Ficha técnica completa da BMW F 900 GS Adventure mostra por que ela é feita para não parar; confira consumo, autonomia e fotos

No fim de uma estrada de terra, entre poeira e silêncio, a BMW F 900 GS Adventure revela sua proposta: unir autonomia, controle eletrônico e conforto para quem transforma o trajeto em destino. É uma trail média pensada para o mundo real, pronta para qualquer direção.
Publicado por Maria Eduarda Peres em BMW Motorrad dia 11/04/2025

Em um mercado cada vez mais segmentado e exigente, a chegada da BMW F 900 GS Adventure estabelece uma posição estratégica para a marca no segmento de big trails médias com proposta de longo alcance. Essa nova geração expande os limites da antiga F 850 GS Adventure ao adotar o motor de 895 cc já conhecido na linha F, agora ajustado para entregar torque mais consistente em baixas e médias rotações.

Pontos Principais:

  • Motor bicilíndrico de 895 cc com 90 cv e 93 Nm de torque.
  • Tanque de 23 litros garante autonomia superior a 450 km.
  • Suspensão eletrônica D-ESA e modos de pilotagem Pro de série.
  • Painel TFT de 6,5” com conectividade e chave presencial Keyless Ride.
  • Peso total de 246 kg com capacidade de carga de 209 kg.

A proposta central do modelo é atender motociclistas que priorizam viagens prolongadas, com foco em conforto e resistência em terrenos variados. Isso se reflete tanto no desenho mais funcional, quanto na ampliação do tanque de combustível para 23 litros, o que reforça seu propósito de autonomia ampliada. Além disso, a moto incorpora eletrônica embarcada que permite ajustes finos de suspensão, tração e modos de pilotagem.

A motocicleta mantém a tradição GS ao incorporar uma ergonomia pensada para o uso misto, com banco largo e confortável, posição de pilotagem elevada e suspensão de longo curso, ideal para o off-road. Ao mesmo tempo, o peso seco reduzido em relação à geração anterior contribui para maior controle nas mudanças de direção, especialmente em trilhas estreitas ou vias não pavimentadas.

Conjunto mecânico e desempenho do motor

A suspensão eletrônica D-ESA adapta-se automaticamente à carga e ao terreno, combinando curso longo com rodas raiadas de 21 e 17 polegadas, permitindo uso misto com estabilidade.
A suspensão eletrônica D-ESA adapta-se automaticamente à carga e ao terreno, combinando curso longo com rodas raiadas de 21 e 17 polegadas, permitindo uso misto com estabilidade.

O motor bicilíndrico paralelo de 895 cc equipa toda a linha F 900, mas na versão Adventure ele assume uma função estratégica: oferecer força linear e confiável em qualquer tipo de situação. Com 105 cv de potência máxima e 93 Nm de torque a 6.750 rpm, o propulsor prioriza o torque utilizável para manter a estabilidade em subidas técnicas e retomadas em velocidade de cruzeiro.

Acoplado a uma transmissão de seis marchas e embreagem deslizante, o conjunto entrega trocas suaves mesmo em situações de baixa tração. A resposta do acelerador é administrada por um sistema ride-by-wire, que permite ao piloto alternar entre modos de pilotagem configuráveis.

A versão Adventure também oferece sistema de escape elevado, protetor de cárter em alumínio de série e arrefecimento líquido. Esses elementos garantem que a moto mantenha desempenho térmico e mecânico adequado mesmo em ambientes extremos.

Suspensões, rodas e estrutura de chassi

O painel TFT de 6,5" conecta-se ao smartphone via app da marca, exibe navegação e dados da moto, e faz parte de um pacote de recursos focados em controle eletrônico e usabilidade.
O painel TFT de 6,5″ conecta-se ao smartphone via app da marca, exibe navegação e dados da moto, e faz parte de um pacote de recursos focados em controle eletrônico e usabilidade.

O chassi de treliça em aço tubular é o mesmo que equipa a versão F 900 GS padrão, mas na Adventure ele é combinado com um subchassi traseiro reforçado para comportar bagagens e acessórios adicionais. A suspensão dianteira invertida tem 230 mm de curso, enquanto a traseira chega a 215 mm.

O grande diferencial está no sistema D-ESA (Dynamic Electronic Suspension Adjustment), que regula eletronicamente a compressão e retorno de acordo com o tipo de pilotagem e carga transportada. Isso garante maior estabilidade tanto em rodovias quanto em terrenos acidentados.

As rodas são raiadas e calçam pneus de perfil misto, com a dianteira de 21 polegadas — fundamental para o off-road — e traseira de 17 polegadas. Essa combinação equilibra precisão no asfalto e controle em terrenos irregulares.

Ergonomia, conforto e equipamentos embarcados

O tanque de 23 litros permite autonomia superior a 450 km, e o chassi reforçado comporta bagagem sem comprometer equilíbrio, com estrutura preparada para uso com malas laterais.
O tanque de 23 litros permite autonomia superior a 450 km, e o chassi reforçado comporta bagagem sem comprometer equilíbrio, com estrutura preparada para uso com malas laterais.

