A Fiat Strada encerrou 2024 como o veículo mais vendido no Brasil, incluindo tanto automóveis de passeio quanto utilitários leves. A picape consolidou-se como uma opção versátil, atendendo motoristas que precisam de um veículo para o dia a dia e profissionais que utilizam a Strada para transporte de carga.
Pontos Principais:
Nesta segunda geração, a Fiat introduziu mudanças significativas no modelo, incluindo versões com cabine dupla, opções de câmbio automático CVT e a motorização turbo. Essas inovações ampliaram o público da picape, tornando-a mais acessível para consumidores que buscam um utilitário com características de carro de passeio.
Apesar do sucesso comercial, a Fiat Strada também acumula reclamações por parte dos proprietários. Entre os principais problemas relatados estão infiltrações de água e poeira no interior da cabine e o desgaste prematuro dos rolamentos das rodas. Esses problemas, segundo relatos, ocorrem mesmo em unidades recém-adquiridas, levando os donos a recorrerem a sites de defesa do consumidor e às concessionárias da marca.
A linha 2025 da Fiat Strada conta com diferentes configurações, cada uma voltada para um público específico. As versões mais básicas utilizam o motor 1.3 Firefly aspirado flex, que gera 98 cv de potência com gasolina e 107 cv com etanol, com torque de até 13,4 kgfm. O câmbio manual de cinco marchas equipa as versões de entrada, voltadas para quem busca um veículo mais acessível.
As versões topo de linha, como a Ultra e a Ranch, utilizam o motor T200 1.0 turbo flex, capaz de entregar até 130 cv com etanol e torque de 20,4 kgfm. Essas variantes são equipadas com câmbio automático CVT, que simula sete marchas, proporcionando um funcionamento mais suave em uso urbano.
Com relação à capacidade de carga, as versões de cabine simples conseguem transportar até 720 kg e têm capacidade volumétrica de 1.354 litros. Já a configuração cabine dupla tem um volume menor, de 844 litros, e suporta entre 600 kg e 650 kg de carga, dependendo do tipo de câmbio utilizado.
Um dos problemas mais citados por proprietários da Fiat Strada envolve infiltrações na cabine. Relatos indicam que, mesmo em modelos novos, há entrada de água no interior do veículo, o que pode levar ao acúmulo de umidade, mau cheiro e até danos aos acabamentos internos.
Um cliente afirmou que adquiriu uma Strada 2024 zero-quilômetro e, com apenas seis meses de uso, percebeu que o veículo já apresentava sinais de infiltração severa. Segundo ele, após rodar cerca de 9.000 km, a cabine estava constantemente úmida, resultando em odores desagradáveis e possível formação de mofo. O proprietário destacou ainda que o mesmo problema ocorreu em sua antiga Strada 2016, o que levanta questionamentos sobre a durabilidade da vedação do modelo.
Outro relato menciona infiltração de poeira, especialmente ao trafegar por estradas não pavimentadas. Um dos motoristas afirmou que, em percursos de terra, o interior do veículo ficava impregnado de poeira, como se as portas estivessem abertas. O problema pode estar relacionado à vedação inadequada das portas e janelas, permitindo a entrada de partículas externas.
Outro problema recorrente apontado por usuários da Fiat Strada é o desgaste prematuro dos rolamentos das rodas. Essa peça tem a função de garantir o giro suave das rodas, reduzindo o atrito e melhorando a dirigibilidade do veículo. Quando o rolamento apresenta falhas, podem surgir ruídos anormais, vibrações e, em casos mais graves, risco de travamento da roda.
Um proprietário relatou que, logo após realizar a revisão de 30.000 km, notou um ruído estranho no rolamento da roda esquerda. Ao levar o veículo a uma concessionária, recebeu um orçamento de R$ 1.144,64 para substituição da peça, mesmo após ser informado de que o item deveria estar coberto pela garantia.
Outro motorista afirmou que precisou trocar os rolamentos duas vezes antes de atingir 20.000 km rodados. Ao pesquisar na internet, encontrou diversas reclamações semelhantes, o que o levou a questionar a qualidade da peça utilizada no modelo. Segundo ele, a frequência do problema o faria reconsiderar a compra de outro veículo da marca.
A recomendação para os motoristas que identificarem esses sinais é procurar uma concessionária o mais rápido possível para evitar problemas maiores, como o travamento da roda em movimento.
Diante das reclamações, a Stellantis, responsável pela Fiat Strada, emitiu uma nota oficial afirmando que os casos citados são pontuais e que possuem causas distintas. A empresa declarou que todos os clientes que buscaram atendimento foram devidamente orientados e que, quando necessário, as soluções foram aplicadas.
A fabricante ressaltou que qualquer irregularidade no funcionamento do veículo deve ser reportada às concessionárias para avaliação técnica. Além disso, reforçou a importância do contato direto com os canais de atendimento da marca para esclarecer dúvidas e solucionar problemas dentro da garantia.
Os clientes que precisarem de suporte podem entrar em contato pelos seguintes canais:
Para os atuais e futuros proprietários da Fiat Strada, algumas medidas podem ajudar a identificar e minimizar os problemas relatados:
A Fiat Strada segue sendo um dos veículos mais vendidos do Brasil, mas os relatos de problemas como infiltração e desgaste prematuro de componentes levantam dúvidas sobre a durabilidade do modelo. Embora a fabricante afirme que os casos são isolados, a recorrência das reclamações pode indicar a necessidade de melhorias na vedação e na qualidade dos rolamentos utilizados na picape.
Para consumidores interessados no modelo, é essencial avaliar as condições de uso e considerar os relatos de outros proprietários antes da compra. Já para aqueles que já possuem a Fiat Strada, a recomendação é buscar assistência sempre que identificarem qualquer irregularidade, garantindo que o veículo se mantenha em boas condições de uso.
Fonte: ReclameAqui (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9), Mobiauto e AutoEsporte.