Fiat Toro Ultra deverá trocar motor diesel por flex turbo

A Fiat Toro Ultra, uma das versões mais completas da picape, está prestes a passar por mudanças importantes. A versão deixará o motor 2.0 turbodiesel para adotar o 1.3 turbo Flex, com lançamento previsto para 2025, enquanto outras versões a diesel seguirão com novos motores.
Publicado em Ficha técnica dia 15/08/2024 por Alan Corrêa

A Fiat Toro Ultra (veja ficha técnica e preço), uma das versões topo de linha da popular picape Toro, deixará de ser oferecida com motorização a diesel e adotará um motor 1.3 turbo Flex a partir de 2025. A mudança faz parte de uma série de atualizações que a Fiat vem realizando em sua linha de veículos, visando adequar-se às novas exigências de emissões de poluentes, além de ajustar sua estratégia de mercado.

Essa alteração ainda não foi oficialmente confirmada pela montadora, mas a retirada da versão Ultra da tabela de preços da Fiat e a expectativa de mudanças no site indicam que a novidade está próxima de ser anunciada. Com a adoção do motor 1.3 turbo Flex, a Toro Ultra passará a contar com uma potência de até 185 cv, a mesma disponível nas outras versões da linha Toro que utilizam esse tipo de motorização.

A decisão de eliminar o motor 2.0 turbodiesel da versão Ultra está alinhada com uma estratégia de reposicionar o modelo dentro da linha Toro. A versão Ranch, por exemplo, permanecerá como a única opção da picape com motor diesel, mas também passará por uma atualização, trocando o atual motor 2.0 turbodiesel por um novo 2.2 turbodiesel. Esse motor, que não é o mesmo utilizado nas picapes Titano e Ducato, promete oferecer mais potência e torque, atingindo cerca de 200 cv e 45 kgfm.

Além das mudanças na motorização, a Fiat Toro Ultra 2025 deverá contar com o câmbio automático de seis marchas, o mesmo já utilizado nas outras versões Flex da linha. Isso deve garantir uma condução mais ágil e confortável, característica que atrai muitos consumidores no segmento de picapes médias.

A troca de motores também está diretamente relacionada à necessidade de se adequar às novas regras do Proconve L8, que entram em vigor a partir de 2025 e exigem limites mais rígidos de emissões de poluentes para os veículos no Brasil. A Fiat, assim como outras montadoras, tem trabalhado para atualizar sua linha de veículos a fim de atender a essas novas exigências ambientais, e a substituição dos motores a diesel por opções flexíveis é uma parte importante dessa estratégia.

Com a saída da Toro Ultra a diesel, a Fiat busca fortalecer a presença de sua nova picape média, a Titano, que utiliza exclusivamente motor 2.2 turbodiesel de 180 cv. A Titano foi lançada recentemente e vem ocupando uma faixa de mercado superior à da Toro, oferecendo mais capacidade e desempenho para consumidores que buscam uma picape maior e mais robusta.

No entanto, a Titano ainda enfrenta desafios no mercado. Em julho de 2024, a picape registrou apenas 714 unidades emplacadas, ficando atrás de concorrentes como a Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Com as mudanças na linha Toro, a Fiat espera aumentar a atratividade do modelo e, ao mesmo tempo, direcionar parte do público que antes optava pela versão Ultra a diesel para a Titano.

As expectativas para o lançamento da nova Fiat Toro Ultra Flex são altas, e a marca deve apresentar o modelo em breve, embora ainda não tenha uma data oficial. O reposicionamento da Toro no mercado, junto com as atualizações nos motores e a adequação às novas normas de emissões, é parte de uma estratégia mais ampla da Fiat para se manter competitiva em um segmento que tem visto um aumento significativo na concorrência nos últimos anos.

Ao mesmo tempo, a Fiat deve realizar outras mudanças na linha Toro, incluindo uma leve reestilização no modelo a partir de 2026. Embora as alterações no design não sejam tão profundas quanto as realizadas na motorização, elas visam manter o modelo atualizado e atrativo para os consumidores.

O mercado de picapes médias e compactas no Brasil continua a crescer, e a Fiat tem investido em sua linha de veículos para atender às demandas dos consumidores. As atualizações na Toro Ultra e Ranch são um reflexo dessa estratégia, enquanto a introdução da Titano busca consolidar a presença da marca em um segmento mais premium.

As mudanças na Fiat Toro estão sendo acompanhadas de perto por consumidores e especialistas do setor, especialmente por conta das novas exigências ambientais que entram em vigor em 2025. A montadora precisará equilibrar essas questões com a necessidade de manter a Toro competitiva no mercado e atender a um público que busca tanto desempenho quanto eficiência energética em seus veículos.

As novidades também devem abrir espaço para o desenvolvimento de novas tecnologias, como motorização híbrida e elétrica, que estão começando a ganhar espaço no mercado brasileiro de veículos. Embora a Fiat ainda não tenha feito anúncios específicos sobre essas opções para a Toro, o avanço das regulamentações ambientais pode levar a marca a explorar essas alternativas nos próximos anos.

Com isso, a Fiat Toro Ultra deve passar a oferecer mais versatilidade e desempenho para os consumidores, com foco em eficiência e adaptação às novas regras de emissões, garantindo que a picape continue sendo uma das principais opções do mercado brasileiro.

Fonte: QuatroRodas.