O Fiat Uno Way 1.3 2021 é uma opção popular entre os compactos no mercado de usados. Com motorização flex, espaço para cinco passageiros e características de segurança, o modelo se destaca por seu custo-benefício. Porém, antes de fechar negócio, é fundamental saber o que observar para garantir uma boa compra.
Pontos Principais:
Comprar um carro usado exige atenção a detalhes específicos que, se não forem observados, podem gerar custos inesperados no futuro. O Fiat Uno Way 1.3 2021 é um hatchback compacto com motor Firefly 1.3, potência de 109 cv, e torque máximo de 14,2 kgfm, tornando-o atrativo em termos de desempenho para um carro dessa categoria. No entanto, fatores como o desgaste natural do tempo e o histórico de manutenção devem ser cuidadosamente analisados.
Antes de adquirir um Fiat Uno Way usado, a verificação do estado do motor e do sistema de transmissão é essencial. O modelo utiliza uma transmissão manual de cinco marchas e tração dianteira, características que demandam atenção no uso prolongado. O desgaste da embreagem, a viscosidade do óleo e o estado geral do motor podem afetar o desempenho e o custo de manutenção.
Outro ponto a observar é o estado da suspensão e dos freios. O Uno Way 1.3 2021 possui suspensão dianteira do tipo McPherson e freios a disco na dianteira, enquanto a traseira é equipada com freios a tambor. Esses componentes, quando desgastados, podem comprometer tanto a segurança quanto o conforto do veículo. Além disso, é importante verificar a assistência da direção elétrica, que deve estar funcionando de maneira suave e sem ruídos.
No quesito consumo de combustível, o Uno Way apresenta bons números, com médias de até 9,3 km/litro na cidade e 15 km/litro na estrada (gasolina). Essa característica pode fazer a diferença no uso diário, especialmente em tempos de combustível caro. Vale a pena também analisar o sistema de start-stop, que ajuda na economia de combustível, mas pode sofrer desgaste com o tempo.
A segurança é um fator importante na escolha de um carro usado. No caso do Uno Way, ele vem de fábrica com freios ABS, airbags frontais e cintos de três pontos para todos os ocupantes. Esses itens devem ser checados antes da compra, garantindo que o sistema esteja em pleno funcionamento. Outro ponto relevante é o sistema ISOFIX, utilizado para fixação de cadeiras infantis, que pode ser um diferencial para quem busca um carro familiar.
Por fim, o conforto oferecido pelo Fiat Uno Way é simples, mas funcional. Equipado com ar-condicionado, direção assistida e controle elétrico dos vidros dianteiros, o carro atende bem às necessidades de um compacto. Porém, o estado desses componentes deve ser verificado para evitar surpresas desagradáveis após a compra.
Comprar um Fiat Uno Way 1.3 2021 usado pode ser uma boa escolha, desde que sejam observados os detalhes de manutenção e desgaste. Ao seguir essas orientações, o comprador tem mais chances de encontrar um carro em bom estado e pronto para o uso diário.
O desempenho desse modelo é consistente com sua proposta de ser um veículo compacto e eficiente. Equipado com um motor de 1332 cm³ de deslocamento, ele atinge uma potência máxima de 109 cv (álcool) e 101 cv (gasolina) a 6250 rpm. Esse propulsor, do tipo dianteiro e com aspiração natural, utiliza um sistema de injeção multiponto, que auxilia na entrega de torque e na eficiência de consumo. O torque máximo varia entre 14,2 kgfm (álcool) e 13,7 kgfm (gasolina) a 3500 rpm. Com esses números, a relação peso-potência é de 9,70 kg/cv, enquanto o peso-torque chega a 74,4 kg/kgfm, o que contribui para um bom desempenho nas mais variadas situações de tráfego urbano.
Este modelo utiliza uma plataforma 327, com tração dianteira e câmbio manual de 5 marchas, garantindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e uma velocidade máxima de 177 km/h. A configuração de aspiração natural e alimentação com injeção multiponto visa um equilíbrio entre potência e economia, com a disposição do motor transversal auxiliando na otimização do espaço interno.
No quesito consumo, o modelo apresenta uma boa performance tanto com álcool quanto com gasolina. No ciclo urbano, o consumo é de 9,3 km/l com álcool e 11 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, ele atinge 13 km/l com álcool e 15 km/l com gasolina. Isso reflete em uma autonomia considerável: 446 km no ciclo urbano com álcool e 528 km com gasolina, enquanto no rodoviário a autonomia sobe para 624 km (álcool) e 720 km (gasolina).
Essa autonomia é ideal para viagens de longa distância, permitindo ao motorista percorrer grandes trajetos sem a necessidade de reabastecimento frequente. O tanque de combustível tem capacidade de 48 litros, e o modelo conta com o sistema start-stop, que ajuda a reduzir o consumo de combustível em situações de tráfego intenso, desligando o motor em momentos ociosos.
O interior desse modelo foi projetado para ser prático e funcional, com espaço adequado para cinco ocupantes. O porta-malas tem capacidade de 280 litros, o que é adequado para um veículo de porte compacto, permitindo o transporte de cargas moderadas em viagens curtas ou atividades cotidianas.
No que diz respeito à carga útil, o modelo suporta até 400 kg, o que é suficiente para as necessidades diárias de uma família ou de um pequeno negócio. Além disso, o banco traseiro é bipartido e rebatível, o que aumenta a flexibilidade do espaço interno, permitindo o transporte de itens maiores quando necessário.
Esse modelo apresenta um conjunto de dimensões bem equilibrado para o segmento de veículos compactos. O comprimento total é de 3820 mm, a largura é de 1656 mm e a altura é de 1555 mm. A distância entre-eixos de 2376 mm contribui para uma boa estabilidade e conforto para os ocupantes. As bitolas dianteira e traseira são de 1430 mm e 1420 mm, respectivamente.
A altura mínima do solo é de 190 mm, o que garante uma boa capacidade de superar obstáculos urbanos, como lombadas e valetas. O sistema de suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com mola helicoidal, enquanto a traseira utiliza um eixo de torção com o mesmo tipo de mola, garantindo conforto na condução, especialmente em estradas irregulares.
Em relação aos freios, o sistema dianteiro utiliza discos sólidos, enquanto o traseiro adota tambores. O sistema de direção é elétrico, facilitando manobras em espaços reduzidos, com um diâmetro de giro de 9,8 metros. Os pneus dianteiros e traseiros possuem a medida de 175/70 R14, com o estepe mantendo as mesmas especificações.
O valor estimado para esse modelo gira em torno de R$ 50.309, posicionando-o como uma opção competitiva dentro do segmento de compactos. Este preço reflete uma boa relação custo-benefício, considerando o conjunto de tecnologias, a performance do motor e o nível de conforto oferecido.
Fonte: Stellantis, Motor1 e iCarros.