Ferrari vence em 24 Horas de Le Mans 2024 após disputa com Toyota
A 92ª edição das 24 Horas de Le Mans terminou com a vitória da Ferrari AF Corse. A corrida foi marcada por desafios técnicos, clima instável e uma disputa acirrada com a Toyota. A próxima etapa do campeonato FIA WEC será a Rolex 6 Horas de São Paulo, no Brasil.
A 92ª edição das 24 Horas de Le Mans viu a Ferrari AF Corse garantir a vitória após uma disputa acirrada com a Toyota Gazoo Racing. A corrida, parte do campeonato FIA WEC, aconteceu no Circuit de la Sarthe, França, e foi marcada por mudanças constantes na liderança e condições climáticas desafiadoras. O Ferrari 499P #50, pilotado por Nicklas Nielsen, Antonio Fuoco e Miguel Molina, enfrentou um problema técnico nas horas finais, mas conseguiu superar o desafio e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.
A Toyota Gazoo Racing, com o trio Kamui Kobayashi, Nyck de Vries e José María “Pechito” López, terminou em segundo lugar, apenas 14 segundos atrás da Ferrari. A corrida foi intensa, com a liderança mudando de mãos várias vezes, especialmente durante a noite, quando a chuva forte causou longas intervenções do safety car. A Ferrari e a Toyota, junto com outros competidores, travaram uma batalha estratégica ao longo de toda a prova.
Na classe GT3, a equipe Manthey EMA da Porsche saiu vitoriosa. Richard Lietz, Morris Schuring e Yasser Shahin lideraram a equipe. O brasileiro Augusto Farfus terminou em segundo lugar na classe GT3 com a BMW M4 LMGT3 do Team WRT, marcando seu primeiro pódio em Le Mans. Farfus competiu ao lado de Sean Gelael e Darren Leung, mostrando um desempenho consistente ao longo da corrida.
Na categoria LMP2, a United Autosports garantiu a vitória com Oliver Jarvis, Bijoy Garg e Nolan Siegel. A equipe reassumiu a liderança nas últimas horas da corrida, destacando-se pela consistência e estratégia. Outros destaques da LMP2 incluíram a COOL Racing, Vector Sport e AF Corse, que frequentemente disputaram a liderança, mas não conseguiram manter a vantagem até o fim.
Detalhes da Corrida
Ferrari vence após disputa intensa com Toyota em Le Mans – Foto: Divulgação
A Ferrari 499P #50, pilotada por Nicklas Nielsen, Antonio Fuoco e Miguel Molina, enfrentou um desafio técnico nas horas finais. Um problema com a porta do carro exigiu uma parada não programada nos boxes. Apesar da adversidade, a equipe conseguiu poupar combustível e garantir a vitória.
A segunda colocação ficou com a Toyota Gazoo Racing. O trio do GR010 Hybrid #7, formado por Kamui Kobayashi, Nyck de Vries e José María “Pechito” López, esteve próximo da vitória em vários momentos. A diferença para a Ferrari foi de apenas 14 segundos na linha de chegada.
A corrida foi marcada por constantes mudanças na liderança. Durante a noite, uma forte chuva causou mais de quatro horas de intervenção do safety car, complicando as estratégias das equipes. A Ferrari, a Toyota e outros competidores se alternaram na liderança ao longo da prova.
Classe GT3 e LMP2
Na classe GT3, a vitória foi da Manthey EMA, equipe da Porsche. Richard Lietz, Morris Schuring e Yasser Shahin lideraram a equipe. O brasileiro Augusto Farfus terminou em segundo lugar com a BMW M4 LMGT3 do Team WRT, ao lado de Sean Gelael e Darren Leung.
A categoria LMP2 teve como vencedora a United Autosports. Oliver Jarvis, Bijoy Garg e Nolan Siegel conduziram o protótipo #22 à vitória. A equipe reassumiu a liderança nas últimas horas da corrida, destacando-se pela performance consistente.
Outros destaques da LMP2 incluíram a COOL Racing, Vector Sport e AF Corse, que apareceram com frequência na liderança. No entanto, foi a United Autosports que manteve a vantagem até o fim.
Participação Brasileira
O brasileiro Augusto Farfus obteve um resultado significativo ao terminar em segundo na classe GT3. Esta foi sua primeira conquista de pódio em Le Mans, um marco importante em sua carreira no automobilismo.
Nicolas Costa, também brasileiro, competiu na GT3 com a McLaren da United Autosports. Sua equipe liderou a prova em alguns momentos antes de enfrentar problemas mecânicos que resultaram na desistência.
Felipe Drugovich e Felipe Nasr também participaram da corrida. Drugovich, correndo pela Whelen Cadillac Racing, terminou em 16º na Hypercar. Nasr, representando a Porsche Penske, não completou a prova após um incidente, mas registrou a maior velocidade final da corrida.
Próxima Etapa do FIA WEC
A próxima etapa do campeonato FIA WEC será a Rolex 6 Horas de São Paulo. O evento acontecerá em Interlagos, Brasil, de 12 a 14 de julho. Esta será a quinta etapa da temporada 2024, e os ingressos já estão disponíveis para venda.
A vitória da Ferrari em Le Mans destacou a importância da estratégia e da resistência no automobilismo. A corrida de 24 horas apresentou desafios técnicos e climáticos, testando as habilidades das equipes e pilotos. O campeonato continua com a próxima etapa no Brasil, onde mais disputas são esperadas.
Resultado Final
Hypercar
1º – Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, 311 voltas
2º – José María López (ARG) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) – Toyota GR010 – Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, a 14s221
3º – Sébastien Bourdais (FRA) / Renger Van der Zande (HOL) / Scott Dixon (NZL) – Cadillac V-Series.R #3, Cadillac Racing, a 36s730
4º – Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, a 37s897