O conforto da F 900 GS Adventure é resultado de múltiplas escolhas de projeto. O banco largo, dividido em dois níveis, proporciona apoio tanto para o piloto quanto para o garupa. O para-brisa é ajustável manualmente, oferecendo proteção aerodinâmica adequada para diferentes estaturas.

O painel TFT colorido de 6,5 polegadas oferece conectividade com smartphone via aplicativo BMW Motorrad Connected. Ele exibe navegação, chamadas e dados da motocicleta em tempo real. A presença de suporte para GPS e faróis auxiliares LED de série reforça o foco no uso turístico.

Além disso, há controle de tração dinâmico (DTC), ABS Pro em curvas e assistente de partida em rampas. Todos esses sistemas operam de forma integrada para oferecer uma condução previsível e segura, tanto em terrenos urbanos quanto em rotas remotas.

Capacidade de carga, autonomia e peso

O peso total em ordem de marcha é de 246 kg, mas a distribuição favorece o centro de gravidade baixo, auxiliando na condução técnica com carga e em manobras de baixa velocidade.
O peso total em ordem de marcha é de 246 kg, mas a distribuição favorece o centro de gravidade baixo, auxiliando na condução técnica com carga e em manobras de baixa velocidade.

O tanque de 23 litros permite percorrer longas distâncias sem necessidade de reabastecimento constante. Considerando médias de consumo entre 20 a 25 km/l, a autonomia pode superar os 460 km, dependendo das condições de rodagem.

A moto tem peso em ordem de marcha de 246 kg, o que inclui tanque cheio, fluídos e todos os equipamentos embarcados. Ainda assim, a distribuição de peso favorece o equilíbrio, especialmente quando equipada com malas laterais e top case, itens comumente utilizados nesse segmento.

O suporte reforçado para bagagem, os pontos de fixação e o reforço estrutural do subchassi tornam a F 900 GS Adventure apta a transportar carga significativa sem comprometer o centro de gravidade.

Preço aproximado da BMW F 900 GS Adventure no Brasil

A proposta da F 900 GS Adventure é suprir a lacuna entre big trails médias e grandes, oferecendo autonomia ampliada, conjunto eletrônico completo e foco em viagens longas com trechos off-road.
A proposta da F 900 GS Adventure é suprir a lacuna entre big trails médias e grandes, oferecendo autonomia ampliada, conjunto eletrônico completo e foco em viagens longas com trechos off-road.

A BMW F 900 GS Adventure está disponível no mercado brasileiro com preço inicial em torno de R$ 89.000, conforme divulgado no site oficial da BMW Motorrad. Esse valor pode variar de acordo com a cor escolhida e a inclusão de pacotes opcionais, como acessórios específicos para viagens de longa distância ou uso mais técnico no off-road.

O modelo é posicionado estrategicamente abaixo da linha R 1300 GS, buscando atender um público que deseja uma motocicleta robusta, com alta capacidade de autonomia e eletrônica embarcada, mas sem chegar aos valores mais elevados do segmento premium de big trails.

Ficha técnica da BMW F 900 GS Adventure

Dados Técnicos

  • Motor: 2 cilindros, 8 válvulas
  • Cilindrada: 895 cc
  • Potência: 90 cv @ 6.750 rpm
  • Torque: 93 Nm @ 6.750 rpm
  • Tipo de alimentação: Injeção eletrônica
  • Arrefecimento: Líquido
  • Combustível: Gasolina

Transmissão

  • Câmbio: 6 marchas
  • Transmissão final: Corrente
  • Embreagem: Hidráulica, multidisco, banhada a óleo

Dimensões e Pesos

  • Peso: 246 kg
  • Capacidade máxima de carga: 209 kg
  • Tanque de combustível: 23 litros (inclui reserva de 3,5 L)
  • Largura: 940 mm
  • Altura: 1.450 mm
  • Altura do assento: 875 mm
  • Comprimento: 2.379 mm
  • Distância entre eixos: 1.593 mm

Equipamentos de Série F 900 GS Adventure Plus

  • ABS Pro
  • Ajuste de compressão e retorno
  • Alarme antifurto (DWA)
  • Assistente de troca de marchas Pro
  • Banco conforto
  • Cavalete central
  • Conector USB
  • Controle de cruzeiro
  • Controle de pressão dos pneus
  • Corrente M Endurance
  • Faróis auxiliares
  • Iluminação full LED
  • Manetes de freio e embreagem ajustáveis
  • Manoplas aquecidas
  • Modos de pilotagem Pro
  • Painel TFT 6,5” com conectividade
  • Para-brisa com ajuste de altura
  • Preparação para dispositivos de navegação
  • Protetores de mãos
  • Protetor de cárter
  • Protetor de motor
  • Rodas raiadas
  • Sistema de partida com chave presencial (Keyless Ride)
  • Suporte para malas laterais
  • Suspensão com ajuste eletrônico (D-ESA)
  • Tomada 12V
  • Três anos de garantia

Fonte: BMW Motorrad.