo #95, United Autosports, abandonou
  • 20º – Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, abandonou
  • 21º – Giacomo Petrobelli (ITA) / Larry ten Voorde (HOL) / Salih Yoluc (TUR) – Ferrari 296 LMGT3 #66, JMW Motorsport, abandonou
  • 22º – Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) – BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, abandonou
  • 23º – Davide Rigon (ITA) / Thomas Flohr (SUI) / Francesco Castellacci (ITA) – Ferrari 296 LMGT3 #54, Vista AF Corse, abandonou

*Com informações da Ferrari.