O novo modelo da Fiat, conhecido como Grande Panda na Europa, está prestes a chegar ao Brasil, mas com nome e design exclusivos para o mercado nacional. Desenvolvido sobre a plataforma Smart Car, derivada da CMP utilizada em veículos como o Citroën C3, o hatch com estilo de SUV compacto substituirá os modelos Mobi e Argo na linha da marca.
Pontos Principais:
A Fiat tem conduzido estudos para definir a melhor nomenclatura para o veículo no Brasil. A possibilidade de manter o nome Grande Panda é mínima, e fontes indicam que a fabricante pode optar por “Novo Argo” para manter a continuidade na linha. O nome Uno também foi cogitado, mas encontra resistência dentro da empresa.
Além da mudança no nome, o modelo nacional terá diferenças visuais em relação ao europeu. Entre as alterações confirmadas, o nome do carro não será estampado nas portas, e mudanças na traseira ainda estão em discussão. O interior seguirá o padrão do modelo europeu, mas com variações nos acabamentos e opções de cores.
A Fiat tem avaliado internamente diversas opções de nome para o novo hatch. O nome Grande Panda, apesar de ser utilizado na Europa, não tem forte conexão com o mercado brasileiro.
A estratégia de manter diferentes gerações do mesmo modelo no mercado é comum na Fiat. O Argo atual pode continuar sendo comercializado por um período, enquanto o novo modelo assume a posição principal no segmento. Já o Mobi deve sair de linha logo após o lançamento do novo hatch.
Embora baseado no Grande Panda europeu, o modelo nacional terá mudanças visuais para atender ao gosto do consumidor brasileiro.
Além dessas mudanças externas, o interior do veículo terá algumas variações. Os materiais utilizados nos acabamentos podem ser diferentes, e há expectativa de novas opções de cores para bancos e painel.
A produção do modelo começará no início de 2026 na fábrica de Betim (MG). Antes disso, protótipos com a estrutura do Citroën C3 já estão em testes nos arredores da unidade.
Os primeiros protótipos rodando com a carroceria definitiva devem surgir a partir de maio deste ano. O cronograma prevê a produção em larga escala a partir do ano seguinte.
O novo hatch da Fiat terá diferentes opções de motorização, incluindo versões com tecnologia híbrida leve.
O sistema híbrido leve, já presente em modelos como o Peugeot 208 GT, deve estar disponível para o novo hatch. Esse tipo de motorização pode melhorar a eficiência energética do modelo e reduzir o consumo de combustível.
Fonte: Stellantis e AutoEsporte.